SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO
9 pág.

SIMULADOS TEORIAS DO CONHECIMENTO PEDAGOGICO


DisciplinaTeorias do Conhecimento Pedagógi56 materiais208 seguidores
Pré-visualização3 páginas
A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 94. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre figura do pedagogo na concepção da pedagogia histórico-crítica, é correto afirmar que:
	
	A
	a figura do pedagogo torna-se mais fragmentada, sendo o supervisor escolar, o profissional responsável pelo controle das ações a serem executadas pelos professores com base nas determinações vindas de instâncias superiores.
	
	B
	a concepção histórico-crítica procura ensaiar a superação da escola burguesa, nega a estrutura que construiu e, por isso, não há nenhuma referência ao pape do pedagogo.
	
	C
	a figura do pedagogo assume o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de que não se desvie das normas.
	
	D
	a educação histórico-crítica, embora tenha alcançado a educação formal, não tem como foco inicial essa realidade, e sim os grupos de cultura popular, adultos que se reuniram em sindicatos, associações, igrejas, etc. Por isso, não faz parte de suas formulações a preocupação com a presença de um profissional como o pedagogo.
	
	E
	compreende o pedagogo como um profissional que está ao lado do professor, contribuindo para que ele reflita sobre sua prática pedagógica e sobre a educação de maneira geral.