Buscar

Os títulos de crédito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os títulos de crédito cambiários em espécie são: Letra de Câmbio, Nota Promissória, Cheque e Duplicata
Os atributos principais são:
Literalidade: vale o que está escrito no título, no sentido de que quanto a extensão e as modalidades desse direito é decisório exclusivamente o teor do título.
Autonomia: os títulos de crédito cambiários constituem um direito autônomo, independente da relação que lhe deu origem. "A declaração cartular é uma declaração de vontade, fruto de direito autônomo", como leciona Tulio Ascarelli.
Cartularidade: Deve ser expresso através de um documento. Não há título cambiário oral. Pode ser emitido a partir de caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e que constem da escrituração do emitente (§ 3º doa art. 889 do CC).
Circularidade: significa a possibilidade fácil e simples de transferência para terceiros. Considera-se não escrita no titulo a cláusula proibitiva de endosso (art. 890 do CC)
O titulo deve preencher todos os requisitos da lei, para que o portador possa exercer o direito literal e autônomo nele contido. A omissão de qualquer requisito legal invalida o título, embora, não invalide o negócio jurídico que lhe deu origem ( art. 888 do CC).
Princípios Gerais
 
Princípio da negociabilidade
Trata-se, segundo muitos doutrinadores, do princípio cambial mais importante. Isso porque, sendo a negociabilidade decorrente da facilidade da circulação dos títulos de crédito, uma de suas principais características, a autonomia das obrigações cambiais, atribui ao título a segurança jurídica necessária àqueles que dele se utilizam para negociar seus créditos.
Princípio da literalidade
 
O direito de crédito expresso em um título é literal, na medida em que a extensão e os limites desse direito encontram-se nos atos lançados no próprio título Para tanto, é indispensável que o direito de crédito representado pelo título seja literal, estando sua extensão limitada àqueles direitos nele expressamente especificados.
Princípio da cartularidade
 
Conforme definição de Vivante, o título de crédito é um documento necessário para o exercício do direito de crédito. Desse modo, por ser um documento, os direitos representados pelo título de crédito deverão obrigatoriamente constar de uma cártula, ou seja, de um material palpável, corpóreo.

Outros materiais