Buscar

Introdução de uma monografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �4�
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica
Profª. Neide Fernandes Monteiro Veras
COMO ELABORAR INTRODUÇÃO DE MONOGRAFIA
	A introdução de uma monografia deve apresentar uma visão geral do conteúdo da monografia. Ela é feita para quem lê, e por esta razão deve ser concisa e objetiva. Por ser um trabalho de natureza científica, deve seguir normas quanto a sua forma e conteúdo.
	As normas brasileiras que devem ser obedecidas são: NBR 6023, NBR 6027, NBR 10520, NBR 14724.
	Toda monografia divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento pode conter vários capítulos, sendo obrigatório o capítulo de fundamentação teórica. 
	A unidade de estudo introdução deve conter as informações a seguir descritas de modo contínuo, ou seja, em um texto único. 
Cenário – no máximo duas páginas. Deve descrever onde se passa o trabalho, sobre o que trata o trabalho, e, como funciona de modo geral a atividade geradora do trabalho. Um bom cenário dá condições ao leitor para identificar o problema (o objeto de estudo) a ser pesquisado (resolvido) na monografia.
Problema (objeto de estudo) – no máximo de três parágrafos, explicitar como o problema (tema do estudo) será resolvido (estudado).
Importância do problema (justificativa do trabalho) – Usando fundamentação teórica (bibliográfica) e/ou estatísticas que mostrem a importância do assunto, em termos de relevância científica e/ou empregos gerados, quantidade de empresas concorrentes, impostos pagos, quantidade de energia consumida e outros, o leitor deve perceber que a solução do problema apresentado pode ser extrapolada para organizações similares, gerando assim ganhos de gestão e de produtividade.
Objetivos – Há um objetivo geral que é a razão de ser (finalidade) do trabalho. É como desvelar o problema, já que vai ser solucionado. Deve ser definido em uma frase que delineia o comportamento que deve ser implementado. Os objetivos específicos são desdobramento do objetivo geral, logo, constituem as etapas (comportamentos subsequentes) que devem ser realizados e cumpridos para se ter dados e informações suficientes para comprovar a eficácia do objetivo geral na solução do problema. Usa-se verbo no infinitivo.
Metodologia – descrever o tipo de trabalho científico que realiza e como procedeu para compilar os dados existentes ou levantar dados, até então inexistentes no formato desejado, com vistas a ser transformado em informações úteis. Explicar o método da pesquisa e da coleta dos dados, como foi compilados e analisados. 
Estrutura do trabalho – o trabalho deve ser descrito em quantas unidades (capítulos) se constitui a monografia. Cada unidade (capítulo) deve iniciar com uma breve descrição do seu conteúdo. No capítulo de fundamentação teórica deve ser explicitada a área do conhecimento teórico pesquisada para montar o referencial (racional) de análise dos dados aplicados e possibilitar a fundamentação da solução proposta.
Restrições – Caso existam restrições por parte da fonte geradora dos dados em termos de confidencialidade de qualquer tipo, este fato deve ser explicitado para que os leitores possam saber o que pode ser usado em trabalhos futuros.
	Dados copiados de livros, artigos de revistas e congressos, devem ter a fonte citada no padrão descrito nas normas brasileiras referenciadas pela ABNT. As citações dão confiabilidade e protege o pesquisador do trabalho de pesquisa as quais podem ser citadas textualmente (transcrição), neste caso se deve citar a página onde são encontradas na obra original. Quando é descrita a idéia a partir dos conhecimentos identificados em trabalhos de terceiros, citar somente a fonte, sem necessidade de citar a página.
	Estes itens apresentam recomendações técnicas, mas a criatividade do pesquisador (estudioso) caracteriza a originalidade do estudo.
Modelo de Introdução de monografia com vista a “iluminar” os elaboradores de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, 2010, o aumento da competitividade atinge todos os setores da economia mundial, principalmente, o varejista e de serviços como decorrência dos avanços tecnológicos, processuais e pela própria exigência de consumidores que reivindicam produtos com melhor qualidade, preços mais baixos e serviços agregados. Nesse contexto, as organizações empresariais devem buscar um diferencial competitivo para manter-se no mercado em que atua. 
