relatório final de química estágio
27 pág.

relatório final de química estágio


DisciplinaEstágio Final11 materiais207 seguidores
Pré-visualização5 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO \u2013 IFMT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL \u2013 UAB
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
RELATÓRIO FINAL 
ESTÁGIO SUPERVISONADO III 
CUIABÁ - MT
2013
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO \u2013 IFMT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL \u2013 UAB
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
CLÁUDIO DINIZ SOARES ROSA LINO
RELATÓRIO FINAL 
ESTÁGIO SUPERVISONADO III
Relatório final apresentado no Curso de Licenciatura em Química \u2013 IFMT/UAB, como requisito parcial para obtenção de créditos do Estágio Supervisionado III, sob a orientação da Prof.a Titular - Leiva Coleta Santiago e Tutora à distância - Leila Aparecida Diogo.
Cuiabá, MT
2013
SUMÁRIO
Introdução 04
Sistematização do Diagnóstico 05
Relatórios Preliminares 06
A Importância da Avaliação 20
Considerações Finais 24
Referências Bibliográficas 25
Anexos 26
INTRODUÇÃO
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Oferece assim por esse meio ao estagiário não só à formação profissional, mas adéqua esta formação às expectativas de mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. 
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o 6º semestre letivo em 2013, do curso de Licenciatura em Química \u2013 UAB - IFMT, da disciplina Estágio III, ministrada pelas professoras: Titular - Leiva Coleta Santiago e Tutora à distância - Leila Aparecida Diogo.
 O estágio foi realizado visando fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. O estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. 
Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura de tópicos determinada pelo sumário, onde se encontra a estrutura organizacional do mesmo. O desafio para nós estudantes de licenciatura em Química é mudar a forma de pensar e de ensinar e o estágio III possibilitou-me um repensar da educação no ensino desta disciplina no ensino médio. 
SISTEMATIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
Nesta última fase da vida acadêmica do curso de Licenciatura em Química, denominada de Estágio III, foi aqui dividida em duas fases: Observação e Regência, realizadas no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013 a observação e de 25 de fevereiro a 15 de março, a regência, todas na Escola Estadual \u201cDr. Artur Antunes Maciel\u201d, localizada na Rua Paulo Carneiro da Silva, nº 121, Bairro: Módulo II na cidade de Juína - MT, sob o acompanhamento da Professora Elaine Cristina Almeida Nunes, no período vespertino onde a mesma possui lotação efetiva de 20 horas-aula neste período atendendo as turmas do 1º ano \u201cH\u201d do Ensino Médio Integrado com habilitação em Técnico em Administração e do 1º ano \u201cI\u201d do Ensino Médio Integrado com habilitação em Técnico em Informática. Além dos 2º anos regulares \u201cF\u201d, \u201cG\u201d, \u201cH\u201d, \u201cI\u201d, \u201cJ\u201d e \u201cK\u201d e os 3º anos regulares \u201cE\u201d e \u201cF\u201d, sendo 02 aulas semanais em cada turma.
	A escola que funciona nos períodos matutinos, vespertino e noturno oferece à comunidade o Ensino Médio Regular e Integrado ao Ensino Médio na modalidade Técnico em Informática e Técnico em Administração. Possui 01 Diretora, 04 Coordenadoras, 79 professores, 12 Técnicos Administrativo Educacional, 16 Apoio Administrativo Educacional, entre efetivos e contratados temporariamente, atende em média 1500 alunos da rede pública de ensino. 
Apesar de estar localizada em um bairro central que conta com ruas pavimentadas e uma linha de ônibus que passa ao lado da mesma, proporcionando assim um acesso rápido a escola, a maior parte dos alunos caracteriza-se por serem de famílias predominantemente pertencentes à classe média baixa. O espaço físico da escola é ótimo, dividido em 18 salas de aulas, 01 biblioteca, 02 laboratórios de informática com 35 computadores cada e todos ligados à Internet, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 cantina, 01 sala dos professores com banheiro, 04 banheiros normais e 04 PNE para alunos, 01 cozinha com refeitório amplo, 01 laboratório de matemática, 01 laboratório de química, 01 laboratório de física e 01 laboratório de biologia, além de um laboratório-oficina para manutenção de computadores. 01 Quadra de esportes coberta e amplo pátio gramado. 
A sala dos professores é coletiva com armários individuais para cada professor (efetivo e contratados). Todas as salas de aula possuem televisor em cores de 29\u201d, DVD, 02 aparelhos de ar condicionado e 04 ventiladores de teto. Dos materiais observados na diretoria, secretaria, biblioteca e sala dos professores, temos ao todo: 16 computadores, 1 máquina de Xerox, diversos mapas, uma geladeira e 5 armários. 
As salas de aulas são espaçosas com um número de 34 a 40 carteiras cada, da sala 01 a sala 10, todas dão de frente ao pátio e da sala 11 à 18 ficam em um corredor paralelo ao prédio central.
As aulas de Química da Professora Elaine são ora calmas, ora barulhentas, pois a mesma impõe o respeito e a ordem na sala, mas as conversas paralelas sempre surgem, mas só há tumulto quando toca a sirene para a saída para o recreio ou para a saída para casa, pois os alunos saem correndo e atropelam quem estiver pela frente.
A experiência de estágio nesta escola me fez ver que o professor não pode ser apenas um transmissor de conteúdo como também deve participar ativamente na vida dos alunos, deve ser um mentor, um regente, um guia e um influenciador. Deve estimulá-los a expressar suas ideias sem reprimi-las. 
Sabemos das pressões da escola e do desgaste em sala de aula que o professor tem, mas estar à frente de uma classe é uma enorme responsabilidade, pois há vidas humanas a serem trabalhadas. Os alunos têm sentimentos, têm atitudes e percebem tudo. Seus potenciais têm que ser descobertos pelo professor e este não deve jamais subestimá-los. Com isso, deu para perceber que para que alguém seja um bom professor, tem que além de dominar o conteúdo tem que saber trabalhar com as várias inteligências múltiplas, que se apresentam em sala de aula. 
RELATÓRIOS PRELIMINARES
	O referido Estágio foi realizado na cidade de Juína - MT, no período de 18 de Fevereiro a 15 de março de 2013 do corrente ano, nas dependências da Escola Estadual \u201cDr. Artur Antunes Maciel\u201d e Supervisionado pela Professora Efetiva, licenciada em Química e titular de carreira desta Instituição, Profª. Elaine Cristina Almeida Nunes, que não mediu esforços para me ajudar. 
	Para o desenvolvimento desse trabalho, foram necessárias muitas horas de preparo e pesquisa das atividades juntamente com a Professora, tanto para a observação quanto para a regência.
 	O que foi feito com muito prazer e descontração, propiciando assim momentos de inteiro entretenimento de ambas as partes, levando o estagiário há um conhecimento ampliado dos assuntos estudados.
	Hoje, posso dizer que