Buscar

apol 3 nota 60

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
O conceito de um sistema de acordo com a teoria, é um conjunto de elementos interdependentes que interagem entre si e formam um todo unitário com determinado objetivo. Nas empresas, o que se busca é desenvolver técnicas e procedimentos para serem aplicados para atingir resultados. Um sistema é formado por seis componentes, e não é permitida a sua análise separada do todo, mas dentro de uma visão sistêmica e holística.
Assinale a alternativa que apresenta o significado do segundo componente dos sistemas, as ENTRADAS.
	
	A
	São as transformações sucessivas que as matérias-primas sofrem para se tornarem um produto apto para o consumo.
	
	B
	Tratam dos processos e transformações em produto final e podem ser definidas como as finalidades para as quais uniram-se objetivos, atributos e relações do sistema.
	
	C
	São os primeiros itens de diversas ordens podendo ser uma matéria-prima ou um produto terminado, que adentram ao processo de transformação até serem convertidas em um resultado esperado.
	
	D
	É o nome dado ao processo de verificação se as matérias-primas estão sendo devidamente processadas e trabalhadas de acordo com os objetivos estabelecidos.
	
	E
	Esse nome é dado no sistema porque significa a retroalimentação das matérias-primas no processo produtivo, garantindo a eficiência das sucessivas etapas do processo.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
De acordo com a administração clássica, em especial no taylorismo, as organizações eram vistas como sistemas relativamente fechados, pois a eficácia e o sucesso dependiam da eficiência das relações internas. Contudo,  a teoria organizacional contemporânea toma uma perspectiva muito mais ampla das organizações e sua administração e, atualmente, as empresas são vistas como sistemas abertos.
Com base nessas informações, as empresas são sistemas abertos porque:
 
	
	A
	abrigam uma diversidade de departamentos e setores cada qual com a sua especificidade, portanto, denominam-se sistemas abertos ou ainda sistemas holísticos.
	
	B
	são compostas por funcionários de diferentes setores, segmentos e origens, possibilitando a inclusão de várias culturas, etnias, religiões e expertises diferentes.
	
	C
	são compostas por componentes independentes sem a necessidade de interagir com o ambiente para funcionar perfeitamente como um conjunto de máquinas por exemplo.
	
	D
	são compostas por estratégias internas dentro da dinâmica ambiental, capazes de blindar suas ações e atingir com maior eficácia os resultados propostos.
	
	E
	precisam adaptar-se a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
O empreendedor, antes de mais nada, precisa ter em mente que o seu empreendimento trará consequências para a sociedade em geral, bem como para o meio ambiente. Nesse sentido, pensar o futuro é estar consciente de seu papel na sociedade, de maneira ética, com respeito aos valores como solidariedade, cooperação, comprometimento, inclusão e retorno econômico e social.
O texto acima apresenta algumas características do empreendedor sustentável, com base nisso, a melhor definição para o conceito é:
	
	A
	Aquele que planeja e desenvolve o seu empreendimento com base em matérias primas recicláveis, que reutiliza água, recicla materiais e que vende produtos com selo de qualidade.
	
	B
	Aquele que adquire matérias primas de fornecedores devidamente certificados ambientalmente e com selos de garantia sobre seus produtos conforme legislação vigente.
	
	C
	Aquele que pensa sempre de forma holística, ou seja, empreendem com foco na conservação ambiental, na eficiência econômica e na equidade social, elementos que estão interrelacionados.
	
	D
	O empreendedor sustentável é aquele que exige dos seus parceiros a certificação verde de produtos independentemente da sustentabilidade dos seus negócios.
	
	E
	É aquele que produz para o consumo da sociedade pois sabe que o desenvolvimento e o consumismo andam juntos, e a demanda de produção necessita ser atingida.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
O conceito de empreendedorismo sustentável define os negócios que combinam a geração de riquezas, emprego e renda, com o desenvolvimento social e ambiental. Em poucas palavras, significa realizar suas atividades e não prejudicar o meio ambiente. O empreendedor deve ser aquele que pensa e age em prol do desenvolvimento local sustentável (DSL).
Considerando as idéias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
 I. O empreendedor define como vai gerar valor para o cliente ou mercado que pretende atuar, bem como os valores e praticas que serão incorporadas ao conceito de negocio.
II. O conceito do DSL é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade, que respeite a diversidade cultural e que possa ser economicamente viável.
III. O DSL esclarece que o desenvolvimento é igual ao crescimento econômico, e o empreendedor pode buscar o seu lucro a qualquer custo.
IV. A sustentabilidade corporativa de um negócio está atrelada ao fato de que as ações do presente acabam por impactar no futuro das gerações, portanto é inevitável e fora do alcance tentar controlá-las.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Leia e analise as alternativas abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com a Teoria da Contingência, que preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização:
I- Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
II- As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
III- Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
IV- As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
V- A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas.
.
	
	D
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas

Outros materiais