objetiva
6 pág.

objetiva


DisciplinaMetodologia de Ensino de Artes269 materiais578 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10
De acordo com o livro-base, foram realizados estudos sobre linguagem, memória e percepção, bem como o estabelecimento de comparações entre as características das modalidades cerebrais referentes ao lado esquerdo e ao lado direito.
Com base nas informações apresentadas, relacione a coluna A com a coluna B. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	
	A
	I \u2013 II \u2013 III \u2013 IV \u2013 V
	
	B
	IV \u2013 V \u2013 I \u2013 II \u2013 III
	
	C
	III \u2013 II \u2013 V \u2013 I \u2013 IV
	
	D
	V \u2013 IV \u2013 III \u2013 II \u2013 I
Não verbal: percebe as coisas com um mínimo de conexão com palavras. Sintética: agrupa as coisas para formar um todo. Concreta: concebe cada coisa como ela é no momento. Analógica: vê semelhanças entre coisas como ela é no momento. Não temporal: não tem senso de tempo. (p. 247)
Questão 2/10
Para Zagonel (2011), tocar e cantar são atividades que caracterizam um dos elementos da música.
Com base nos seus estudos, qual é o elemento das atividades musicais e do ensino de arte que caracteriza a afirmação acima? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A execução
Você acertou!
A execução refere-se à performance, ou seja, ao tocar e cantar, e sem essa atividade, a música, propriamente dita, nem existiria. (p. 29)
	
	B
	O canto
	
	C
	A arte
	
	D
	O instrumento
Questão 3/10
Zagonel (2011) afirma que a criação é de extrema importância para as crianças, pois elas têm a oportunidade de expressar e de conhecer a linguagem musical de forma diferente. A partir dos seus estudos, e com base nas leituras dos materiais, qual é o primeiro estágio da música? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A leitura de partitura
	
	B
	O som do canto
	
	C
	A técnica vocal
	
	D
	A composição
Você acertou!
A composição é o primeiro estágio da música. (p. 28)
Questão 4/10
O educador suíço Dalcroze, ao observar o aprendizado do ritmo musical, percebeu que havia uma forte necessidade de melhoria, pois os alunos apresentavam muitas dificuldades com o ensino teórico.
 
Com base nos seus estudos e na informação acima, quais foram as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A leitura das partituras
	
	B
	As muitas teorias para a aquisição da música clássica
	
	C
	A música clássica e sua história
	
	D
	A aprendizagem das noções rítmicas, por falta da prática, da participação do corpo para a sua apreensão.
Você acertou!
De fato, a ausência da prática e da participação corporal para a apreensão das noções rítmicas foram as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. (p. 34)
Questão 5/10
A teoria das inteligências múltiplas tem como fundamento interpretar como as culturas e as disciplinas modelam o potencial humano, enfocando o conteúdo e o produto da aprendizagem em cada tipo de inteligência humana.
Referente ao assunto, quais as características da inteligência ambiental? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Coordenação, balanço, destreza, flexibilidade e velocidade.
	
	B
	Classificação, inferência, generalização e cálculo.
	
	C
	Enfoque do mundo natural.
Você acertou!
A inteligência ambiental caracteriza o enfoque do mundo natural. (p. 252)
	
	D
	Habilidades de manipulação da sintaxe ou da estrutura da língua.
Questão 6/10
Zagonel (2011) aborda que para cada expressão artística há diferentes tipos de atividades, e que todas contemplam o processo de ensino-aprendizagem. A partir dos seus estudos, quais são as principais atividades musicais? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A partitura, a escrita, a leitura e o canto
	
	B
	A apreciação, a composição, a execução, a literatura e a técnica
Você acertou!
As principais atividades musicais são: a apreciação, a composição, a execução, a literatura e a técnica. (p. 28)
	
	C
	O canto, a dança, a pintura, o teatro e a expressão corporal
	
	D
	A escrita, a leitura, a composição e o som
Questão 7/10
O livro-base nos apresenta critérios de avalições para que o professor identifique se determinado aluno realmente aprendeu e como atribuir nota a esse aprendizado. Portanto, como deve ser este processo avaliativo? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I - Nenhuma avaliação deve ocorrer sem critérios previamente definidos e sem compartilhá-los com os alunos.
II - Os critérios para uma avaliação objetivam classificar os conteúdos que os alunos aprenderam ou estão aprendendo.
III - Correção, articulação das partes, sequência lógica, rigor na argumentação, criatividade e foco devem estar sempre no processo.
IV - Toda avaliação deve ser feita após o término do bimestre, verificando a pontuação do aluno em cada atividade e, assim, poder fechar sua média. A nota que o aluno tirar será exatamente o equivalente à sua aprendizagem.
	
	A
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Nenhuma avaliação deve ocorrer sem critérios previamente definidos e sem compartilhá-los com os alunos. Os critérios para uma avaliação objetivam classificar os conteúdos que os alunos aprenderam ou estão aprendendo. Correção, articulação das partes, sequência lógica, rigor na argumentação, criatividade e foco devem estar sempre no processo. (p. 193)
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
Questão 8/10
Dos elementos constitutivos da música, o som traz aspectos e atividades práticas relevantes para o ensino de arte. Sobre os elementos do som e suas atividades práticas, relacione a coluna A com a coluna B. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	
	A
	I \u2013 II \u2013 III \u2013 IV
	
	B
	IV \u2013 I \u2013 II \u2013 III
Você acertou!
Timbre - O ato de andar e bater palmas ao som de uma música leva os alunos à compreensão da pulsação musical -  Altura - O uso de diferentes objetos que produzem sons podem aguçar a imaginação da criança. Exemplo: O \u201csacudir\u201d de uma folha de radiografia pode simular um trovão.- Intensidade - Sofia gosta de ouvir músicas, e para representar a altura sonora das notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) ela faz movimentos com o corpo. Duração - A professora Catarina realiza brincadeiras interessantes com música. Para a compreensão do aluno, ela faz uso das cantigas de roda, cantarolando bem fraco e, depois, bem forte. (23 a 27).
	
	C
	II \u2013 III \u2013 IV \u2013 II
	
	D
	III \u2013 IV \u2013 I \u2013 II
Questão 9/10
Dos apontamentos sobre os métodos ativos, Zagonel (2011) afirma que a música é vista como um meio de educação. A partir dos seus estudos, quais são os dois elementos prioritários no método ativo? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A prática artística e o conhecimento teórico
	
	B
	A escuta e a percepção do aluno
No método ativo, a prioridade é respaldada à escuta e à percepção. (p. 39)
	
	C
	O ensino de música nas escolas do ensino regular e a ênfase na música clássica
	
	D
	As aulas de música e a avaliação nos conservatórios
Questão 10/10
Apesar da dança estar presente na formação de cidadãos desde tempos remotos, no ambiente escolar brasileiro ela se solidificou como área do conhecimento somente a partir de 1998 e com a promulgação de qual documento? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais \u2013 PCNs
Você acertou!
A dança se solidificou no ambiente escolar brasileiro como área do conhecimento a partir de 1998 com a promulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais \u2013 PCNs, que a incluem como linguagem a ser comtemplada no ensino