Buscar

Trabalho de Temperatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 6: Temperatura
Descreva as principais características dos três mecanismos de transferência de calor: Condução, convecção e radiação.
A condução ocorre no contato físico direto, seja dentro de uma substância ou no contato com outras. A energia cinética dos átomos e moléculas é transmitida por colisão para átomos ou moléculas vizinhas, fluindo das temperaturas mais altas para as mais baixas.
A convecção ocorre com fluidos, onde o calor é transferido dentro do próprio fluido pelos movimentos deste. Devido à densidade, o fluido aquecido se desloca para a superfície, movimentando toda a porção. 
Já a radiação transfere calor através de ondas eletromagnéticas, que viajam na velocidade da luz. Conduz calor inclusive no vácuo.
Por que o aquecedor deve ficar no nível do chão, no inverno?
Devido à densidade do ar, fluidos mais quentes tendem a ascender e os mais frios a descer. Logo se o aquecedor estiver na parte superior demorará mais, consumindo mais energia para aquecer o ambiente. 
Por que o ar condicionado, no verão, deve ficar na parte superior da parede?
Também devido à densidade do ar, fluidos mais frios tendem a descer, e os mais quentes a ascender. Logo se o ar condicionado estiver no chão, demorará muito mais para conseguir resfriar o ambiente, consumindo mais energia. 
Todo objeto cuja temperatura está acima de 0 K emite radiação térmica? Explique. 
Sim, a radiação térmica é gerada pelo movimento de partículas carregadas da matéria e toda substância com temperatura maior que 0 K emite. Um suposto corpo a 0 K não emitiria radiação térmica pois não haveria movimento entre as partículas deste.

Outros materiais