Buscar

wisc III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO: WISC III 
Fonte: Avaliando com o Wisc III (Vera L. M. Figueiredo/Casa do Psicólogo) 
O Wisc III é um teste que a valia a capacidade intelectual de indivíduos entre 6 anos e 16 anos e 11 meses. Verifica a inteligência, ou seja, a capacidade global do sujeito, produto da constituição genética individual, e das experiências sócio educacionais, da motivação e de preferencias da personalidade. A adaptação do Wisc III a realidade brasileira se deu através da tese de doutorado da pesquisadora Vera L. M. de Figueiredo, em 2002. (Seu uso nos EUA data de 1991).
A aplicação é individual, com duração média de 90 minutos. Geral mente é aplicado em duas sessões, o intervalo máximo entre as sessões é de uma semana. O wisc só deve ser reaplicado (retestar a criança) após 6 meses. Observações Durante a Aplicação: Não questionar respostas erradas. Questionar apenas respostas 
Ambíguas (opostas). Se acriança der duas respostas para o mesmo item, pergunta -se qual a resposta correta; anotar todas as respostas no protocolo, pode utilizar siglas para agiliza a aplicação. (N/S = não sabe, N/R = não respondeu, INC = incompleto, etc.); quando aparecer & no protocolo, indica que se a criança errar, pontua com zero e dá auxílio. Não é permitido repetir a sequência de Dígitos, mesmo quando solicitado pela criança. Todos os subtestes de execução são cronometrados e apenas Aritmética da escala verbal. Importante estabelecer rapport com a criança: explicar que serão apresentados perguntas e jogos, que as respostas serão anotadas e o tempo cronometrado em alguns momentos, haverá perguntas fáceis e difíceis, se não souber responder é porque ainda não aprende. 
Na forma original o Wisc é composto por 10 subtestes padrões (Vocabulário, Compreensão, Informação, Aritmética, Semelhanças, Completar Figuras, Armar Objetos, Arranjo de figuras, Códigos e Cubos) e 3 suplementares (Dígitos, Procurar Símbolos e Labirintos). Porém aqui no Brasil, utiliza-se apenas 2 subtestes suplementares, pois, Labirintos não tem validade pelo CFP. Então, no Brasil utilizamos apenas 12 subtestes que se dividem em Escala Verbal e Escala de Execução.

Outros materiais