Buscar

revisão fundamentos da personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUAL A IDEIA DE SELF, SELF IDEAL, ORGANISMO NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA? (ROGERS)
Self é o autoconceito que a pessoa tem de si mesma, que é baseada em experiências passadas, estímulos presentes e expectativas futuras. Self é o contínuo processo de reconhecimento. A personalidade saudável é aquela que está mais plenamente consciente do self contínuo.
 Self ideal pode ser conceituado como o conjunto de características que o indivíduo gostaria de ter, isto é, uma visão ideal de si mesmo.
Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experiências e tomar consciência. Um alto grau da congruência significa que a comunicação (o que se está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em nosso campo) e a tomada de consciência (o que se está percebendo) são todas semelhantes. Nossas observações e as de um observador externo seriam consistentes 
A incongruência ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. É definida não só como inabilidade de perceber com precisão mas também como inabilidade ou incapacidade de comunicação precisa.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE TENDENCIA FORMATIVA E TENDENCIA ATUALIZANTE PARA ROGERS?
 todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento" (p. 159). Desta forma, podemos considerar a tendência atualizante um fundamento propulsor da noção de homem no pensamento de Carl Rogers, questão que foi desenvolvida em estudos posteriores de outros promotores da ACP 
Assim, podemos perceber que Rogers considerava a tendência atualizante uma capacidade do indivíduo se reorganizar e se reestruturar, uma vez que certas condições facilitadoras deste processo sejam atendidas.
QUAIS SÃO OS PRESUPOSTOS DA PSICOTERAPIA DE ROGER?
QUAIS AS IDEAIS DE CULPA, LIBERDADE E DESTINO DO MAY?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONDICIONAMENTO CLÁSSICO E CONDICIONAMENTO OPERANTE NO BEHAVIORISMO?
O QUE E REFORÇO, PUNIÇÃO, EXTINÇÃO NA TEORIA DA PERSONALIDADE DE SKINNER?
O QUE SIGNIFICA OS CONCEITOS DE PLASTICIDADES HUMANA, ENCONTRO CASUAL, EVENTO FORTUITO E AUTO EFICACIA PARA TEORIA DE BANDURA?
QUAIS AS IDEIAS ENVOLVIDAS NO CONCEITO DE CAUSAÇÃO RECIPROCA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL DE BANDURA?

Outros materiais