Buscar

O Lúdico na Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Lúdico na Aprendizagem
O processo de ensino/aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos. O uso do lúdico na educação infantil é um assunto muito discutido atualmente, pois estudos comprovam que quando o educador utiliza o lúdico como metodologia de ensino, percebe-se que além da criança sentir a vontade de brincar, expressar emoções, se socializar, desenvolver as capacidades de atenção, de memória, de percepção, de sensação ele contribui muito na transmissão de valores e acima de tudo acelera o seu ensino-aprendizado. Aprender brincando é o sonho de toda criança e adolescente.
Então nos perguntamos: mas o que significa Lúdico?
Lúdico é uma palavra masculina com origem no latim ludus que remete para jogos e divertimento é o ato de brincar. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento que da prazer e diverte as pessoas envolvidas. 
O aprendizado estimulado através de atividades lúdicas é muito importante, pois possibilita à criança a produção do saber ajudando a formação de ser humano critico e participativo em seu dia a dia. Também possibilitando o educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja e cresça a vontade de aprender.
O papel do educador é estimular o aluno a construção de novos conhecimentos e através das atividades lúdicas o aluno acaba sendo desafiado a produzir e oferecer soluções as situações-problemas impostas pelo educador.
O lúdico da educação infantil não pode ser entendido como uma simples prática pela prática e sim como princípio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem que proporciona um ambiente de troca de experiências, aprendizagem, cooperação, socialização e interação com o meio, formando sujeitos conscientes de suas ações, criando e recirando seus próprios conhecimentos sobre o mundo que vivem e sua realidade social.
Para que o método lúdico seja eficiente é importante que o professor esteja sempre buscando inovar, pois o brincar de hoje pelas crianças pode não ser o de amanhã, já que o tempo modifica os gostos e a criança cansa das mesmas brincadeiras. Além disso, é importante que o educador busque fundamentação teórica para suas praticas pedagógicas, por que pratica sem teoria não favorece bons resultados para o desenvolvimento das crianças no ensino.
O brincar como elemento fundamental para uma relação afetiva, social, cultural, psicológico, enfatiza a libertação das relações pessoais fazendo do ato de educar.
A atividade mais trabalhada em sala de aula é o jogo. A palavra “jogo” origina-se do latim “iocus”, que significa brincadeira, divertimento. Sendo importante dizer que a palavra “jogo” foi utilizada para referir ao “brincar”, levando em conta que o individuo não apenas se diverte jogando, mas também aprende.
De acordo com Marcellino (1997, p. 65): (...) o jogo tem vários objetivos dentre eles por desenvolver habilidades sensório-motoras e a assimilação do conteúdo em sala de aula o professor deve inclusive aproveitar a realidade que cerca o aluno para facilitar sua aprendizagem no dia a dia.
O lúdico é a porta de acesso que a criança abre para compreender o mundo que a rodeia, pois segundo Piaget (1974), o brincar contribui para que ela elabore formas para agir em diferentes situações através de experiências e fantasias. O trabalho com o lúdico em sala de aula deixa os alunos mais relaxados, com a mente aberta para o aprendizado e oferece mais facilidade de fixação.
“A dificuldade pedagógica está justamente em aceitar que brincar é aprender e que aprender é brincar.” (Drummond, 2003, p.99).
Ao relacionar brincar e aprender no currículo escolar, fala-se de um currículo que as crianças tragam consigo as possibilidades de ação, especialmente seu modo de brincar. Portanto, o brincar é a ação que possibilita a criança aprender e socializar-se em ações lúdicas. O brincar é uma forma de a criança desenvolver sua inteligência, por isso deve fazer parte do seu dia a dia. “Na brincadeira a criança assume e exercita os vários papeis com os quais interage no cotidiano” (Oliveira, 1992,0p.57)
De acordo com Santos, “no mundo lúdico a criança encontra equilíbrio entre o real e o imaginário, alimenta a sua vida interior, descobre o mundo e torna-se operativa” (Santos, 2004, p. 56). A criança vivencia a seu modo o mundo dos adultos, levando para o seu cotidiano e transformando no faz de conta.
O lúdico atua tanto em torno do grupo como das necessidades individuais; brincar é educar, pois permite criar e satisfazer o espírito do ser humano e oferece grandes possibilidades culturais,
Segundo Santos (2010, p.26): ter como foco metodológico as atividades lúdicas é entender que a educação não é apenas uma questão racional. A emoção constitui-se numa ferramenta básica para adaptação do individuo com ele mesmo, com seu entorno e com a sociedade geral, pois sabe-se que o cérebro humano é composto por estes dois hemisférios: o racional e o emocional. Um ambiente favorável gera prazer e incentiva a aproximação entre as pessoas. Por outro lado, um ambiente neutro, frio e racional gera a indiferença.
Jogos didático podem colaborar no processo de ensino aprendizagem de forma diferenciada, dinâmica e atrativa, porém deve ater-se na quantidade de atividades lúdicas, pois utilizada exageradamente acabam tornando-se rotineira e transformando-se numa aula tradicional.
“o jogo exerce uma fascinação sobre as pessoas, que lutam pela vitoria procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que contribui de uma técnica onde os alunos aprendam brincando, no entanto, queremos deixar claro, que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no processo educativo.” (Fialho)
Por exemplo: ao trabalhar o alfabeto, podemos fazer um jogo da memória. Onde podemos dividir os alunos em pequenos grupos, ou até mesmo um único grupo. Nesse jogo a professora disponibilizará pecinhas com todas as letras do alfabeto sempre ilustradas com uma imagem que o nome inicia com aquela letra, sempre haverá duas pecinhas iguais. Cada criança escolherá 2 peças e se as duas peças tiverem a mesma letra ganha um ponto e assim até acabarem todo as peças.
Peças que serão expostas com a imagem para baixo:
Ao encontrar 2 peças iguais, ganha um ponto.
Assim também em matemática, onde ao invés de passar contas no quadro e pedir para as crianças reponderem no caderno, podemos fazer um bingo da soma. A professora distribuirá uma cartela para cada aluno a qual terá valores de soma, assim como tampinhas de garrafas para que as crianças possam marcar caso tenham o resultado. Então a professora sortira conta e o aluno que tiver o resultado em sua cartela deverá marcar. Quem preencher primeiro a cartela será o vencedor.
A professora sorteia a conta – exemplo:
O aluno que tiver o resultado na cartela, marca:
Assim podemos criar varias atividades, jogos e brincadeiras para diversificarmos as aulas tonando-a mais atrativa e para melhor aprendizado do aluno.

Outros materiais