objetiva
10 pág.

objetiva


DisciplinaMúsica na Sala de Aula236 materiais478 seguidores
Pré-visualização3 páginas
e as assertivas II e II são falsas;
Você acertou!
( as assertivas I e IV são verdadeiras baseando-se em dois trechos do texto dedicado à pedagogia musical de Orff: \u201cNa proposta de Orff, a improvisação desempenha um papel determinante\u201d, e \u201cA autora [Haselbach] menciona as seguintes categorias: improvisação melódica, improvisação rítmica, improvisação idiomática e improvisação de movimentos\u201d.). Livro da disciplina, pág. 141.
	
	E
	As assertivas II e III são verdadeiras e as assertivas I e IV são falsas.
Questão 5/10
A metodologia do sistema Orff-Wuytack é construída a partir de uma série de princípios pedagógicos. Além desses princípios, há outros aspectos importantes, como a emoção, o equilíbrio, a motricidade, a consciência, o movimento, o canto, a arte e a teoria.  Relacione os 5 princípios listados abaixo com os seus significados.
 
1)  Atividade
2) Criatividade
3) Comunidade
4) Totalidade
5) Adaptação
 
(         ) Cada professor deve reconstruir as ideias de acordo com a mentalidade, a tradição e as características específicas de sua cultura.
(         ) Tudo é ensinado a todos, de modo a não excluir nenhuma criança da atividade que está sendo proposta.
 (        ) a criança deve estar constantemente sendo convidada a criar e improvisar por meio da sua voz, do seu corpo e dos instrumentos, de modo a expressar-se musicalmente e comunicar-se através da música.
 (        ) é a chave para a experiência musical;
 (         ) Estabelece-se a relação entre a as partes e o todo no processos de ensino musical.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	1, 5, 3, 4 e 2.
	
	B
	2, 5, 4, 1 e 3.
	
	C
	5, 3, 2, 1 e 4.
Você acertou!
os cinco princípios são considerados conceitos fundamentais para o sistema Orff-Wuytack. Livro-base, pág. 308.
	
	D
	4, 1, 2, 5 e 3.
	
	E
	3, 1, 5, 4 e 2.
Questão 6/10
Leia o trecho abaixo:
 
\u201cO objetivo [do método Suzuki] é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de adiantamento, de forma que ela vai gostar de tocar para si própria e também para os outros. É necessário ter uma boa sonoridade desde o início, executar as pequenas peças fáceis de modo musical, evitando-se a repetição fria ou sem expressão.\u201d (GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: semelhanças, diferenças, especificidades. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em <http://www.dianagoulart.com/Canto_Popular/Educadores.html>. Acesso em 16 nov. 2014.
 
Pelo menos dois elementos constituem as bases filosóficas que deram origem à Educação do talento criada por Shinichi Suzuki.  São elas...
	
	A
	Afirmação de que todos as crianças são capazes de tocar um instrumento e o ensino formal iniciado através da teoria musical;
 
	
	B
	Confiança na herança genética familiar e abordagem religiosa da música e da execução instrumental;
 
	
	C
	Crença no talento como um produto cultural e a abordagem da língua materna;
Você acertou!
A crença no talento como um produto cultura e a abordagem da língua materna são dois elementos que constituem as bases filosóficas da pedagogia Suzuki. Livro base, pág. 196.
	
	D
	Apoio financeiro aos alunos que não podiam comprar um instrumento musical e a base musical voltada unicamente ao ensino das cordas;
	
	E
	Incentivo à criação musical e à improvisação;
 
Questão 7/10
Observe a imagem abaixo:
                           Fonte: http://www.dentalnews.com.
Em caráter ilustrativo, pode-se dizer que a imitação de padrões é um dos princípios básicos de algumas das pedagogias musicais ativas, como as de Wuytack, Orff ou Suzuki.
 
Tomando como base os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, é possível dizer que a imitação das ações musicais da mãe...
	
	A
	é importante, na pedagogia de Suzuki, para que a criança aprenda a tocar violino a partir deste exemplo.
 
