Simulados Fundamentos da Educação Física
24 pág.

Simulados Fundamentos da Educação Física


DisciplinaEducação Física49.907 materiais274.142 seguidores
Pré-visualização8 páginas
as vantagens da prática ao ar livre. Nesses casos, a pessoa é a única responsável pela condução do exercício e deve lembrar disso. Na opinião dos professores, quem dispensa a academia deveria passar por uma assessoria especializada, que irá observar a avaliação médica e o grau de condicionamento físico do indivíduo para só então montar um treino específico. "Não dá para sair correndo e pronto. Tem que ter preparação, fazer alongamento e aprender técnicas de passada", alerta Marcelo. Até mesmo a musculação, que parece apresentar menos riscos, pode prejudicar a saúde, se realizada sem o devido cuidado. "É possível lesionar a coluna fazendo abdominais", completa Sarkis.
(Fonte: Site CONFEF, comunicação publicada em 7/4/2010)
O texto acima aborda o(s) seguinte(s) assunto(s):
I -  A importância de praticar atividades físicas prazerosas e agradáveis para manter uma rotina de exercícios.
II - A importância da avaliação física prévia ao exercício.
III - A importância de praticar atividades físicas com profissionais qualificados.
 Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	
	
	
	II, apenas
	
	 
	II e III, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	 
	I, II, III
	
	
		8.
		Mariana é profissional de Educação Física, com formação em Licenciatura, e trabalha em uma escola da rede particular de ensino. Seu trabalho vem fazendo sucesso entre os alunos e, por isso, foi convidada para trabalhar com atividades extra-curriculares. A coordenação da sua escola irá oferecer atividades de iniciação esportiva para aquelas crianças que estão acima do peso, ou que precisam melhorar suas habilidades motoras. Bastante satisfeita, Mariana agradeceu o convite e disse que poderia começar amanhã mesmo.
Baseando-se no texto acima, esta situação pode ser avaliada como:
		
	
	
	
	
	Incorreta, pois o(a) profissional de Educação Física precisa da formação em Bacharelado e, não de Licenciatura, para trabalhar na escola com atividades curriculares e extracurriculares.
	
	
	Correta, pois o(a) profissional de Educação Física com formação em Licenciatura pode trabalhar na escola com atividades curriculares e extracurriculares.
	
	
	Incorreta, pois o(a) profissional de Educação Física precisa da formação em Bacharelado para trabalhar com as atividades curriculares e de Licenciatura para trabalhar com as atividades extracurriculares.
	
	 
	Incorreta, pois o(a) profissional de Educação Física com formação em Licenciatura pode trabalhar na escola apenas com as atividades curriculares.
	
	
	Incorreta, pois o(a) profissional de Educação Física com formação em Licenciatura pode trabalhar na escola apenas com as atividades extracurriculares.
		1.
		Um professor de Educação Física, após realizar algumas avaliações, percebeu que seu aluno continuava aumentando a quantidade de massa gorda. Preocupado com o prognóstico de doenças relacionadas ao excesso de peso, aumentou a frequência da atividade aeróbica de 3 vezes para 5 vezes por semana. Analisando o contexto acima, percebemos, além da Avaliação Física, uma outra área específica de intervenção profissional. Marque a opção correta:
		
	
	
	
	
	Preparação Física
	
	 
	Orientação de atividades físicas
	
	
	Recreação em atividade física
	
	
	Gestão em Educação Física e desporto
	
	
	Treinamento Desportivo
		2.
		No artigo "Licenciatura e/ou Bacharelado: opções de graduação para intervenção profissional" (STEINHILBER, 2006), o autor afirma que "a licenciatura corresponde à formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, portanto, para atuação específica e especializada com a componente curricular Educação Física". Para o bacharelado (graduação pelo Conselho Nacional de Educação - CNE) o autor estabelece que:
		
	
	
	
	
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, estando inclusive autorizado a atuar na educação básica.
	
	
	O profissional é qualificado para intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física, exceto no âmbito e esportivo.
	
	
	O profissional não é qualificado para atuar na escola.
	
	 
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando impedido de atuar na educação básica.
	
	
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando compelido a atuar na educação básica.
		3.
		" Tempos atrás, essa era uma cena comum: durante a aula de Educação Física, o aluno que tivesse alguma deficiência era dispensado de participar. Hoje em dia, isso não é mais aceitável. Como a educação é um direito de todos, os portadores de deficiência devem ser atendidos pelas escolas regulares e inseridos em seu cotidiano. é o que determina a Declaração de Salamanca da Unesco, da qual o Brasil é segnatário (Revista deEF, CONFEF, nº 40, junho 2011)".
Baseando-se na leitura acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - A Educação Física e os programas de Esportes atuais não precisam, necessariamente, adaptar-se às necessidades individuais e sociais.
II - É dever e responsabilidade dos Profissionais de Educação Física elaborar um programa de atividade física para os beneficiários em função de suas condições gerais de saúde.
III - A Educação Física é a única disciplina escolar que tem por objetivo o corpo. Ela ajuda as crianças a familiarizarem-se com as atividades corporais e permite desenvolver entre elas o interesse necessário para cuidar da saúde, algo que é fundamental para levar uma vida saudável na idade adulta. Também ajuda as crianças a respeitarem os seus corpos e os dos demais.
		
	
	
	
	 
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	III
	
	
	II
	
	
	I e III
	
		4.
		Realizar atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; ser atraído para a prática de um esporte despojado de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas; perceber a facilidade de acesso à prática das atividades físicas e esportivas oferecidas por uma estrutura de funcionamento organizada com segurança para a integridade pessoal de todos; tornar possível a realização do convívio social e seu aproveitamento, decorrente do esporte; favorecer uma prática esportiva que elimine diferenças no sentido de democratizar o bem estar. Conceitualmente, esses preceitos caracterizam que tipo de prática do esporte?
		
	
	
	
	 
	esporte participação
	
	
	esporte competição
	
	
	esporte rendimento
	
	
	esporte educação
	
	
	esporte de aventura
	
		5.
		O Esporte Escolar, quando restrito a crianças e adolescentes considerados talentos esportivos, sendo predominantemente compreendido como base para o esporte de rendimento, e desenvolvido a partir desta compreensão, é uma realidade que distancia a prática do Esporte da perspectiva educacional. Quais consequências podem ser geradas a partir desta concepção?
		
	
	
	
	
	N.D.A.
	
	
	Criar uma ambiente propício para um maior número de crianças e adolescentes serem transformados em verdadeiros campeões
	
	
	Favorecer a formação do cidadão de maneira competitiva, através do respeito a regulamentos e instituições