SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO
9 pág.

SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO


DisciplinaTeorias do Conhecimento Pedagógi56 materiais208 seguidores
Pré-visualização3 páginas
SIMULADOS
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia a seguinte citação: 
\u201cA pedagogia é uma ciência teórico-prática que estuda o processo de mediação que permite a passagem dos educadores de uma inserção acrítica e inintencional no âmbito da sociedade a uma inserção crítica e intencional\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130. 
É possível compreendermos que, para formar um profissional que tenha realmente competência técnica e compromisso político, o curso de pedagogia precisa se apoiar num sólido referencial teórico acerca da educação. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico e o que precisa ser considerado acerca da pedagogia, leia as afirmativas a seguir: 
I \u2013 A pedagogia precisa se construir, cada vez mais, como uma ciência que busca a compreensão ampliada do fenômeno educativo.
II \u2013 A pedagogia pode ser encarada como uma área que \u201censina a ser profissional da educação\u201d.
III \u2013 A pedagogia precisa superar uma racionalidade meramente técnica e buscar uma racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipatória.
Está(ão) correta(s) a(s):
	
	A
	afirmativas I e II apenas.
	
	B
	afirmativas II e III apenas.
	
	C
	afirmativas I e III apenas.
	
	D
	apenas a afirmativa I.
	
	E
	apenas a afirmativa III.
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o seguinte fragmento de texto: 
\u201cPara aproximarem sua cultura da cultura indígena, os jesuítas produziam estratégias pedagógicas nada convencionais. Com o objetivo de conhecer o outro, e realizar a educação das vontades, os padres combinaram escrita, expressão corporal e oralidade nas ações educativas, chegando a aprender o idioma dos índios\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007, p. 57. 
Acompanhando a história da educação em nosso país, sabemos que o processo de educação formal teve seu início oficial com a vinda dos jesuítas. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a educação no período jesuítico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I - (   ) Tinham a intenção de catequizar os índios.
II - (   ) Instituíram as primeiras escolas destinadas aos filhos dos portugueses que viviam no Brasil.
III - ( ) As aulas seguiam um currículo, que continha procedimentos de ensino determinados pela congregação religiosa, denominado Ratio Studiorum.
IV - (  ) No período Jesuítico, foram implantadas as aulas régias.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Atente para o seguinte extrato de texto: 
\u201cAs teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo à integração dos seus membros\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, assinale a alternativa que se refere às tendências pedagógicas das teorias não-críticas.
	
	A
	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
	
	B
	Pedagogia Libertária, Pedagogia Progressista e Pedagogia Libertadora.
	
	C
	Escola Dualista, Escola Progressista e Tecnicista.
	
	D
	Pedagogia Histórico-Crítica, Escola Novista e Pedagogia Tradicional.
	
	E
	Pedagogia Nova, Escola Novista e Escola Progressista.
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere a seguinte citação: 
\u201cA pedagogia tradicional estabeleceu uma ênfase no conteúdo enciclopédico, ou seja, no conhecimento já instituído e tido como verdade absoluta. O professor era responsável pela organização dos saberes em sequência lógica e transmiti-los geralmente pela exposição oral aos alunos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 28. 
Com base no livro da disciplina Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do aluno na pedagogia tradicional, leia as afirmativas a seguir:
I \u2013 O aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem.
II \u2013 O aluno tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor.
III \u2013 O papel do aluno era o de mero receptor do que o professor ensinava.
Está(ão) correta(s) a(s):
	
	A
	afirmativas II e III apenas.
	
	B
	afirmativas I e II apenas.
	
	C
	afirmativas I e III apenas.
	
	D
	afirmativa I apenas.
	
	E
	a afirmativa III apenas.
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o seguinte extrato de texto: 
\u201cNa escola nova, o principal papel da escola é tornar as necessidades individuais apropriadas ao meio social. Com essa finalidade, a escola busca produzir a vida, propiciando experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar, adequando seus interesses pessoais à demanda da sociedade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 91. 
Considerando o texto apresentado acima e os temas do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na Escola Nova na vertente diretiva, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I - ( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor na escola nova eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
II - (  ) Mais importante do que a quantidade de conteúdos aprendidos, valorizava-se o processo de aquisição e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos.
III - (  ) Os conteúdos eram organizados de forma que os alunos pudessem desenvolver suas habilidades de convivência em grupos e, principalmente, de aprender a aprender.
IV - ( ) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o excerto de texto abaixo: 
\u201cOs autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31. 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	baseia-se no aprender fazendo, de modo que valorizam-se a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	emprega principalmente a exposição oral.
	
	E
	baseia-se na vivência grupal, na autogestão,