Você acertou!
(a educação do talento parte do pressuposto de que a criança imita a mãe, e é a partir deste processo \u2013 que é análogo ao do aprendizado da linguagem materna \u2013 que se dá o desenvolvimento musical.). Livro da disciplina, pág. 197-198.
	
	B
	é questionável, na pedagogia de Suzuki, pois o principal é imitar os procedimentos feitos pelo professor em aula.
	
	C
	é fundamental, na pedagogia de Suzuki, porque a criança só vai tocar em casa se houver estímulo da mãe \u2013 caso contrário, não haverá desenvolvimento musical.
 
	
	D
	é discutível, na pedagogia de Suzuki, porque a memorização ocorre a partir da audição de boas gravações da peça estudada, e não a partir da forma como a mãe toca o instrumento.
	
	E
	é um obstáculo, na pedagogia de Suzuki, pois é muito complicado que os pais tenham tempo de se dedicar ao ensino do instrumento em casa \u2013 esta é tarefa para o professor.
 
Questão 8/10
\u201cUma das maiores contribuições de Suzuki refere-se à discussão acerca do talento musical, um conceito completo e longe de ser consensual entre os especialistas. Para Suzuki, o talento não é fruto do acaso, e nem é uma forma de herança genética, mas sim consequência do estudo sistemático. Suzuki defende a ideia de que todas as crianças têm o potencial para aprender e que tal potencial pode ser desenvolvido desde que o ambiente ao redor da criança seja estimulante e a instrução seja apropriada.\u201d (ILARI, Beatriz. Shinichi Suzuki: a educação do talento. In: ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011, p. 187.)
 
Com base no texto acima, no conteúdo abordado em sala de aula e no livro-base da disciplina, assinale a resposta correta:
 
A essência da educação musical pelo talento, proposta por Shinichi Suzuki é...
	
	A
	Formação integral do ser humano;
Você acertou!
(Comentário: a essência da educação musical pelo talento é a formação integral do ser humano, seguindo uma visão de certo modo distinta daquela que ainda predomina na educação musical instrumental no ocidente, isto é, uma visão de ensino baseada no modelo conservatorial, orientada para a formação de instrumentistas virtuosos.) Livro-base, pág. 188.
	
	B
	Aprendizado do instrumento através da improvisação;
	
	C
	Vivência musical através dos gestos corporais;
 
	
	D
	Exercício musical através do ritmo;
 
	
	E
	Experimentação musical com instrumentos sonoros alternativos;
Questão 9/10
Shinichi Suzuki define o desenvolvimento musical através da Educação do talento em alguns passos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, enumere a ordem correta em que os passos acontecem.
 
(          ) A criança vê a mãe tocando o instrumento e em tempo, a criança imita a mãe. A criança desenvolve habilidades físicas e motoras para imitar a mãe. 
(          ) A criança imita a mãe, usando sua inteligência e a criança memoriza o que aprendeu.
(          ) A mãe ensina o filho, dando o exemplo e a criança repete o aprendido, sempre que tem oportunidade. A criança ouve. 
(          ) A criança vivencia o significado emocional da peça musical.
(          ) A criança compreende o significado da aprendizagem.
 
Agora, selecione a ordem correta abaixo:
	
	A
	3, 4, 1, 2 e 5.
	
	B
	2, 5, 3, 1 e 4.
	
	C
	2, 3, 1, 5 e 4.
(são 10 passos definidos por Suzuki. Alguns foram agrupados na resposta acima. Livro-base, pág. 197)
	
	D
	4, 5, 1, 3, e 2.
	
	E
	1, 5, 3, 4 e 2.
Questão 10/10
Leia o excerto a seguir:
               
\u201cPara o educador musical Edgar Willems, a formação do ouvido é central para a educação musical. Ele reuniu e citou em uma de suas obras, pensamentos de 31 autores, entre filósofos, músicos, pedagogos e cientistas, sobre a importância da escuta.\u201d (PAREJO, Enny. Edgar Willems: um pioneiro da educação musical. In: ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011, p. 96.)
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os elementos às suas características:
 
Ouvir
Escutar
Entender
Audição ativa
Audição passiva
 
(