Literatura Hispano-Americana - Conteúdo Online
29 pág.

Literatura Hispano-Americana - Conteúdo Online


DisciplinaLiteratura Hispano-americana266 materiais1.188 seguidores
Pré-visualização11 páginas
é exatamente esta independência e força hispânicas que chamam a atenção dos Estados Unidos da América.
O modernismo caracteriza-se pelo sincretismo estético (pluralidade de traços estilísticos). Sendo assim, combinou o mundo antigo ao moderno, com tonalidades conformistas e rebeldes; renovadoras e tradicionalistas. Uma \u201carte combinatória\u201d (como definiu o escritor Amada Alonso), unindo elementos de escolas anteriores ou de escolas literárias que estavam acontecendo em outros locais, na Europa.
Diante desta liberdade de escrita proposta pelo modernismo, é difícil estabelecer características que determinem como seus seguidores se manifestam, uma vez que não há normas pré-estabelecidas que todos devam seguir. Cada escritor utiliza o que mais combina com suas tendências.
Há, entretanto, algumas características que são coincidentes entre estes escritores:
Fim puramente estético: não se busca estabelecer critérios moralizantes. Busca-se a arte, a beleza e o prazer que provém da produção artística.
Um forte aristocracismo: o poeta manifesta-se utilizando como personagens, princesas, ninfas, musas, etc. Os ambientes são luxuosos, os instrumentos musicais são clássicos (violinos, flautas, harpas, etc.).
O cosmopolitismo: o intelectual sente-se cidadão do mundo.
Um escapismo: esta fuga se dá, para o mundo interior do poeta ou manifesta-se para outras quatro direções: para o passado hispânico, para a Grécia ou Roma, para o Oriente, ou ainda, para o passado indígena.
Musicalidade como elemento criador de beleza: a música tem importância fundamental, tanto na seleção de palavras (que lembrem a música), como no ritmo estabelecido dentro do poema. Há também o uso frequente da aliteração e da repetição.
Preocupação formal: o poeta quer que sua obra seja bela internamente, mas deseja expressá-la também no seu exterior.
Profunda base cultural: o escritor é um conhecedor do mundo, faz contínuas referências bíblicas, mitológicas, históricas, geográficas, etc.
Ênfases sensoriais: manifesta-se principalmente pela utilização constante de sinestesias.
Utilização de símbolos: os simbolistas se utilizam de símbolos, mas nem todos se valem deles do mesmo modo. Como exemplo, temos o uso das cores (são muito utilizadas, mas não é possível sistematizá-las, pois cada autor atribui significação diferente). Algumas cores se repetem, como o azul (símbolo do modernismo) e o branco (símbolo de beleza e pureza). O símbolo mais importante é o cisne, considerado um \u201cleit motiv\u201d da estética modernista hispano-americana. Na literatura francesa, normalmente o cisne era usado para representar tristeza, desespero. Mas sua significação muda completamente com os modernistas hispânicos, e especialmente com Darío. Na escrita deste poeta, o cisne representar o mensageiro da esperança; é a beleza, a nobreza e o mistério.
Sendo assim, o Modernismo Hispano-americano tem um parentesco muito próximo com outros movimentos literários. Relacionamos alguns destes movimentos e as características aproveitadas pelos modernistas:
    a) Romantismo - paixão pela morte, liberdade de inspiração, individualismo, sensibilidade, isolamento contemplativo;
    b) Realismo \u2013 descrições e observação do real;
    c) Simbolismo \u2013 exaltação da imaginação, misticismo, teoria das cores, sinestesia (mistura de sensações), as impressões das coisas, razão Versus intuição;
    d) Parnasianismo \u2013 seleção de imagens, ambientes elegantes, seleção vocabular, refinamento das sensações, a arte pela arte como forma de refúgio; o interesse pela cultura clássica e pelo exotismo do oriente.
Estas são algumas das características que mais aparecem; entretanto, há outras. Além também de criar novos princípios estéticos, como a busca do efeito novo do som, da luz e da cor. Criando ritmos raros e exóticos para o poema. A conexão de frases segundo a emoção do poeta. A exaltação da vida espiritual e religiosa, ampliando na escrita poética a presença do valor simbólico do mistério, através da presença de mundos ocultos e desconhecidos.
