Metodologia Científica - Conteúdo Online
53 pág.

Metodologia Científica - Conteúdo Online


DisciplinaMetodologia Científica53.004 materiais1.063.102 seguidores
Pré-visualização15 páginas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 1 \u2013 METODOLOGIA CIENTÍFICA
A todo momento nos interrogamos sobre o significado e a função da Metodologia Científica, bem como seu ponto de partida, que recai sobre atitudes que não são espontâneas à existência humana (ao contrário da fala, por exemplo, que sem dúvida é um ato espontâneo).
Porém, dominar a linguagem não depende do desenvolvimento natural dos sujeitos, mas de habilidades e competências para uma postura reflexiva e crítica.
Você Já Ouviu Falar em Metodologia Científica, Mas Será Que Sabe de Fato o Que É?
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo. (KAHLMEYER-MERTENS et al. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de janeiro: FGV, 2007. p. 15)
Para nós, método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E METODOLOGIA (do grego methodos + logia) significa o \u201cestudo do método\u201d.  
Quanto à palavra ciência, durante muito tempo ela serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão \u201ctomar ciência\u201d, cujo significado é \u201cficar sabendo\u201d. Aos poucos, porém, como veremos, ganhou também sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber. (RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 13.)
Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade. (DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. p. 11.) 
Na verdade, a Metodologia Científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; é também o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência.
A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas... E essas duas áreas se completam!
Epistemologia
\u201cA ciência sem a epistemologia \u2013 na medida em que tal seja imaginável \u2013 é primitiva e confusa\u201d Albert Einstein
Epistemologia vem de episteme = termo grego que designa ciência; logia/logos = estudo.
Também conhecida como Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência.
Metodologia Científica Aplicada
A Metodologia Científica está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
E por que tenho que estudar Metodologia Científica?
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. 
Assim, não será preciso mais fazer perguntas do tipo: por que tenho que estudar? Já que a resposta está na célebre frase de Descartes, \u201cpenso, logo existo\u201d. Porque essa é a nossa essência.
Aliás, muitos são os motivos para estudar Metodologia Científica. Vamos ver alguns deles:
Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio.
Porque o maior desafio das Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional.
Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. No exercício profissional, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar e de organizar o pensamento, muitas vezes adquirida por meio da busca do conhecimento, através das práticas de leitura e da participação das atividades acadêmicas.
Ao ler as definições sugeridas para Metodologia Científica podemos perceber que todas mencionam a palavra conhecimento (capacidade de conhecer).
E pra você...
O que significa conhecer?
R: Significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer.
Qual o valor do conhecimento para a vida humana?
R: É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana.
O conhecimento pode ser obtido de diversos modos, através do método científico, das hipóteses, das leis e teorias científicas, bem como por meio da pesquisa científica e da elaboração de trabalhos acadêmicos.
Há muitas maneiras de estudar a realidade...
No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
Senso comum ou conhecimento empírico;
Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações. 
Na verdade, estamos mergulhados no senso comum, que geralmente se apresenta como um saber ingênuo, fragmentado e por vezes conservador.
O senso comum pode ser caracterizado em:
Espontâneo: primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia.
Ametódico: porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.
Empírico: se baseia na experiência cotidiana comum.
Ingênuo ou acrítico: não é crítico, não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber.
Subjeivo: é relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa.
É preciso ressaltar que senso comum não é o mesmo que bom senso, uma vez que este revela certo refinamento das ideias, uma elaboração mais coerente do saber comum.
Conhecimento Científico;
O Conhecimento Científico está estritamente ligado a Ciência. Mas afinal, o que é Ciência?
Ciência é um saber racional e objetivo, que se atém aos fatos podendo transcendê-los. A Ciência depende da investigação metódica o que a torna analítica e requer exatidão e clareza na busca e aplicação de leis, podendo se usar de predições úteis, porém verificáveis.
Quais as características do conhecimento científico?
Saber racional que obedece a regras, leis, princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças; 
Saber lógico e sistemático porque as ideias formam uma ordem coerente; 
Saber verificável e metódico, pois é passível de exame para ter sua pretensão confirmada ou não. Para tanto segue uma técnica, um procedimento.
No mundo acadêmico, fazer ciência é importante porque nos permite alterar a natureza e a nós mesmos. É da academia que saem o maior número de cientistas-pesquisadores.
Conhecimento Filosófico;
O que podemos entender por Filosofia?
Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins dizem que:   
\u201cA filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais.\u201d (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 81)
Agora veja como essas autoras caracterizam o conhecimento filosófico:
Radical: Originada do Latin radix, radicis significa raiz e, no sentido figurado, \u201cfundamento\u201d, \u201cbase\u201d. 
A filosofia é considerada radical porque busca explicitar os conceitos que estão na base do pensar e do agir. Investiga as raízes, os princípios que orientam nossa existência.
Rigorosa: O conhecimento filosófico pode ser rigoroso, pois o filósofo deve dispor de um método a fim de proceder com rigor na investigação. 
São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento rigoroso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também rigorosa. Os conceitos devem ser claramente definidos.
Saber de Conjunto: Ter como característica o Saber em conjunto. Significa que a filosofia é globalizante porque, ao examinar, observa os diversos aspectos de um problema e por visar o todo, ela se torna interdisciplinar.
Conclui-se então, que o conhecimento filosófico\u2026
\u201c... nos permite