Buscar

FÓRUNS 1,2 E 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM 1: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO
O estágio auxilia na formação do professor de forma significativa, em especial, porque esta experiência é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano, nestes termos o estágio é indispensável para que o acadêmico construa pontes entre a teoria e a prática.
FÓRUM 2: LÍNGUA, LINGUAGEM E FALA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
A língua, a linguagem e a fala são teorias indispensáveis na área de linguagem, mesmo não sendo sinônimos, as três estão correlacionadas no plano da significação. 
A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos. 
Quando nos referimos à língua, restringimo-nos a uma atividade coletiva realizada por meio de um código formado por palavras regidas por leis combinatórias às quais pertencem a um grupo específico. 
Em razão de seu caráter social, a língua não permite mudanças arbitrárias. Torna-se necessário obedecer a certas regras para que a comunicação se realize de maneira plausível. 
A forma como utilizamos a língua evidencia quem somos, pois através da língua, de seu caráter e significações o indivíduo constrói e reconstrói sua história e sua identidade.
FÓRUM 3: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UM VIÉS ESTILÍSTICO
As formas gramaticais não podem ser estudadas sem que se leve sempre em conta seu significado estilístico, pois quando isoladas dos aspectos semânticos e estilísticos da língua as formas gramaticais afastam-se de seu campo relacional, impedindo que se faça uma relação no campo da linguagem. Destaca-se inclusive, que a Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua

Outros materiais