Simulados Fundamentos da Educação Física
24 pág.

Simulados Fundamentos da Educação Física


DisciplinaEducação Física49.907 materiais274.142 seguidores
Pré-visualização8 páginas
podemos desenvolver valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade, e a cooperação, tornando-se um meio eficaz para a convivência humana.
	
	
	Através do turismo podemos melhorar as relações familiares e de amizade.
	
		7.
		"Como professor de Educação Física, gostei da matéria que falava da precariedade de quadras esportivas nas escolas do Rio. Porém, não podemos confundir Educação Física com esporte. O esporte é apenas um dos tantos outros conteúdos da disciplina Educação Física, e não o exclusivo. A formação de atletas no interior das escolas já foi política educacional do regime militar e em nada melhorou nossa situação olímpica. A Educação Física é um componente curricular para todos os estudantes, e não deve somente selecionar atletas em detrimento dos que, por acaso, possam ter menor habilidade esportiva (Fonte: Jornal O Globo: carta dos leitores. RAMOS, 13 de outubro 2009)". Segundo o Manifesto Mundial de Educação Física (2000), qual o capítulo que melhor expressa a preocupação do professor?
	
	
	
	
	 
	Capítulo XIV: A Educação Física e a adequação de intalações e equipamentos. A FIEP conclui art. 16:"Todos os responsáveis pelos processos de Educação Física devem empenhar-se na busca de instalações e meios materiais adequados para que não seja prejudicada nos seus objetivos."
	
	
	Capítulo IX: A Educação Física como meio de promoção cultural. A FIEP conclui art. 9: "A Educação Física, deverá eticamente ser utilizada sempre como um meio adequado de respeito e de reforço às diversidades culturais."
	
	
	Capítulo XXI: O papel dos meios de comunicação diante da Educação Física. A FIEP conclui art. 24: "Os responsáveis pela Educação Física devem, nas suas estratégias de valorização da Educação Física para as pessoas, buscar todas as formas de comunicação que possam reforçar o conhecimento dos seus benefícios."
	
	
	Capítulo XV: A Educação Física para pessoas com necessidades especiais. A FIEP conclui art. 17:"A Educação Física, ao ser reconhecida como meio eficaz de equilíbrio e melhoria em diversas situações, quando oferecida a pessoas com necessidades especiais, deverá ser cuidadosamente adaptada às características de cada caso."
	
	 
	Capítulo XVI: A Educação Física e seu compromisso contra a discriminação e a exclusão social. A FIEP conclui art. 18: "A Educação Física deve ser utilizada na luta contra descriminação e a exclusão social de qualquer tipo, democratizando as oportunidades de participação das pessoas com infra-estrutura e condições favoráveis e acessíveis."
	
		8.
		Segundo o Manifesto Mundial de Educação Física (FIEP, 2000), "a Cultura da Paz deve ser uma contribuição da Educação Física". Qual das opções abaixo NÃO representa esta contribuição?
	
	
	
	
	
	Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural.
	
	 
	Prevenir conflitos e buscar soluções por meios não violentos, exceto nos esportes de massa.
	
	
	Promover, no esporte de alto rendimento, o Fair Play.
	
	
	Incentivar na escola o esporte cooperativo ao invés do competitivo.
	
	
	Preservar a dignidade humana através de iniciativas de aproximação dos seres humanos.
		1.
		O profissional de Educação Física deve estar comprometido com a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, identifique que conjunto de ações ele pode realizar na sua prática pedagógica, conforme estabelecido pelo Manifesto Mundial da Educação Física (2000):
	
	
	
	
	
	Utilizar o mesmo lixo para qualquer tipo de material, dispensar o copo de refrigerante na areia da praia e alertar os alunos para não jogarem lixo durante uma caminhada em uma trilha.
	
	
	Participar de passeatas a favor do desmatamento, ir a encontros mundiais sobre o clima e ensinar os alunos a respeitarem a natureza durante uma trilha na mata.
	
	
	Combater o desmatamento, jogar lixo em locais públicos e utilizar materiais recicláveis.
	
	 
	Utilizar materiais recicláveis, proibir que seja jogado lixo na praça durante um passeio e enfatizar a importância da reciclagem.
	
	
	Ignorar o impacto ambiental gerado pela construção de espaços para a prática de atividades físicas, combater o desmatamento e ir a encontros mundiais sobre o clima.
	
	
	
		2.
		Em relação às assertivas abaixo, marque a opção correta.
A Educação Física pode promover a cultura da paz porque na prática esportiva aprende-se a respeitar o adversário independentemente de seu país, religião ou orientação política.
	
	
	
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
		1.
		Na Antiguidade oriental, alguns povos cooperaram para a evolução da Educação Física, como por exemplo, chineses, hindus e egípcios. A atividade física ganha mais duas características, terapêutica e educacional (MARINHO, 2004). Marque a frase que NÃO representa a característica terapêutica desta época.
	
	
	
	
	 
	Os egícpios deixaram registradas imagens de corpos fortes e esculpidos dentro dos padrões estéticos dos gregos.
	
	
	A Índia é reconhecida como a nação que conseguiu atingir o maior grau de elevação espiritual de toda a humanidade.
	
	
	A yoga purifica o corpo e facilita, através da meditação, a identificação do homem com a sua essência divina.
	
	
	Os chineses foram os primeiros a racionalizar o movimento humano, dando-lhe um forte conteúdo médico.
	
	
	Os chines praticavam o Kong-Fou, considerada a "arte do homem", pois servia para torná-lo um leal servidor da alma.
		2.
		O homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. Por que a manifestação cultural da atividade física produziu-se de formas diferentes em cada período histórico e civilizações?
	
	
	
	
	 
	Em função das necessidades sociais e dos objetivos de cada civilização
	
	
	Por ter a educação científica do movimento humano ficado longe de realizar uma legítima formação de cientistas por meio de profundos estudos das ciências exatas.
	
	
	Porque as disciplinas científicas oferecidas pelos colégios se restringiam a noções gerais e superficiais sobre atividade física
	
	
	Porque a educação sempre foi privilégio absoluto das classes dominantes
	
	
	Com o passar dos anos, e com o acúmulo do conhecimento humano, a transmissão de conhecimentos sobre a cultura do movimento humano não era realizada
		3.
		Qual foi a maior descoberta desse tempo?
	
	
	
	
	
	Domínio da terra.
	
	
	Domínio da água.
	
	 
	Domínio do fogo.
	
	
	Domínio da roda.
	
	
	Domínio dos quatro elementos.
		4.
		A redução do gasto calórico diário com atividades físicas associada à domesticação de animais e início da agricultura na Pré-História é denominada de:
	
	
	
	
	
	Sedentarismo
	
	 
	Processo de sedentarização
	
	
	Idade dos Metais
	
	
	Período Paleolítico
	
	 
	Período Neolítico
		5.
		"Nossos indígenas não conheciam os metais, estando ainda na idade da pedra lascada. Eram muito hábeis e, na luta pela sobrevivência, praticavam diversas atividades físicas" (MARINHO, 2004). Após esta citação podemos perceber que o autor relaciona os seguintes períodos.
	
	
	
	
	
	Brasil colônia e antiguidade oriente
	
	
	Brasil império e pré-história neolítico
	
	
	Brasil império e pré-história paleolítico
	
	 
	Brasil colônia e pré-história neolítico
	
	 
	Brasil colônia e pré-história