apol educação permanente
5 pág.

apol educação permanente


DisciplinaEducação Permanente640 materiais1.134 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1-Leia o trecho a seguir:
\u201cDe acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a \u2018nova arte da formação\u2019, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
Ciência que se ocupa da aprendizagem de crianças e adultos contemplando estudos sobre as melhores metodologias de se efetivar o ensino para esses sujeitos.
Arte ou ciência que se ocupa da orientação das crianças no processo de ensino e aprendizagem, unindo os princípios vindos da Pedagogia e valorizando o conteudismo.
Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem, rompendo com padrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.
Ciência que parte do princípio que o processo de ensino e aprendizagem é único, seja direcionado para adultos ou crianças, focando no conteúdo e na disciplina.
Um modelo de educação que se restringe a compreender como o adulto aprende, desconsiderando sua experiência enquanto sujeito histórico.
2- Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/andragogia/. Acesso em: 02 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
Lentidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Conhecimento prévio; Necessidades de estudar e Motivação.
Motivação; Papel das experiências; Autoconceito do aprendiz e Metacognição.
Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação.
Orientação para a aprendizagem; Papel dos orientadores; Necessidades de decorar e Fixação.
Conhecimento prévio; Necessidades de estudar; Motivação; Metacognição e Aprendizagem lúdica.
3- Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cKnowles (2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragógico de aprendizagem. Experiências passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem, sendo que adultos aprendem mais no contexto da vida real, sendo motivados em aprender para solucionar problemas. Durante anos se refinou o modelo andragógico emergente, o que, em nossa opinião, fortificaram-no. Aprender é um fenômeno complexo que desafia qualquer modelo\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características:
Possui muita bagagem diversificada e sabe como utilizá-la em sala de aula por possuir conceitos formados, portanto, são sujeitos sempre ativos na posse de competências e habilidades para sua vida em sociedade.
São sujeitos com experiência e que possuem sua própria cultura, por isso, são agentes ativos de sua aprendizagem, não necessitando do material concreto para ampliar sua compreensão acerca de um determinado conteúdo.
Geralmente, o aluno da EJA é autônomo e possui autoestima fortalecida, com ampla capacidade de trabalhar em grupos e se relacionar com seus colegas, adaptando-se a qualquer tipo de aula.
O rendimento e a permanência do aluno da EJA geralmente independem da forma como ocorre o direcionamento das disciplinas e as atividades em sala de aula, pois são autônomos e sempre animados para o estudo sem lugar para o fracasso.
Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, enriquecendo-os com os conteúdos curriculares.
4- Considere a seguinte citação: 
\u201cÉ preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar \u2013 saber sobre o trabalho \u2013 e não apenas um saber \u2018qualificado\u2019 (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
Utiliza diferentes mecanismos para reproduzir a escola dual visando uma formação para o mundo do trabalho.
Defende uma escola pública, unitária, gratuita, laica e politécnica.
Prioriza a universalização da educação básica de efetiva qualidade, visando formar o cidadão crítico e reflexivo para o mercado de trabalho.
Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educação profissional e tecnológica restrita.
Trata-se de um projeto que considera a necessidade da universalização do ensino médio de qualidade, pautado na concepção da educação politécnica.
5- \u201cNo Brasil, o neoliberalismo começa sua penetração no Governo Fernando Collor de Mello através de duas áreas bastante delimitadas: no Estado e na economia [...] A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional \u2013 LDB 9.394/96 aprovada no Congresso Nacional se constituiu em importante tentativa de conciliação das finalidades da educação brasileira. Não obstante à grande mobilização política da sociedade em torno da criação de uma escola pública democrática de qualidade e de acesso amplo e irrestrito ao conhecimento, seu resultado ainda parece incerto e indefinido. Existe uma distância entre a lei e a realidade, que, ao que tudo indica, ainda não foi superada\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/art16_21.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017. 
Levando em consideração o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica sobre o projeto de