APOL 04   Comunicação Organizacional e Sistemas de Informações Gerenciais (UNINTER)

APOL 04 Comunicação Organizacional e Sistemas de Informações Gerenciais (UNINTER)


DisciplinaComunicação Organizacional/ Sistemas de Informações Gerenciais320 materiais1.010 seguidores
Pré-visualização2 páginas
APOL 4
	
	
	
	
	
	
Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Muitas empresas ainda se deparam com obstáculos em adequar as suas estratégias de comunicação aos públicos de interesse, apresentando, muitas vezes, dificuldades em saber utilizar corretamente a linguagem e redigir os seus documentos e correspondências. A forma como a organização se comunica e produz os seus documentos e correspondência pode melhorar ou denegrir a imagem da empresa no mercado. A partir deste contexto, torna-se necessário que os profissionais das empresas apresentem conhecimentos e habilidades para trabalhar a redação técnica visto que ela engloba textos como: contratos, memorandos, atas, relatórios, procurações, entre outros.
A respeito da estrutura e características da redação técnica, admite-se na redação técnica o uso de:
Nota: 20.0
	
	A
	Metáfora.
	
	B
	Subjetividade.
	
	C
	Figuras de Linguagem.
	
	D
	Linguagem Poética.
	
	E
	Precisão do Vocabulário.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 04 (intervalo de páginas 19 até 20) observa-se que:
a) INCORRETA: característica da redação literária.
b) INCORRETA: característica da redação literária.
c) INCORRETA: característica da redação literária.
d) INCORRETA: característica da redação literária.
e) CORRETA: característica da redação técnica.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre as características dos textos na área organizacional:
Um documento, um memorando, qualquer que seja o objeto de um comunicado empresarial, exige cuidados especiais com o tratamento da linguagem. A redação adequada ao ambiente organizacional utiliza as normas padrão da língua portuguesa, sem erros, sem regionalismos, gírias, cacoetes ou vícios de linguagem. Qualquer desvio da norma padrão pode pôr a perder a credibilidade da organização e dos profissionais envolvidos. No entanto, não são raros casos de erros de Português em correspondências administrativas. Erros de concordância e ortografia estão entre os mais comuns, mas há casos ainda mais graves, como textos que se tornam incompreensíveis por utilizarem expressões ou construções ambíguas ou sem sentido.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às características inerentes a um texto organizacional:
( F ) Coesão é uma característica do texto escrito nas normas da língua portuguesa.
( F ) Clareza e objetividade são sinônimos.
( V ) Coesão, clareza e objetividade são características desejáveis ao texto administrativo.
( V ) Concisão é a característica que faz com que o texto seja direto e objetivo.
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,F,F.
	
	B
	F,F,V,V.
Você acertou!
A terceira e quarta afirmativas são verdadeiras, pois coesão, clareza e objetividade são elementos que devem estar em acordo com um texto, além de que a concisão é o que torna um texto objetivo. As afirmativas duas primeiras, são falsas, pois coesão é a característica do texto harmônico, em que as ideias se entrelaçam. Clareza é a característica do texto que não deixa margem para interpretações equivocadas. Objetividade é a caraterística que torna o texto conciso (Aula 05, Tema 5, p. 35).
	
	C
	F,V,V,V.
	
	D
	V,F,F,V.
	
	E
	F,V,F,V.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Apesar de serem considerados essenciais às empresas, muitas pessoas apresentam dúvidas a respeito do papel dos planejadores estratégicos dentro das organizações, isto é, como é o dia de trabalho destes profissionais, o que eles fazem e como captam corretamente as informações.
Considerando o contexto dos planejadores no apoio ao sucesso dos negócios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I \u2013 Devido ao seu envolvimento com a atividade de planejamento estratégico, espera-se do planejador habilidades que combinem a compreensão sobre as tendências de mercado, visão sistêmica, pensamento criativo, comunicação e entendimento sobre os objetivos da organização.
PORQUE
II \u2013 Para elaborar um planejamento bem sucedido à empresa, organizando as estratégias, exige-se que o planejador coordene as suas próprias ações e desenvolva sozinho o seu trabalho, pois assim não sofrerá com a possibilidade de conflitos com os demais setores da empresa.   
Neste contexto é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e I são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 03 da rota da aula 05 (intervalo das páginas 15 até 18) observa-se que:
I \u2013 CORRETA: O planejador deve ter uma visão do todo e detalhada da organização, deve conhecer a realidade e tendências de mercado para a realização do plano de comunicação, necessita desenvolver pesquisas, comunicar-se, pois é ele quem alinha os planos da organização com as suas estratégias.
II \u2013 INCORRETA: O planejador apresenta responsabilidades que envolvem o trabalho junto a sua equipe e de orientação às equipes de outros envolvidos. No planejamento, o foco é o trabalho em equipe e o planejador não pode se isolar para a realização de suas atividades. O contato com os demais profissionais da organização é essencial para que se determinem os objetivos e quem executará cada plano.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Ao se falar em sistemas de informações no contexto empresarial, vemos a variedade de opções de SI que são oferecidas por fornecedores de software. Algumas dessas opções englobam atividades rotineiras e operacionais, outros são focados em atividades realizadas pelo nível gerencial das empresas, enquanto outros SI têm finalidades estratégicas. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde às características de um sistema de informação estratégico:
Nota: 20.0
	
	A
	Ferramenta capaz de coletar, processar, armazenar e distribuir informações.
	
	B
	Conjunto de elementos interrelacionados que atuam em conjunto para a obtenção de objetivos comuns.
	
	C
	Registro de dados referentes às atividades rotineiras dentro das organizações contemporâneas.
	
	D
	Acompanhamento constante das operações organizacionais por meio de indicadores de desempenho.
	
	E
	Ferramenta capaz de alterar a condução dos negócios com o objetivo de assegurar a vantagem competitiva de uma empresa
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por autores como Callon (1996), Hemmatfar (2010) e Turban et al. (2006), citados por Eleutério (2015), um sistema de informações para ser considerado estratégico deve ter o potencial de apoiar as estratégias de uma empresa, bem como auxiliar no alcance de vantagens competitivas. Assim, a alternativa \u2018e\u2019 é correta, uma vez que as demais se referem à outros elementos, que não os sistemas de informações estratégicos. A letra \u2018a\u2019, por exemplo, aponta as finalidades dos sistemas de informação de modo geral. A letra \u2018b\u2019 aponta o conceito de sistemas de modo geral. A letra \u2018c\u2019 aborda as finalidades dos SPT (sistemas de processamento de transações). Por fim, a letra \u2018d\u2019 aborda os sistemas utilizados no nível gerencial (ELEUTÉRIO, 2015, p. 100-110).
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados