Buscar

revisão refração da luz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO – FÍSICA (REFRAÇÃO)
1. Leia as afirmações a respeito das lâminas de faces paralelas e classifique em V ou F, corrigindo as falsas.
( ) Ocorrem duas refrações nas lâminas de faces paralelas: meio externo-lâmina e lâmina-meio externo.
( ) O ângulo de incidência na passagem da luz da lâmina para o meio externo é igual ao ângulo de refração da luz na passagem do meio externo para a lâmina.
( ) O desvio sofrido pela luz ao atravessar a lâmina independe da espessura da lâmina.
( ) A lâmina de faces paralelas é um sistema com dois meios homogêneos e transparentes.
2. Determine o desvio aproximado sofrido por um raio de luz que atravessa uma lâmina de faces paralelas com 1,5 cm de espessura. Os ângulos de incidência na passagem da luz do meio externo para a lâmina e da lâmina para o meio externo são, respectivamente, 45° e 30°.
DADOS:
sen 15° = 0,26
sen 45° = 0,71
cos 45° = 0,71
sen 30° = 0,50
cos 30° = 0,87
3. (Mackenzie-SP) Sabe-se que uma onda eletromagnética que se propaga em um meio homogêneo, transparente e isótropo, ao incidir sobre a superfície de outro meio, também transparente, homogêneo e isótropo, continua a se propagar nele, porém, com algumas alterações. 
Se o segundo meio citado for um corpo com a forma de paralelepípedo, pode-se ter uma situação como a ilustrada acima, conhecida por Lâmina de Faces Paralelas.
Para esse exemplo, é válido o modelo utilizado em Óptica Geométrica em que os raios incidente e emergente indicam a direção orientada de certa radiação eletromagnética na faixa da luz e, nesse caso, é válida a equação:
Com base nessa descrição e considerando θ1 > θ2, pode-se afirmar que:
a) A velocidade de propagação da luz no meio A é maior que a velocidade de propagação da luz no meio B.
b) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B.
c) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B, se 45° < θ1 < 90°.
d) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B, se 0° < θ1 < 45°.
e) A velocidade de propagação da luz no meio A é igual à velocidade de propagação da luz no meio B.
4. O índice de refração do vidro em relação ao vácuo vale 1,50. Sabendo-se que a velocidade da luz no vácuo é de 3x m/s, qual a velocidade de propagação da luz no vidro?
5. (MED. BARBACENA) Um raio luminoso amarelo incide do ar para um meio X com um ângulo de 60° e refrata-se, formando um ângulo de 30° com a normal. Qual o índice de refração do meio x?
6. (UFSCAR) Um feixe de luz, inicialmente no ar, incide em um mesmo ângulo sobre cada um das substâncias da tabela abaixo com seus respectivos índices de refração. O ângulo de refração é maior em:
a) água	 	b) vidro 	c) gelo 		d) benzeno e) diamante
7. Um pescador deixa cair uma lanterna acesa em um lago a 10,0 m de profundidade. No fundo do lago, a lanterna emite um feixe luminoso formando um pequeno ângulo θ com a vertical. Considere o índice de refração da água 
n = 4/3. Então, a profundidade aparente h vista pelo pescador é igual a:
a) 2,5 m 
b) 5,0 m 
c) 7,5 m 
d) 8,0 m 
e) 9,0 m
8. (UERJ) Um banhista deixa os óculos de mergulho cair no fundo de uma piscina, na qual a profundidade da água é de 2,6 m. O banhista, de fora d'água, vê os óculos segundo uma direção perpendicular ao fundo da piscina. A qual profundidade aparente os óculos se encontram?
9. Um raio de luz monocromática incide perpendicularmente em uma das faces de um prisma equilátero e emerge de forma rasante pela outra face. Considerando √3=1,73 e supondo o prisma imerso no ar, cujo índice de refração é 1, o índice de refração do material que constitui o prisma será, aproximadamente:
10. (UEL-PR) A figura abaixo representa um raio de luz que atravessa um prisma. O desvio sofrido por esse raio de luz, em graus, vale:
a) 20
b) 30
c) 50
d) 60
e) 90

Outros materiais