A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
A IMPORTANCIA DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TCC FINAL

Pré-visualização | Página 2 de 4

formação de atitudes sociais, responsabilidade, cooperação, obediência às regras e respeito-
												5
mutuo, a contribuição na coordenação motora, melhora a autoestima, aumenta os conhecimentos e proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Além disso, cria um ambiente confortável, atraente e acolhedor, fazendo com que a criança adquire iniciativa, autoconfiança, autonomia e liberdade. 
	De acordo com VYGOTSKY (1998, p. 127) É no brincar, que a criança consegue separar pensamento e significado de uma palavra ou de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Por exemplo: um pedaço de madeira tornasse um boneco, um cabo de vassoura em um cavalo e assim por diante, representando uma grande evolução na maturidade da criança. Segundo o autor através da brincadeira de faz de conta a criança tem a oportunidade de ser o que ela imagina ser, ou seja, através do seu imaginário ela vive suas próprias fantasias num mundo cheio de encantos e imaginação. 
	Ainda segundo Vygotsky (1998), aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida e é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança.
 O brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento. Sob forma condensada, sendo, ele mesmo, uma grande fonte de desenvolvimento (VYGOTSKY, 1998, p. 34).
	Dessa forma, enquanto brinca, a criança realiza muitas descobertas sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma, bem como aprende a relacionar-se com os outros. Quando a criança brinca constrói seu próprio espaço, enriquece as possibilidades de aprender cada vez mais e cria possibilidades de resolver problemas, se transforma o mundo imaginário em real e o real em imaginário dando vida e sentimento aos brinquedos.
	Portanto são através deles que ela possibilita a criação de um mundo onde os desejos possam se concretizar através da imaginação; além disso, os brinquedos têm um papel de fundamental importância para o desenvolvimento da criança possibilitando- a de conhecer e analisar o mundo e construir sua personalidade.
												 6	 Os jogos é uma atividade que tem contribuído de forma significativa no desenvolvimento da criatividade da criança tanto na criação como também na execução, pois implica para as crianças mais que um ato de jogar,através dele ela-se comunica, aprende e investiga o mundo que a cerca, além de envolver regras como ocupação do espaço e a percepção do lugar. 
	Segundo PIAGET (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. E através dele que acontece a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. 
	Agindo sobre os objetos, as crianças estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a possibilidade, de representação e, finalmente, à lógica. No qual ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar empecilhos tanto emocionais quanto cognitivo.
	Conforme Vygotsky (1991, p.122) é através da atividade de jogo que a criança desenvolve o seu conhecimento do mundo adulto e é também nela que surgem os primeiros sinais de uma capacidade especificamente humana, a capacidade de imaginar Brincando a criança cria situações fictícias, transformando com algumas ações o significado de alguns objetos.
 	Dessa forma pode se observar que os jogos lúdicos oferecem condições que permitam à criança uma vivência de experiências com a lógica e o raciocínio além de permitir atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulo as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.
	 Mas apesar dos jogos terem uma contribuição de grande importância no desenvolvimento e criatividade da criança kishimoto (1994, p.113) afirma que, a sua seleção precisa ser considerada onde deve estar relacionado aos valores de experimentação permitindo a exploração e manipulação, valores de estruturação onde possa dar suporte à construção da personalidade infantil, valor de relação onde busca colocar o educando em contato com pares e adultos. 
												7
	 A autora afirma ainda que o docente possa oferecer informações sobre diferente utilização dos brinquedos, ampliando o referencial infantil. E, além disso, terá inúmeras possibilidades de intervenção durante as atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula. 
	 Friedman (1996, P.70), afirma que o educador pode observar durante a pratica pedagógica do jogo a duração, o envolvimento, as habilidades das crianças, o grau de iniciativa, criatividade, autonomia, criticidade, interesse, satisfação, tensão, emoções, afetividade, a construção do raciocínio, memória, atenção, concentração e argumentação.
	Dessa forma ele irá estabelecer objetivo no qual irá fazer com que a brincadeira tenha um caráter pedagógico e não uma mera brincadeira, promovendo assim, a interação social e o desenvolvimento de habilidades intelectivas que contribua na construção do conhecimento de cada um.
	De acordo com a teoria de Lopes (2002, p.35) o objetivo dos jogos dentro do contexto pedagógico permite trabalhar ansiedade, rever limites ampliar a autocapacidade da realização, desenvolver autonomia, desenvolver e aprimorar a coordenação motora, ampliar o raciocínio lógico e desenvolver a criatividade.Nesse sentido, o autor destaca que o jogo é fundamental em todos os aspectos na vida da criança.
	Embora a ludicidade seja de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, os autores deixam claro que é essencial a importância da conscientização e da reflexão da escola e do educando sobre o lúdico. Onde Cabem também a eles muitos esforços como uma busca constante de pesquisa e conhecimento acerca da ludicidade como recurso pedagógico, a valorização da liberdade em aprender através de mecanismos simples e eficientes, a organização de espaços, a seleção e escolha dos brinquedos, e um olhar constante voltado para os interesses e necessidades das crianças, buscando testar novas estratégias de ensino que atendam adequadamente à necessidade de formação de cada uma delas. 
												8
	O perfil de uma escola que desenvolve o brincar como meio de aprendizagem tem como função de educar bem, proporcionando a proporção de um conhecimento vasto dinâmico e diversificado que privilegia habilidades necessárias ao mundo atual. Proporciona também um ensino de qualidade assegurando a essas crianças um a formação de valores e atitudes em relação ao outro e a si mesmo
 	Além disso, cria condições para que todas as crianças desenvolvam suas capacidades e adquiram os conhecimentos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relação social política e culturais diversificadas da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
	Trabalhar com a ludicidade na sala de aula significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, onde ele deve absorver o lúdico como o instrumento principal para o desenvolvimento intelectual, emocional, físico-motora e social das crianças. Além destas razões, tornam as aulas mais atraentes e cria situações de descontração fazendo com que o professor possa desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares.
	No âmbito escolar os jogos e brincadeiras transformam em é uma verdadeira construção interior, e através dessa construção autônoma se forma uma boa concepção de si, e uma autonomia que sustente uma saúde mental positiva. Onde formam seres humanos sensíveis, criativos, inventivos e descobridores do mundo. 
	De acordo com Almeida (2009). A sala de aula pode se transformar também em

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.