Buscar

Apol 1 Comportamento do Consumidor e Composto Mercadológico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
No universo fashion não há mulher que não queira um sapato com a marca de Christian Louboutin: a sola de laca vermelha. Mas em recente entrevista à revista "New Yorker", o designer disse que faz sapatos para agradar aos homens, não às mulheres. "Homens são como touros, não resistem à sola vermelha".
 
Louboutin até desenha sapatos sem salto bem estilosos, não necessariamente confortáveis. Ele diz que odeia o conceito de conforto porque "é como as pessoas dizem 'bem, não estamos apaixonados, mas é uma relação confortável'".
(Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/louboutin-diz-que-odeia-conceito-de-conforto-que-faz-sapatos-para-agradar-aos-homens-2807552)
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - Os sapatos de Christian Louboutin tem um apelo utilitário.
II - A escolha por um sapato Louboutin considera que o consumidor não escolhe o seu produto com base em critérios racionais.
III - Os sapatos Louboutin valorizam aspectos hedônicos do consumo.
IV -A empresa Louboutin não tem mercado, pois não produz sapatos com benefícios concretos, como o conforto.
Alternativas
	A	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	B	São corretas apenas as afirmativas II, III
	C	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	D	São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
	E	São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.
RESPOSTA: "D"
Questão 2/5
Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma dasantigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades.
(Fonte: COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.)
A partir do texto acima e com base nos conhecimento adquiridos na rota 01 podemos afirmar corretamente que:
	A	A forma como o consumidor se comporta não mudou em essência ao longo do tempo, já que fundamentalmente o consumo sempre existiu para satisfazer desejos.
	B	Até a década de 1960 as organizações não focavam no estudo do comportamento do consumidor, pois não tinham o intuito de vender em grandes quantidades e tinham uma produção artesanal por não ter tecnologia para produção em massa.
	C	O estudo do comportamento do consumidor surgiu em uma época de consumo de massa em que as organizações tinham uma orientação voltada a produção, pois nesse contexto surgiu a personalização.
	D	As influências macroambientais tecnológicas, como a internet, não modificaram a área de estudo do comportamento do consumidor apesar do cenário ter se tornado mais complexo, pois os produtos das organizações ainda se vendem sozinhos.
	E	Por muito tempo o estudo do comportamento do consumidor não foi foco das organizações, pois o contexto histórico no qual estavam inseridas não demandavam esse tipo de conhecimento, principalmente em função da orientação dominante das organizações voltada para produção.
RESPOSTA: "E"
Questão 3/5
Considerando os conceitos de Ciclo de Vida de Produto, também conhecido como CVP e as estratégias de cada umas das fase, identifique a asserção que melhor exemplifique as fases e as referidas estratégias:
	A	Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	B	Introdução/Indiferença – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	C	Introdução/Credibilidade – Crescimento/sem ação de marketing – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	D	Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto imediatamente
	E	Introdução / Indiferença – Crescimento/Qualidade -Diversificação/Maturidade – Declínio/inserir produto no mercado
RESPOSTA: "A"
Questão 4/5
A empresa “fictícia” Frutos Tropicais, do segmento de bebidas não alcoólicas, está com dificuldades de aumentar sua receita vendendo os mesmos produtos para consumidores que estão cada vez mais exigentes. Ela sabe que a inovação tornou-se fator essencial para a permanência das empresas no mercado. Consequentemente, o desenvolvimento de novos produtos sustenta a expectativa das empresas em aumentar sua participação de mercado e rentabilidade.
Preocupada com a concorrência cada vez mais acirrada, a Frutos Tropicais pretende desenvolver um novo produto. No entanto, a empresa dispõe de poucos recursos para empregar nesse projeto. Considerando as especificidades da empresa e levando em consideração que inovar é introduzir novidades que precisam ser aceitas pelo mercado, a empresa pode categorizar seu novo produto como:
I -extensão de linha, ou seja, uma nova variação de uma linha de produtos já estabelecida.
II - reposicionamento, ou seja, um novo uso, em um novo mercado, para o produto já existente.
III - igual ao produto anterior, ou seja, não renovar o produto existente, pois o mercado está cada vez menor no que se refere a produtos naturais.
É correto o que se afirmar em:
	A	I, apenas.
	B	III, apenas.
	C	I e II, apenas
	D	II e III, apenas.
	E	I, II e III.
RESPOSTA: "C"
Questão 5/5
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentar as vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação
	A	Somente I, II e V estão corretas
	B	Somente IV e V estão corretas
	C	Somente III está correta
	D	Somente V está correta
	E	Todas as assertivas estão corretas
RESPOSTA: "D"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais