Buscar

PlanoDeAula_5 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
TEORIA E PRÁTICA DA NARRATIVA JURÍDICA
Título
Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
5 
Tema
Polifonia e intertextualidade na construção do discurso jurídico.
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender a relevância da polifonia para a produção do discurso jurídico;
- Reconhecer a polifonia como fenômeno intertextual;
- Rescrever trechos e parágrafos por meio de paráfrases (citações indiretas);
- Dominar as recomendações da ABNT acerca do uso de citações diretas.
Estrutura do Conteúdo
1. Polifonia e intertextualidade
1.1. Citação direta
1.1.1. Citação de até 3 linhas e orientações da ABNT
1.1.2. Citação de mais de 3 linhas e orientações da ABNT
1.2. Citação indireta (paráfrase)
1.2.1. Reprodução ideológica de conteúdos
Aplicação Prática Teórica
No ato de interpretar um texto, não é apenas necessário o conhecimento da língua, mas também se faz imprescindível que o receptor tenha em seu arquivo mental as informações do mundo e da cultura em que vive. Ao ler/ouvir um discurso, o receptor acessa diferentes memórias.
 Portanto, interpretar depende da capacidade do receptor de selecionar mentalmente outros textos. Quem não tem conhecimento armazenado, cultura, leitura de mundo, terá dificuldade, quer na construção de novos discursos, quer na captação das intenções do emissor do discurso.
 
ELEMENTOS LINGUÍSTICOS QUE TÊM O PAPEL DE MARCAR A POLIFONIA:
 Conjunções conformativas - segundo, conforme, como, etc.
Verbos introdutores de vozes (dicendi ? verbos de dizer) - dizer, falar, (verbos mais neutros); enfatizar, afirmar, advertir, ponderar, confidenciar, alegar (verbos modalizados).
Maneiras de realizar uma citação: citação direta (transcrição) e citação indireta (paráfrase).
 Transcrição consiste na cópia literal de trecho ou fragmento. Até três linhas citadas, usar apenas aspas, sem qualquer destaque especial. Quando a transcrição tiver mais de três linhas, usar destaques conforme orientação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
 Paráfrase é um resumo, cuidadoso e original, do conteúdo da obra ou trecho lido, elaborado com as próprias palavras do pesquisador. (...) Deve ser redigida com bastante clareza e exatidão, de modo a possibilitar, no futuro, a sua utilização sem necessidade de retorno à obra original.
 (MARCHI, Eduardo Silveira. Guia de Metodologia Jurídica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 240).
Questão 1
 Leia o texto que segue e parafraseie, em texto corrido, na forma de parágrafo, essas ideias em até cinco linhas. Contemple de forma concisa todo o conteúdo presente na ementa.
"A infidelidade sozinha não gera indenização, pois pode ser tratada como um vexame pessoal que, quando muito, provoca o fim de um relacionamento amoroso. No entanto, quando a situação adúltera causa grave humilhação e exposição do outro cônjuge, aí sim, a responsabilidade civil tem vez. O entendimento foi aplicado pela 1ª Turma Recursal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ao confirmar decisão de primeira instância que condenou uma professora a pagar R$ 7 mil de indenização ao ex-marido que a flagrou, nua, em conjunção carnal com outro homem, na residência e na própria cama do casal. O valor da indenização, contudo, foi reduzido. Na primeira instância fora fixado em R$14 mil".
Questão 2
 Assim como no exercício anterior, leia o fragmento, compreenda seu sentido global e parafraseie seu conteúdo.
"Muitas vezes, determinadas palavras têm a função de transmitir não só sentidos explícitos, mas também levar o receptor a inferir implícitos. Os implícitos se dividem em: pressupostos e subentendidos. (...)  O silêncio também modaliza um enunciado. Quando se deixa de falar algo que está implícito, demonstra-se a intenção de realçar essa apreciação. Aí dizemos que deixamos subentendido o que desejamos revelar. O subentendido é revelado mediante a contextualização do que foi proferido". (FETZNER, Néli Luiza; TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lições de Linguagem Jurídica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.)
Os pressupostos são detectados pelos modalizadores. 
 
Questão 3
O texto adiante possui polifonia. Identifique essas ocorrências.
 
1. Segundo os requerentes, no dia 23 de janeiro de 2006, às 20 h, contrataram com a empresa NORDESTE - VIAÇÃO LTDA, o transporte, em um de seus ônibus, saindo de João Pessoa - PB com destino a Fortaleza - CE, como bem fazem prova os bilhetes de passagem anexos.
2. De acordo com o registro da ocorrência, aproximadamente 20 (vinte) minutos após a partida, na altura da Usina Miriri, Br 101 no município de Mamanguape-PB, o ônibus foi assaltado por dois indivíduos que se passavam por passageiros. Consumidores que se encontravam no ônibus afirmam que um dos elementos disparou um tiro no teto do ônibus e rendeu todos os presentes, inclusive os autores, enquanto o outro se dirigiu ao motorista e, sob a ameaça de um revólver, ordenou-lhe que mudasse de direção entrando em uma estrada de barro e parando o carro num matagal, ainda em João Pessoa.
3. No referido local encontravam-se esperando pelo ônibus mais 02 (dois) comparsas dos assaltantes. Um deles entrou no ônibus enquanto o outro conferia o porta-malas. Os quatro assaltantes roubaram todos os passageiros do ônibus, usando de armas e de violência.
OBJETIVAS
1 - Leia o fragmento adiante e marque a opção INCORRETA. 
Ministro aposentado do STF, Eros Roberto Grau, sobre o aborto do feto anencefálico: “Palavras bem arranjadas não bastam para ocultar, em quantos fazem praça do aborto de anencéfalos, inexorável desprezo pela vida de quem poderia escapar com resquícios de existência – e produzindo consequências jurídicas marcantes – do ventre que o abrigou. Matar ou deixar morrer o pequeno ser que foi parido não é diferente da interrupção da sua gestação”. (“Pequena nota sobre o direito a viver”.
 
a) O fragmento menciona o recurso da polifonia como instrumento de argumentação.
b) O fragmento aponta a modalização pela seleção vocabular como instrumento de argumentação.
c) O fragmento indica a intertextualidade como instrumento de argumentação.
d) O fragmento revela a linearidade expositiva como estratégia de persuasão.
2 - Leia atentamente o texto que se segue, extraído de uma narrativa criminal, e assinale o item que indica a informação INCORRETA. 
“Álvaro, Luiz e Carlos, previamente concertados, convidam Ana, jovem bem desenvolvida fisicamente, de intensa vida sexual e de excelente situação econômica, para com eles fazer um programa. Todos seguem para o apartamento de Álvaro e ali Carlos mantém com a jovem conjunção carnal, com seu consentimento, e sob as vistas dos demais, retirando-se em seguida. Como Ana se recusou a repetir o ato com os outros dois, Álvaro utiliza-se de um revólver que tem em sua residência para forçar a jovem. Esta, gravemente ameaçada, é compelida a manter relações sexuais com Luiz. Finalmente, quando Álvaro se prepara para manter conjunção carnal com a vítima, foi demovido ante suas súplicas e a informação, comprovada, de ter ela apenas 13 anos de idade”.
a) A narrativa jurídica foi cronologicamente organizada.
b) A narrativa jurídica possui modalizadores.
c) A narrativa jurídica possui polifonia.
d) A narrativa jurídica apresenta o fato gerador do conflito.

Outros materiais