Buscar

tarefa 2 denise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ALUNO: DENISE OLIVEIRA DE AMORIM
Respostas tarefa 2
1.Para que o processo ensino-aprendizagem flua de forma significativa para as interações professor-aluno, pode-se dizer que o design do material consiste em um dos aspectos essenciais. Fatores como tecnologia, interação, cooperação e colaboração entre aprendizes, professores e tutores contribuem para a efetividade do ensino e, consequentemente da aprendizagem. Dessa maneira, surgem novas ideias e os conceitos são reconstruídos.
2.Os ambientes virtuais de aprendizagem possui ferramentas tecnológicas que permitem a organização de um curso, desde sua concepção. Possibilitando além do gerenciamento das informações concebidas por ele, promover as interações necessárias entre os agentes que promoverão o ensino e aprendizagem. Assim interações entre pessoas e objetos de conhecimento configuram a efetividade do ensino e o alcance da aprendizagem através do AVA. 
3.O Fórum é uma atividade de discussão muito importante e que apresenta diversos tipos de estrutura. Esta ferramenta permite a comunicação assíncrona dos participantes de um curso, ou seja, de acordo com sua disponibilidade pessoal, não sendo necessário que todos estejam simultaneamente conectados. É um espaço apropriado para a construção de conhecimento em um processo coletivo de reflexão e aprendizagem colaborativa.
4. Em relação a semelhanças merece destaque a questão da aprendizagem que em ambos os casos deve ser buscada pelos professores, tutores e aluno, pois em ambas é preciso estar atento para este aspecto no processo educacional. 
Uma diferença entre discussão temática presencial e o fórum é que a discussão presencial pressupõe o contato face a face entre professores e alunos e, tradicionalmente aplica-se a qualquer nível educacional em que professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula; no fórum os indivíduos encontram-se dispersos no tempo e no espaço e a discussão de temas ocorre no ambiente virtual de aprendizagem entre os alunos e entre eles e o seu professor ou tutor, levando a uma aprendizagem coletiva.
5. O fórum e o e-mail são as ferramentas preferidas pelos estudantes que acreditam serem estes capazes de reduzir a distância entre estudantes e tutores, além de sentirem-se bem ao manusear estes recursos. Por serem ferramentas assíncronas, onde cada um pode acessar, ler e escrever em qualquer tempo, e porque estão disponíveis na Internet, eles permitem que seus participantes acessem-nos de qualquer lugar e a qualquer momento, dando assim uma flexibilidade e uma praticidade de uso muito grande.

Outros materiais