Buscar

Engenharia de métodos ergonomia

Prévia do material em texto

1-Ergonomia é o estudo sobre a interação entre homem e sistema produtivo, buscando o bem estar humano e o desempenho total do sistema produtivo. E sim qualquer profissional desde que a pessoa tenha uma especialização no ramo de ergonomia.
2. Segundo a ABERGO, a ergonomia pode ser divida em três áreas de especialização: a ergonomia física, a cognitiva e a organizacional. Faça uma breve descrição dos interesses de estudo de cada uma destas três áreas da ergonomia.
* Ergonomia física | está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
* Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
* Ergonomia organizacional | concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.
3 No trabalho estático os músculos ou grupos de musculos permance contraído total ou pacial. No dinâmico ocorre a contração e estiramento dos musculos por um longo preriodo de tempo. A pessoal consegue ficar em pé dpor muito tempo desde que o esforço de ficar em pé não ultrapasse 10 % da força máxima da pessoal 
4. O que são reflexos condicionados e qual a sua importância na aprendizagem de um trabalho?
 
Sempre que uma mesma seqüência de movimentos é repetida por várias vezes, o padrão desta seqüência acaba não mais necessitando de controle consciente do cérebro. Os movimentos ficam então automatizados e se atinge o grau máximo de destreza para a
realização da tarefa em questão. conhecido como reflexos condicionados. na aprendizagem de um trabalho, se começa, passo por passo, a dosar , de maneira bem apurada. Primeiro, o transcurso dos movimentos está sob controle consciente. após longo tempo de prática, a sequência de movimentos se torna um padrão gravado nos centros de controle motor do cérebro. E assim torna-se automático. 
5 O limite de gasto de energia por trabalho é de 250 w visto que as tarefas de 170 w e de 250 w não a necessidade de realizar para paradas para recuperação física , porém para a tarefa de 600w deve se levar o tempo de descanso entre no mínimo 2 paradas para descanso na tarefa de 600 w.
6. Explique a afirmação: em muitos casos, as pausas de alívio de fadiga muscular são inerentes ao próprio processo de trabalho.
nesse caso, o trabalho exige um pausa, por que a pessoa não aguenta por muito tempo, fazer o mesmo movimento, como pode ser visto no gráfico abaixo.
Então se tem o tempo para que o músculo se recomponha. então cada trabalho tem sua pausa para o alívio de fadiga.
7-O ritmo chega até o limite de exaustão do trabalhador, onde o trabalhador é forçado a parar a sua atividade da exaustão. A importancia sobre isso é o fato de se há um controle no batimento cardíaco há a estabilização do batimento cardiáco, o que é usual é 30 batimentos por minuto acima da nominal do indivíduo para garantir uma boa estabilização do ritmo cardiáco.
8- Mesmo em completo repouso, o corpo humano está em constante funcionamento, representado pela manutenção de suas funções vitais, tais como respiração, circulação, digestão etc. Este processo é denominado de metabolismo basal e consome aproximadamente 80 Watts,ou 1.600 kcal/dia, para o metabolismo feminino e 90 Watts, ou 1.800 kcal/dia, para o metabolismo masculino. Ou seja, mesmo parado o organismo gasta energia.
9-Pessoas ditas como matutinas, são pessoas que tem um bom aproveitamento na parte da manhã, são geralmente pessoas que acordam cedo sem problemas, já pessoas vespertinas tem seu ciclo circadiano melhor a tarde, ou seja, são mais produtivas a tarde, são mais adaptavéis ao trabalho noturno.
10-Vista de frente a coluna tem formato reto. Quando vista de lado, ela forma duas curvaturas em forma de S. Essa curvatura colabora para o equilíbrio necessário à manutenção da postura ereta pelo homem.
Estas curvaturas são normais e chamadas de cifose e lordose. Existe uma lordose cervical, uma cifose torácica e uma lordose lombar.
cifose exagerada é anormal e se chama hipercifose. 
A lordose exagerada também é anormal. É chamada hiperlordose,sendo uma das causas de dor nas costas. 
Vista de frente, a coluna vertebral é reta. Se, ao ser observada nesta posição, a coluna apresentar uma inclinação para o lado direito ou esquerdo, a
pessoa tem escoliose. 
11Assentos duros aumentam a pressão na tuberosidades isquiáticas que trás desconforte , já acento macios demais distribui a força nas nádgas e nas coxas, o que também não é ideal. 
