Buscar

trabalho autismo pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMO LIDAR COM O AUTISMO NO DIA-A-DIA
Na escola APAE de Venancio Aires a professora Ana trabalhou com uma turma de criancas autistas no ano de 2016.Com objetivo de tentar fixar a atenção atravez do aplicativo ABC DO AUTISTA.
O autismo infantil é uma síndrome geralmente diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade, que é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, que faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.
São sintomas e características do autismo infantil:
Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções.
Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem.
Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas "manias" .
O diagnóstico é feito pelo psiquiatra através da observação da criança e da realização de alguns testes de diagnóstico.
Para o diagnóstico do autismo a criança deverá apresentar características das 3 áreas que são afetadas nesta síndrome: interação social, alteração comportamental e falhas na comunicação, não sendo necessário apresentar uma extensa lista de sintomas para que o médico chegue ao diagnóstico porque esta síndrome manifesta-se em diferentes graus e, por isso, a criança pode ser diagnosticada com autismo leve. Existem diferentes tipos de autistas, alguns apresentam comprometimento grave e outros leves.
Me chamo professora Ana e trabalho na APAE de Venancio Aires,aonde trabalho com alunos de varias deficiência.E na nossa escola recebemos vários alunos com autismo.
Já tive muitas experiências com essa deficiência e hoje vou estar dando dicas para os professores que tem um aluno autista dentro da sua sala de aula.
 Pedir às famílias um relatório dos interesses, preferências e coisas que causam desagrado a cada criança.A família e muito importante neste processo.
 Utilizar preferências e materiais de agrado para a criança na aula o no pátio para estabelecer um vínculo com a escola e as pessoas do ambiente escolar.
Trabalhar por períodos curtos, de cinco a dez minutos, em atividades de complexidade crescente, incorporando gradativamente mais materiais, pessoas ou objetivos.
 Falar pouco, somente as palavras mais importantes (geralmente um autista não processa muita linguagem cada vez).
 Estimular a participação em tarefas de arrumar a sala, ajudar a entregar materiais às outras criança
 Respeitar a necessidade de estar um momento sozinho, de caminhar ou dar saltos ou simplesmente perambular para se acalmar.
Costumo usar essa técnica nas minhas aulas,e além disso uso um aplicativo muito importante para o aprendizado chamado o ABC DO AUTISTA.
Nesse aplicativo e incentivado o uso da tecnologia em sala de aula e também em casa.O ABC DO AUTISTA tem vários jogos para melhorar a memoria.
Jogos com animais e letras aonde o aluno pode fazer caca palavras e se divertir muito.
Trabalho em uma sala aonde tem quatro alunos autista s e entre os outros alunos existem varias deficiências e todos gostam muito do aplicativo ,aprendemse divertindO.
Outro ponto importante que eu cuido muito que o professor e educador busque uma melhoria contínua das suas competencias profissionais. Trabalhar os pré-conceitos é fundamental para o sucesso do trabalho que visa dos portadores de necessidades especiais especificamente dos autistas. 
O professor deve ter um papel significativo para a criança, pois assim maiores serão as chances de desenvolver as suas habilidades, uma vez que os alunos passarão a sentir segurança e confiança no professor. O conhecimento amplo e abrangente da síndrome de autismo, das características específicas da criança que educa e de metodologias de ensino atualizadas é extremamente importante para o professor que pretende realizar seu trabalho dignamente junto dessas crianças.
A família e uma parte muito importante na vida do aluno autista por isso quero deixar uma frases de reflexão para todas as famílias de crianças autistas.
As terapias familiares são uma das peças chaves à educação da criança autista. A família não deve abrir mão do seu lazer, bem-estar e de seus limites. A criança autista deve ser tratada como um membro da família e não como um "soberano" ou um doente, a quem tudo é permitido.

Outros materiais