Buscar

Fisiologia 3º crédito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual é o princípio da técnica utilizada para a estimativa de nitrogênio foliar usada em laboratório?
O instrumento SPAD-502 avalia, quantitativamente, a intensidade do verde da folha, medindo as transmissões de luz a 650 nm, onde ocorre absorção de luz pela molécula de clorofila e a 940 nm, onde não ocorre absorção. Com estes dois valores, o equipamento calcula um número ou índice SPAD que, normalmente, é altamente correlacionado com o teor de clorofila da folha e pode identificar deficiência de N além de ter potencial de identificar situações onde a aplicação adicional de N não seja necessária. A partir do valor obtido com o SPAD pode-se, por meio de equação, estimar o teor de nitrogênio.
 
Existem outras técnicas utilizadas para estimativa do teor de nitrogênio foliar? Se sim, cite dois exemplos.
Sim, existem outras formas. Entre elas pode-se destacar o método do clorofilômetro e da carta de cores, este segundo já foi muito usado, porém pode facilmente implicar em erro por depender do observador, sendo o SPAD e o clorofilômetro mais confiáveis, pois independem da pessoa que faz o manuseio do equipamento.
Reproduza o gráfico visto em laboratório e explique o resultado.
Figura 1 No eixo Y estão os valores de transmitância e no eixo X os teores de nitrogênio (g/kg) de folhas de cacaueiros de diferentes idades. 1 (nova); 2 (nova e totalmente expandida); 3 (madura); 4 (senescente). 
Com base no assunto discutido em aula:
Elabore um esquema do ciclo do nitrogênio em ecossistemas terrestres, identificando os seus componentes e processos.
Discuta brevemente porquê a fixação industrial pode afetar negativamente o funcionamento de ecossistemas aquáticos em ambientes tropicais.
A fixação industrial produz milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados por ano e estes são utilizados massivamente pela indústria agrícola. No entanto tem sido mostrado que a eficiência de absorção dos nutrientes disponibilizados é baixa, menor que a eficiência da fixação biológica de nitrogênio. Desta forma a maior parte do nitrogênio disponibilizado através da fixação industrial é perdido, principalmente por lixiviação e é levado para as águas superficiais e lençóis freáticos, ocasionando posteriormente a eutrofização destes ambientes, o que leva a morte dos seres vivos que os habitam pela proliferação de microrganismos e o consequente consumo de todo oxigênio disponível na água.

Outros materiais