12. Qual a influência dos movimentos sacádicos dos olhos na velocidade das tarefas de inspeção em atividades de produção em uma indústria?
Movimentos sacádicos são deslocamentos que os olhos realizam, a cada segundo para realização de uma tarefa onde seja necessário o controle ocular fino. esses movimentos ligam todas as fixações oculares entre si. Com isso é a peça fundamental para atividade de inspeção de produção em uma indústria.
13 R: Quando os músculos ciliares são posto em estresse ocorre a fadiga visul, quando assiste tv em um ambiente escuro favorece o contraste da retina. Os sintomas são:
-Ardência nos olhos, dores de cabeça, redução na percepção visual, e visão dupla.
15-R seria a medição certa da pressão sonora em decibéis suficiente a sensibilidade humana sem que aja interferência da frequência 
.
14. Explique o que são altura, intensidade e duração de um som.
Altura do som: a altura (ou tonalidade) do som diz respeito à sua freqüência e é medida em Hertz.
Intensidade do som: a intensidade do som é representada pela energia ou
pressão de suas oscilações. A unidade de medida desta pressão é o micropascal
(μPa).
Duração do som: a duração do som diz respeito ao tempo durante o qual
ele ocorre e é, geralmente, medida em segundos.
16. O que é senso sinestésico e como ele atua na realização de uma tarefa de digitação, por exemplo?
o senso sinestésico permite que o organismo humano perceba os movimentos do corpo sem a necessidade de um acompanhamento visual. no caso de digitação, escreve sem precisar olhar para o teclado, só para a tela do computador.
17R: Tem como finalidade realizar um estudos de medidas para realizar a adaptação dos produtos as medidas alcançadas pelo trabalhador.
18. Explique as formas utilizadas para diminuir a monotonia e o tédio no trabalho.
As formas utilizada para diminuir a monotonia e o tédio são: a ampliação ou alargamento
do trabalho, a rotação do trabalho, o enriquecimento do trabalho, a autonomia do trabalho e a flexibilização do trabalho.
19 R: Flexibilização do tempo: O trabalhador tem seu horário de chegada e hora de almoço flexíveis dentro de uma faixa horária.
Flexibilidade no local de trabalho: Pode trabalhar em casa.
Flexibilidade de função: Um officie boy com auxilio de carro com motorista passa a ser o motorista também, para realizar o mesmo serviço.
20-
21- são 6 principios:
1-As dimensões do assento devem ser adequadas às dimensões antropométricas do usuário 
2-O assento deve permitir variações de postura3-O assento deve ter resistência, estabilidade e durabilidade 
4-Existe um assento mais adequado para cada tipo de função
5-O encosto e o apóia-braço devem ajudar no relaxamento
6-Assento e mesa formam um conjunto integrado
22. Quais os princípios da economia de movimentos?
os princípios da economia são basicamente 3 : princípios para o uso do corpo humano, princípio para local de trabalho, princípios para as ferramentas e para equipamento.
23. A que distância máxima do operador sentado devem ser colocados alimentadores de peças e ferramentas, para o trabalho, para se ter uma boa condição ergonômica?
 para uma boa condição ergonômica, os alimentadores de peças e ferramentas deveram ser posto a uma distância de raio de 35 a 45 cm. dependendo do usuário. 
24. Que níveis de ruído, iluminação, temperatura e umidade devemos ter para que o trabalho não seja cansativo?
Para que o trabalho não seja cansativo, as condições de temperatura deve estar entre 20°C e 24°C, já umidade relativa entre 40% e 60%, os ruídos até 80 decibéis, não se tem danos ao aparelho auditivo. Assim para a iluminação vai depender do ambiente de trabalho, mas mínimo deve ser de 300 lux para ambiente de escritório, 400 a 600 lux para trabalho normais e 1000 até 2000 lux para execução de trabalho de precisão, e não é preciso o aumento de 2000 lux pois não vai ter melhora.
25-
26. Quais são os principais cuidados que se devem tomar no uso de dados antropométricos?
os principais cuidados que se deve tomar no uso de dados antropométricos é que são medidas médias não as verdadeira medidas, então é preciso ter cuidado, pois nunca utilizar essa medidas como medidas reais e sempre vai ser uma estimativa, sempre vai ter maiores ou menores.
28. Como se determina o espaço de trabalho? Exemplifique.
 
30. Explique como o assento suporta o peso do tronco.
32. Em que situações recomendam-se o uso da posição semi-sentada?
 aas

Outros materiais

Perguntas Recentes