Buscar

Platão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Capítulo II do livro de Chevallier a História do Pensamento Político inicia com reflexão de Platão no que se refere a compreensão da Cidade e o enfoque na verdadeira filosofia. Visão do filósofo da importância da filosofia através da politica e em favor da política. 
A definição de República e sua razões, indagações acerca da Cidade em detrimento a filosofia de Platão. O papel da justiça, educação e comunidade como teorias condicionantes para a boa governança da Cidade.
A ideia de Platão era expressar a necessidade da República ter a justiça como caracteristica impoluta. Neste contexto aparecem as tratativas de moral, metafisica, educação, psicologia, religião e arte. Pois segundo Platão todas as trativas estão ligadas e contidas na vida individual e social da Cidade.
Tema: Razão, Justiça e hierarquia
Platão inicia contrariando definição de Glauco e Trasímaco sobre justiça que induz a justiça na individualidade dos Sofitas e na definição de “dar a cada umo que é seu”. Apoia sua menção a justiça na realidade da Cidade, na justiça para o todo e depois a justiça no indivíduo. Revela que o Todo Social é comparado ao indivíduo. 
Entendermos a constituição e o funcionamento da Cidade revela-se a melhor compreensão de justiça. Na época de Platão a Cidade estava corrompida por inverdades, retóricas e Platão instituida na figura do filósofo o único a ter capacidade de entender, aperfeiçoar e realizar uma governança sã, simples e transparente. Atribuia aos fiósofos como os únicos que possuiam a capacidade de captar a verdade, e os quais são permitidos a governar. Filósofo também possuia um papel de mediador que poderia levar para sociedade para um bem comum, verdadeiro. O filosofo é incorruptível e não estaria sendo enganado pelo poder.
As ideias platônicas e a busca de Platão pela verdade e pelo conhecimento caracterizam o movimento político nas Cidades. Os elementos primordiais para a governança nas cidades e assim, em resultado a política, podem ser canalizados para três pilares: Justiça, Beleza e Igualdade. Os pilares elencados possuem um único aspecto de união. Todos somente são compreendidos pela razão,somente através da razão pode-se obter uma Cidade governada pela Verdade, o Bem e pela luz ao conhecimento. E quem detinha o conhecimento na época? Os filósofos.
Neste contexto, claramente expressado pela dominação tradiconal , onde a figura do filósofo configura como um ser a qual é obedecido e ordena. A sua autoridade consiste num visível sentimento antigo e coletivo a qual a maioria da polis deva obedecer. A posição hierarquica do filósofo na Cidade estimula a dependência de conhecimento e razão dos outros grupos segmentados.
Ser racional indica uma coerência e um fluxo lógico de atitudes e pensamentos em função do bem comum. Reduzir a um determinado grupo a condição de capacidade de racionalidade minimiza a prerrogativa que todo o ser humamo tem competência deste atributo inerente ao próprio ser humamo. O ser humano por si é racional, embora por muitas vezes conduzir suas ações pela emoção o que pode tornar prejudicial. O homem pelo uso da razão encontra a melhor maneira de organizar, controlar e desenvolver sua realidade. O mérito do individuo governante é ter capacidade de raciocínio. E é justamente o que Platão julga ser indispensavel para atingir a verdade.
A razão deve governar A JUSTIÇA E A FELICIDADE.
O governo é caracterizado pelas suas ações próprias e não pela maioria. Na Cidade o governante não impõe seus ensinamentos e atitudes pela força bruta e sim, convence pela razão. Platão busca atingir a identidade e a justiça através da dualidade homem x sociedade. O equilíbrio encontrado entre os dois elementos da Cidade resulta numa governança justa e verdadeira. A Politica ideal – democracia ateniense não é a melhor. Platão criou interdependência de novas teses, sai de o mundo das opiniões e os transforma em conhecimento mais seguro, mais elevado em consonância com a essência a Verdade.
O Sofistas, detentores do conhecimento filosófico, o quais vendia de acordo com Platão opunham-se ao compromisso com a Verdade, corrompendo a Cidade. Inconformado com a politica Ateniense, onde o poder da retorica dos Sofistas promulgava a falta de compromisso com a verdade. A busca pela verdade é importante para obter uma governança paltada na ideia do Bem. O coração da filosofia permeava no compormisso com o certo e não em confiar nas opiniões. Portanto, era de suma valia que a racionalidade, o controle e o monitoriamento fossem realidade.
Nada mais que o respeito a hierarquia social e funcional que acabamos de descrever: exercer cada qual, na Cidade e pela Cidade,a função que lhes compete, que se ajusta as suas aptidões. ….. A doença da Cidade, a injustiça, está em violar a hierarquia, a especialização, em cada qual invadir a seara alheia, em niguém permanecer em seu lugar. 
(CHEVALLIER, Jean J. p.52)
O capitulo relata a hierarquia como base institucional da Política. Na ideia platonica, a hieraquia se dá não pelas posses e sim pela capacidade intelectual do indivíduo. É notável a hierarquia sectária, por grupos sociais. Tem-se os guardiães que constituido por homens e mulheres,os quais tinham importância biológica e de “guarda” para a Cidade. Eles nada podiam possuir em relação a bens e nenhuma preocupação privada lhe incumbia, pois só sua função específica lhe era de interesse. Os guardiães possuiam missões de assegurar o fluxo do bom andamento da Cidade, permeando a ideia do Bem para o coletivo . A emoção era desempenhada pelos guardiães.
Os governantes seres dotados de racionalidade e capacidade de governança. A razão desenvolve-se pelo papel dos governantes.
Cada classe dese ser ensinada de acordo com sua função e com suas atribuições
Exercer suas virtudes, cada qual na sua segmentação.
A emoção pelos guardiões
E a produtiva pelos braçais
Educação de acordo com virtude do individuo.
Modelo politico proposto é o anti democrático/estamental. As almas tem natureza diversa.
Homem é alma e sua essência está aprisionada ao corpo. A alma vem do mundo das ideias.
A Alma relembra o Sumo Bem, na qualidade de uma Polis bem ordenada.
Processo educacional , dialética e falso para verdadeiro ( 7 – 30 anos).
O modo bom de viver. Na Polis a democracia é um regime ruim.
Os produtores vivem no mundo sensível.
Sengundo Platão todos podiam alcansar o conheicmento e a governança. Todo o individuo era capaz de atingir a essencia do conhecimento. Governate justo.
O governo ideal é o governo justo. Justiça está na natureza do individuo ( alma , sabedoria e a virtude)
Modelo ético esta no agir racionalmente.
A Politica precisa de pedagogia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais