Buscar

Estudo AV2 pesquisa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo AV2 – Pesquisa em Psicologia
Pesquisa experimental – construção de hipóteses
Todo experimento exige manipular condições. Um experimento exige que as variáveis sejam medidas e manipuladas. A ideia é manipular uma para ver como ela afeta a outra.
De modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica. Essencialmente, a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Quando você tem um problema de pesquisa, você precisa criar uma hipótese de que aquilo vai acontecer. Por exemplo: estudar pessoas que dirigem embriagadas. Você precisa criar uma hipótese como por exemplo, o álcool pode afetar o comportamento. Neste caso foi criado um experimento que manipulou a situação.
Manipulação de variáveis. As hipóteses são construídas com base na relação das variáveis. O investigador tem o máximo de controle sobre a situação.
O que é manipulado é chamado de VI = variável independente; e o que é medido é chamado de VD = variável dependente.
Os experimentos permitem ao pesquisador estudar a relação causal entre duas variáveis.
Pesquisa bibliográfica.
Com base nos conhecimentos técnicos utilizados a pesquisa pode ser bibliográfica. Ela tem como fonte de informação: livros e artigos científicos. Fontes de papel: investigar o que já foi feito com aquele assunto. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. 
Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas.
A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
A principal desvantagem é que fontes secundárias de informação podem comprometer em muito a qualidade da pesquisa.
Características fundamentais do conhecimento científico.
Racionalidade, metódico, verificável e resultados podem ser generalizados. Procura alcançar a verdade dos fatos independente da crença do pesquisador. Resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas. Pode ser submetido a teste, ser reavaliado, reformado e ampliado.
Baseia-se no conhecimento empírico, mas exige confrontação com a realidade e procura dar forma ao que já é aceito. Ele tem um método e instrumento metodológico. Estabelece leis gerais e universais válidas para todos os casos da mesma espécie. Procura analisar afim de descobrir as causas e as leis gerais.
Tipos de conhecimentos mais comuns na atividade humana:
O homem utiliza-se de diversos meios de conhecimentos, por intermédio dos quais evolui e faz evoluir o meio em que vive, trazendo contribuições para a sociedade.
Entre esses conhecimentos estão: filosófico (capacidade de reflexão e raciocínio), teológico (na fé e na crença em algo superior), empírico (experiência do cotidiano) e o científico (conhecimento intelectual, demostrar a causa das coisas).
Pesquisa de levantamento.
Ela é feita com base nos instrumentos técnicos utilizados. A fonte da pesquisa de levantamento são as pessoas. Investigar o que existe sobre um assunto em determinado meio. As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Seleciona-se uma quantidade significativa deste universo e a conclusão é feita por base nesta amostra, levando em consideração uma margem de erro. 
Vantagens:
conhecimento direto da realidade;
economia e rapidez;
quantificação.
Desvantagens:
ênfase nos aspectos perceptivos;
pouca profundidade no estudo da estrutura e dos processos sociais;
limitada apreensão do processo de mudança (apenas uma fotografia da situação).
Levantamentos tornam-se muito mais adequados para estudos descritivos que explicativos. 
São inapropriados para o aprofundamento dos aspectos psicológicos e psicossociais mais complexos.
Formulação do problema de pesquisa.
A intuição ajuda a orientar as perguntas científicas, mas as respostas precisam de procedimentos objetivos, sistemáticos, a fim de compreender com exatidão os fenômenos estudados.
Como vai fazer a pesquisa? Tem instrumento? A pesquisa tem uma série de etapas que devem ser cumpridas. Ela pode ser experimental (manipula variáveis). Correlacional (lida com a informação conforme ocorre, examina registros). Descritiva (observa e registra comportamento). O pesquisador pode ser naturalista, só observa ou participante. Formular um problema científico não constitui tarefa fácil. É fruto de um processo criativo que pode ser facilitado pela imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo. 
(a) o problema deve ser formulado como pergunta; 
(b) o problema deve ser claro e preciso; 
(c) o problema deve ser empírico; 
(d) o problema deve ser suscetível de solução;
(e) o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. 
Etapas características de uma pesquisa:
Formulação do problema (o que pretende investigar). Ex: álcool e direção.
Formulação de hipóteses. Pergunta principal da pesquisa. Exemplo: Pessoas intoxicadas tem menor coordenação motora?
Planejamento de estudo: De que forma será feita a pesquisa? Dar álcool para um grupo e outro não?
Coleta de dados: Damos álcool e medimos a coordenação.
Análise de dados: Utilizar técnicas. Podem ser estatísticas.
Divulgação de resultados. Divulgar em revistas.
Características do bom pesquisador.
Leitura, sistematização dos dados, imparcialidade, curiosidade, humildade, ter acesso aos recursos e sistemático.
Termo de consentimento informado de pesquisa. 
Um processo pelo qual as pessoas recebem informações completas sobre um estudo, o que lhes permite tomar uma decisão consciente e bem-informada sobre participar ou não do estudo.

Outros materiais