discursiva fundamentos filosóficos da educação   UNINTER

discursiva fundamentos filosóficos da educação UNINTER


DisciplinaFilosofia47.309 materiais821.903 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Data de início:
	08/02/2017 19:09
	Prazo máximo entrega:
	08/02/2017 20:24
	Data de entrega:
	08/02/2017 20:07
Disciplina(s):
Fundamentos Filosóficos da Educação
Teorias do Conhecimento Pedagógico
Questão 1/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"No prefácio da segunda edição de seu livro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48) 
A partir do fragmento de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim.
Nota: 20.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (livro-base, p. 79)
Resposta:Segundo o autor, a sociedade deve ser analisada da forma mais simples possível e os fatos devem ser analisados como coisas, com objetividade e, preferencialmente, com dados mensuráveis o mais próximo possível das ciências naturais.
Questão 2/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma 'teoria prática', ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam\u201d.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
A partir do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique, de forma sintética, o que é a educação para Durkheim.
Nota: 16.0
	"[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): 'A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine'. (livro-base, p. 81)
Resposta:Para Durkheim, a educação é um conjunto de ações criadas pelos adultos e as crianças devem se adaptar, aos poucos, através de uma socialização e a escola e os professores devem garantir que as crianças assimilem os valores, comportamentos e normas que a sociedade espera deles.
Questão 3/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia a citação a seguir:
"As teorias (ou concepções) críticas de educação concebem a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicos que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política.  Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130.
Considerado a citação acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características relativas às teorias crítico-reprodutivistas da educação.
Nota: 16.0
	Entendemos como críticas as concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais. As primeiras teorias que apontaram de maneira inequívoca a íntima relação entre o modo como se organiza a sociedade e a educação escolar foram denominadas por Saviani como crítico-reprodutivistas. Críticas porque reconhecem a relação entre educação e sociedade, reprodutivistas, pois se chega invariavelmente à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere (livro-base, p.120).
Resposta:Para e teoria crítico-reprodutivista a educação torna legítima a marginalização do sujeito,m reproduzindo marginalidade social e cultural, advindo daí o caráter seletivo de escola e, esta eoria não possui proposta pedagógica, limita-se apenas às analises de determinação social de educação.
Questão 4/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato de texto a seguir:
"A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente \u2013 inclusive o professor inserido nele \u2013 é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria da força de estimulação do problema e das disposições internas do aluno".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 26.
Considerando o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características que dizem respeito à Escola Nova na vertente diretiva.
Nota: 20.0
	Segundo a vertente diretiva da Escola Nova, \u201co papel da escola continua sendo o de adequar as pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva. Em vez de repassar os conhecimentos considerados necessários, a escola precisa adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Por meio da valorização do conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo, por meio da vivência de experiências diversas, a construir o conhecimento\u201d (livro-base, p. 94).
Resposta:O papel da escola continua sendo o de adequar as pessoas à sociedade, mas muda a compreensão de como isso se efetiva. Ao invés de repassar os conhecimentos considerados necessários, a escola precisa adequar às necessidades individuais ao meio social e, para isso, deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível a vida. Por meio da valorização do conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo, através da vivência, de experiências diversificadas na construção so seu conhecimento.
Questão 5/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere a seguinte citação:
"Para a pedagogia histórico-crítica, o papel da escola é socializar os conhecimentos e saberes universais, principalmente para as camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação dessa realidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, p.50, out. 2005.
Considerando a citação acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características da pedagogia histórico-crítica.
Nota: 16.0
	A pedagogia histórico-crítica tem em Demerval Saviani seu principal representante e começou a se consolidar a partir de 1979, exatamente no período de redemocratização do país. Está, por tanto, incluída no movimento em prol da educação de qualidade para a totalidade da população, que buscou privilegiar
gustavo
gustavo fez um comentário
7
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
9
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
3
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
1
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
t
0 aprovações
Carregar mais