Em face do exposto, este estudo tem como finalidade realizar uma pesquisa sobre marketing uma vez que esta concepção expressa um conjunto de estratégias e ações que fomentam o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou de um serviço no mercado consumidor. O marketing, por conseguinte, se constitui um procedimento de gestão da produtividade dos bens e serviços.
Nesse sentido, destaca-se que as mudanças empreendidas no mundo dos negócios influenciam as empresas no sentido de adequar as estruturas da organização às exigências do mercado. 
O final da década de 90, as Federações das Indústrias e do Comércio do Brasil introduziram procedimentos de gestão empresarial no mercado, a fim de enfrentar a desenfreada concorrência instalada no mundo globalizado, mediante as organizações empresariais multinacionais, aliando à necessidade de ganho em escala (lucro), desencadeando um intenso processo na disputa por novos mercados consumidores, assim como o ganho por meio da commpetitividade, a partir de serviços com mais qualidade e profissionais mais produtivos e motivados. Dessa forma, as estratégias do marketing são ferramentas importantes que devem ser implementadas no setor empresarial com vistas a gerar relacionamentos rentáveis e de longo prazo, com os melhores clientes, ou seja, os mais lucrativos. 
Para que uma organização empresarial se mantenha competitiva, com vistas a angariar novos e fiéis clientes, deve utilizar dois elementos imprescindíveis ao sucesso empresarial: o conhecimento e a informação. O conhecimento do mercado em que a empresa atua se constitui o elemento primordial para a gestão dos negócios, assim como as informações necessárias para garantir a competitividade.
As questões norteadoras com vistas a averiguar como o marketing se configura no contexto empresarial assim se expressam: a) os consumidores do setor varejista conhecem as idéias relativas ao marketing, por isso, são mais exigentes e cientes de seus direitos e deveres? b) os consumidores são influenciados, apenas, pela qualidade e preço do produto ou serviço? c) a maioria das pessoas é influenciada pelo marketing e, por via de conseqüência, envolvida pela divulgação de produtos e serviços? d) o consumidor é influenciado por fatores internos e externos veiculados pela empresa na mídia?
Nessa perspectiva, a monografia apresenta o seguinte objetivo geral: analisar a relevância do marketing para o desenvolvimento empresarial e como estratégia de competitividade implementada pelas empresas do setor varejista. 
Os objetivos específicos delineados são: i) conceituar marketing, suas concepções desenvolvimento e classificação no setor varejista e de serviços; ii) analisar marketing na óptica do consumidor e dos gestores empresariais; iii) identificar as variáveis que influenciam o marketing quanto ao paradigma da oferta e da procura e, iv) apresentar estratégias e procedimentos de competitividade a luz do marketing. 
A metodologia norteadora do estudo baseia-se nos pressupostos da pesquisa descritiva em campo, mediante a coleta e análise dos dados à luz dos procedimentos do estudo de caso. Os dados primários e secundários serão analisados na abordagem quali-qualitativa e apresentados em tabelas, quadros e gráficos. 
O trabalho possui seis unidades de estudo. A primeira apresenta a introdução, expressando a sinopse da monografia. A segundaunidade reconceptualiza o setor varejista a partir de seus conceitos, características, desenvolvimento e classificação. A terceira unidade do estudo reconceitua marketing apresentando seus conceitos, características, origem e evolução, as principais funções e variáveis que o influenciam. A quarta unidade descreva as concepções de estratégia e competitividade na visão de Porter (1998). A quinta demonstra os dados com as respectivas análises coletados na realidade empírica em três shoppings Center, do município de Fortaleza/CE. A culminância do estudo, sexta unidade, apresenta as conclusões obtidas na pesquisa, expondo os achados, limitações e sugestões para trabalhos futuros, a fim de que o leitor possa adquirir uma percepção mais apropriada sobre marketing no mercado varejista, com vistas a traçar diretrizes norteadoras para que os estudiosos do tema e os comerciantes varejistas reflitam sobre esta modalidade de negócio. 
O estudo, editado sob a forma de monografia, segue as diretrizes e recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), do Departamento de Administração da FEAAC/UFC e do Cetrede/UFC. Ressalta-se que a pesquisa e a elaboração da monografia foram supervisionadas pelo orientador da monografia, no caso, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Outros materiais