SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO
9 pág.

SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO


DisciplinaTeorias do Conhecimento Pedagógi56 materiais209 seguidores
Pré-visualização3 páginas
na iniciativa dos alunos.
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto abaixo: 
\u201cA violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc., a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar etc.\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: autores associados, 1989. p. 30. 
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - (  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
II - (  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
III - ( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.
IV - ( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte extrato de texto: 
\u201cO aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo, mas também o local da luta de classes e, por vezes, de forma renhida da luta de classes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. p. 110.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre  a teoria da escola como aparelho ideológico do estado, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I - (  ) Louis Althusser é o autor dessa teoria.
II - (  ) Karl Marx é o autor dessa teoria.
III - ( ) Nessa teoria, o Estado, embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, é, na verdade, representante da classe dominante.
IV - (  ) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois \u201caparelhos\u201d, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere a citação abaixo: 
"No início da década de 1960, baseado em movimentos direcionados à educação de adultos, surgiu a tendência da pedagogia libertadora. Esta pretendia, de certa forma, acabar com a educação elitista que predominava na época".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014. p. 71.                                                          
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a figura do pedagogo na concepção da pedagogia libertadora, é correto afirmar que:
	
	A
	A figura do pedagogo torna-se mais fragmentada, sendo o supervisor escolar o profissional responsável pelo controle das ações a serem executadas pelos professores com base nas determinações vindas de instâncias superiores.
	
	B
	A concepção libertadora procura ensaiar a superação da escola burguesa; ela nega a estrutura que construiu e, por isso, não há nenhuma referência ao papel do pedagogo.
	
	C
	A figura do pedagogo assume o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de que não se desvie das normas.
	
	D
	A educação libertadora, embora tenha alcançado a educação formal, não tem como foco inicial essa realidade, e sim os grupos de cultura popular, adultos que se reúnem em sindicatos, associações, igrejas, etc. Por isso, não faz parte de suas formulações a preocupação com a presença de um profissional como o pedagogo.
	
	E
	Compreende-se o pedagogo como um profissional que está ao lado do professor, contribuindo para que ele reflita sobre sua prática pedagógica e sobre a educação de maneira geral.
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato de texto a seguir: 
\u201c[Na teoria dualista], a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe à burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 131. 
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I - (  ) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
II - (  ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaço para todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário-profissional (PP) e secundário-superior (SS).
III - (  ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e o secundário superior (SS) forma a burguesia.
IV - (  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F 
	
	E
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
Questão 1/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A pedagogia libertadora surgiu a partir dos movimentos de educação popular encabeçada por Paulo Freire nos anos de 1950 e 1960 e tem como pressuposto [,segundo Gazim et al.,] que 'o fundamental na educação é que os educandos se reconheçam enquanto sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar a realidade'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 37. 
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino na concepção da pedagogia libertadora, é correto afirmar que.
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que são valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino propõe a educação problematizadora, por meio de um método dialógico ativo, que exige uma relação de autêntico diálogo entre aprendizes e educador.
	
	C
	O método de ensino deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores é, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino na pedagogia libertadora se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
 
Questão 2/2 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Atente para a seguinte citação: 
"A pedagogia histórico-crítica enfatiza que os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados com base na relação direta das experiências trazidas da realidade social e confrontadas com o conhecimento sistematizado". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro.