Simulados Fundamentos da Educação Física
24 pág.

Simulados Fundamentos da Educação Física


DisciplinaEducação Física49.928 materiais274.271 seguidores
Pré-visualização8 páginas
formas de atividades físicas no tempo de lazer." Segundo o artigo acima, podemos aceitar a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
I. Uma aula de Educação Física, bastante disciplinada e com regras rígidas, também irá gerar prazer, pois a prática de atividade física é por si só divertida.
II. O professor de Educação Física deverá oferecer atividades físicas criativas e divertidas, com liberdade de escolha para gerar sentimentos de alegria e satisfação naquelas que a praticam.
III. O esporte competitivo é fundamental para uma aula de Educação Física ser divertida e prazerosa.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
		
	
	
	
	
	II e III, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	 
	II, apenas
	
	
	I, II e III
	
		5.
		"Profissão constituida pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos".
Considerando o conceito de Educação Física citado pelo documento de Intervenção Profissional (CONFEF, 2002), analise as afirmativas abaixo:
I - Um profissional provisionado em musculação possui o registro do CREF da sua região e pode atuar em qualquer atividade de academia.
II - O profissional de Educação Física deverá, antes de tudo, exercer sua função de Educação para saúde, pois estará atuando de forma preventiva na redução de enfermidades relacionadas ao sedentarismo.
III - O profissional de Educação Física deverá sempre oferecer aos seus beneficiários, atividades prazerosas, para que possa criar hábitos e atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável. 
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	
	
	
	III
	
	 
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	II
	
	
		6.
		A profissão de Educação Física foi regulamentada pela Lei n. 9.696, de 1º de setembro de 1998, que teve por objeto dispor sobre a regulamentação dessa, bem como a criação dos respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. A regulamentação tem sua importância pautada em aspectos determinantes abaixo expostos, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Imprescindibilidade de que a atividade profissional a ser regulamentada - se exercida por pessoa desprovida da formação e das qualificações adequadas - possa oferecer risco à saúde, ao bem-estar, à segurança ou aos interesses patrimoniais da população.
	
	
	Organização de uma instituição de direito público que tem como objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
	
	 
	Promoção da reunião de pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista, tendo como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.
	
	
	Reconhecimento da necessidade de conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento da atividade profissional, estabelecendo a exigência de ser a atividade exercida exclusivamente por profissionais de nível superior, formados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto.
	
	
	Organização de uma instituição com responsabilidade ética com a sociedade de lutar pelo direito constitucional de cada cidadão à prática de atividades físicas - direito este garantido através da orientação e dos serviços prestados por Profissionais de Educação Física.
	
	
		7.
		Qual situação abaixo NÃO representa uma das funções do sistema CONFEF-CREFs?
		
	
	
	
	
	"Realizamos um mutirão durante dois dias para fiscalizar estabelecimentos prestadores de atividade física no município. A ação foi feita para atender a denúncias de cidadãos, preocupados com a qualidade dos serviços".
	
	 
	"Lutamos por um piso salarial digno, 13° salário e férias integrais, pois os direitos básicos do trabalhador brasileiro estão sendo claramente desrespeitados, como por exemplo, a diminuição do período de férias dos profissionais de Educação Física nas academias".
	
	
	"Através de um material motivador e educativo a respeito da profissão e da fundamental intervenção de seus profissionais, temos alertado a sociedade sobre o risco que a falta de orientação profissional pode acarretar, principalmente nas academias de ginástica".  
	
	
	"Apoiamos os cursos de atualização para os profissionais de Educação Física organizados pelas APEFs, com temas que envolvam métodos e técnicas para prescrição de exercícios com segurança e qualidade".
	
	 
	"Os responsáveis também foram alertados sobre a ilegalidade da comercialização de anabolizantes e outras substâncias de uso controlado ou proibido. O alerta teve caráter puramente preventivo e educativo, visto que não foram encontrados indícios da prática criminosa e perigosa para a saúde".
	
		8.
		O Discóbolo de Myron é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória" (Resolução 049/02; Art. 1º , §1º; CONFEF, 2002). Segundo o CONFEF, o que representa o símbolo da Educação Física (Discóbolo de Myron) para a profissão?
		
	
	
	
	 
	A importância do esporte performance.
	
	 
	Os movimentos do corpo humano em ação.
	
	
	A importância da estética corporal.
	
	
	A beleza física expressa por um corpo nu.
	
	
	Um atleta pronto para arremessar o disco nos jogos esportivos da Grécia Antiga.
		1.
		Nestes últimos anos a educação física tem mostrado vitalidade em diversos aspectos. Cada vez mais se organiza academicamente, onde começa a ser identificada. Qual a importância da regulamentação da Profissão de Educação Física?
		
	
	
	
	
	Construir a profissão como um espaço apenas de vivências.
	
	
	Poder ser exercida por pessoa desprovida da formação e das qualificações adequadas não oferecendo risco à saúde, ao bem-estar, à segurança ou aos interesses patrimoniais da população.
	
	 
	Mostrar a real necessidade de conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento da atividade profissional, os quais se tornam indispensáveis à regulamentação, em prol do adequado atendimento à sociedade.
	
	
	Exigir que a atividade seja exercida exclusivamente por qualquer profissional da saúde, de nível superior, formados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
	
	
	Ser o exercício da profissão de Educação Física concebido como uma mera aplicação de normas, técnicas e receitas preestabelecidas.
	
		2.
		A profissão Educação Física foi regulamentada em:
		
	
	
	
	
	10 de setembro de 2000
	
	 
	1º de setembro de 1998
	
	
	12 de setembro de 1998
	
	
	10 de setembro de 1998
	
	
	1º de setembro de 2000
		3.
		A Educação Física no Brasil de hoje tem se desenvolvido bastante devido à sua inserção na escola. A importância do Profissional de Educação Física como agente educador pode ser percebida a partir:
		
	
	
	
	
	Da articulação com outras áreas para apropriação de novas formas de intervenção.
	
	 
	Da prática de valores do esporte para junto das mais variadas comunidades e locais onde atuam.
	
	
	Do entendimento das preferências a determinadas práticas esportivas.
	
	
	Da busca de rendimento para alunos portadores de algum tipo de deficiência.
	
	
	Da priorização da atividade física nas séries finais do ensino fundamental.
	
	
		4.