Toda esta mescla de características revelou uma concepção de arte oposta à objetividade puramente didática e social.
Cada escritor busca, então, uma expressão particular para o seu fazer artístico. A idéia que prevalece nos modernistas Hispano-americanos é o desejo de encontrar uma expressão artística cujo sentido fosse genuinamente americano. Dentro desta liberdade de expressão, que é a marca principal deste movimento, cada país onde o Modernismo se manifestou, buscou assumir matizes próprios.
Entre 1881 e 1895, vive em Nova York. Trabalha nos jornais The Hour e The Sun. Em 1882, escreve para o jornal La Nación, na Argentina. Ainda em Nova York, publica seu primeiro livro de poemas, Ismaelíllo (1882), considerado livro precursor do Modernismo. Prosador, introduz também no ano de 1882, os procedimentos prediletos dos modernistas: sinestesia, harmonia colorida e metáforas rebuscadas.
Seus Versos sencillos, publicados em 1891, são exemplos de musicalidade e imagens plásticas. São exemplos de um regionalismo de dimensão local e universal. Versos sencillos é um longo poema de amor. Amor à mulher, ao povo, à pátria, à natureza, à cultura e a humanidade. É considerada sua maior realização literária. O livro anuncia a revolução que em mãos de Rubén Darío se propagou por toda a América. O próprio Darío confessará, por várias vezes, sua dívida para com o Martí homem e escritor. Neste mesmo ano (1891), publica José Martí no México, o texto \u201cNuestra América\u201d, onde expõe o objetivo de seu empenho: propõe a integração dos povos hispânicos como caminho necessário à integração continental.
Um ideólogo curioso de todos os problemas sociais, políticos e educacionais, José Martí, sem dúvida, é o maior e mais completo modernista, pela imensidão de seus conhecimentos e pela variedade de suas atividades. Um homem que seduz pelo dom de constante invenção, sempre dentro de muita simplicidade. É o exemplo do homem cubano em sua totalidade.
Martí rejeitava o artificial dos pensamentos importados que desconsideravam a realidade local.
Crítico literário, insubmisso aos ditames europeus, buscava um desenvolvimento cultural com características próprias do \u201cnovo mundo\u201d e para o \u201cnovo mundo\u201d. Articulista de inúmeros jornais e revistas de Buenos Aires a Nova York, cônsul do Uruguai, Argentina e do Paraguai, nos Estados Unidos da América, é autor dos versos que constituí a música \u201cGuantanamera\u201d, uma das canções mais conhecidas do planeta e que, por muito tempo, constituiu-se como um hino revolucionário.
Considerado o mais universal dos cubanos, é morto em combate, em maio de 1895, aos 42 anos, quando regressava para construir uma nova pátria. Cronista de sua época, do passado e do futuro, nunca deixou de servir o seu povo. Nos últimos anos de sua vida, teve apenas um objetivo: a libertação de Cuba. Conheceu, amou e defendeu ao que chamou de \u201cNuestra América\u201d.
\u201cConocer diversas culturas es el medio mejor de libertarse de la tirania de alguna de ellas.\u201d (José Martí)
José Martí é considerado um dos mais altos e nobres espíritos nascidos em \u201cNossa América\u201d. \u201cCom ânsia inextinguível de amor, acima de tudo o amor ao homem, o culto e o respeito de dignidade humana, soube dar o mais puro e complexo de si mesmo, (...) poucos oradores souberam imprimir o mesmo calor a seus discursos.\u201d (JOZEF. História da literatura hispano-americana. p. 115). Suas palavras resumiam um turbilhão de fé nacional. De maneira concisa e segura, pregou a independência americana, tanto literária, como política.
Martí tem sido objeto de inúmeros estudos acadêmicos e é referência política nos países hispânicos. De família modesta, Martí se entregou, desde os dezesseis anos, de corpo e alma à causa da liberdade cubana. Em razão de uma carta particular comprometedora, encontrada pela polícia entre os papéis de um amigo, foi julgado e condenado à prisão. Realizou trabalhos forçados em pedreiras, o que definitivamente lhe prejudicou a saúde. Suas idéias