APOL processos sintaticos e Desenvolvimento de materiais uta oralidade
11 pág.

APOL processos sintaticos e Desenvolvimento de materiais uta oralidade


DisciplinaEstudos Sintáticos11 materiais50 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cFinalmente, uma [...] concepção que se apresenta é a que toma a linguagem como forma de interação. Tal concepção, baseada numa abordagem dialética de produção do conhecimento, procura mostrar a linguagem como social, resultado de uma construção coletiva e de processos de interação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Concepção sociointeracionista de linguagem: Percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Revista Trama, v. 8, n. 16, 2º semestre de 2012, 125-138. Link: goo.gl/CD98YQ. Acesso em 26 ago. 2016.
A partir da compreensão do caráter interacional da linguagem, houve uma mudança na concepção de texto. Segundo os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, as concepções sociocognitiva e interacionista auxiliaram no trabalho com o material didático em sala de aula, tornando-o mais produtivo. Nesse sentido, considerando ambas as abordagens mencionadas, é correto afirmar que o material didático deve:
	
	A
	fornecer as teorias a serem memorizadas pelos alunos, para, assim, efetivar a aprendizagem.
	
	B
	dialogar com o aluno, funcionando como uma continuidade do trabalho do professor, que não deve considerá-lo como uma cartilha fechada. 
	
	C
	servir como a linha que norteia o trabalho do professor, que não deve dela se desviar, garantindo, assim, o ensino igualitário por todo o país.
	
	D
	funcionar como um apoio paralelo ao trabalho escolar, preferencialmente, sendo utilizado para tarefas de casa.
	
	E
	ser de uso exclusivo em aula, sendo que atividades paralelas devem ser feitas em casa.
	1(?)
Questão 2/10 - Processos Sintáticos em Língua Portuguesa
Considere a afirmação a seguir: 
\u201cNossa empresa, a maior fabricante de calçados do Brasil, pretende desenvolver outras atividades\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/veja-outras-regras-e-observacoes-sobre-o-uso-da-virgula.html.  Acesso em 09 jul. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a análise sintática funcional dos termos das orações, o termo destacado no dado fragmento de texto deve ser analisado sintaticamente como:
	
	A
	Adjunto Adnominal.
	
	B
	Vocativo.
	
	C
	Adjunto adverbial.
	
	D
	Aposto. 
	
	E
	Objeto direto.
	1(?)
Questão 3/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Observe o esquema a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 98.
O esquema ilustra uma sequência didática. Conforme os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros, o conceito de sequência didática tem uso na tentativa de sanar os principais problemas do ensino de gêneros em língua estrangeira. A esse respeito, qual das alternativas a seguir apresenta corretamente sua definição?
	
	A
	Sequência rígida de conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
	
	B
	Sequência de exercícios a serem feitos fora do ambiente de aula para maior efetividade do ensino.
	
	C
	Sequência de conteúdos gramaticais a serem ensinados aos alunos em uma escala de dificuldade.
	
	D
	Sequência de sons da língua estrangeira a serem aprendidos pelo aluno, organizados do mais semelhante à língua materna aos mais diferente.
	
	E
	Sequência gradual de atividades, guiadas por um tema, objetivo ou produção de texto final. 
	1(?)
Questão 4/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o trecho de texto a seguir:
\u201cEm 1454, o processo de fabricação e divulgação dos livros sofreu um salto qualitativo gigantesco com a invenção da prensa. Desenvolvida por Johannes Gutenberg, essa máquina permitia que o processo de fabricação dos livros fosse dinamizado. Apesar da importância do feito, observamos que na Idade Moderna a leitura e a escrita ainda se conservavam atreladas aos privilégios desfrutados pelas elites. Ler e escrever eram prazeres ainda destinados aos nobres e burgueses enriquecidos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, Rainer. Origem dos Livros. História do Mundo. Link: http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/origem-dos-livros.htm. Acesso em 26 ago. 2016.
Conforme o dado trecho, foi com a invenção da prensa que a produção de livros pôde se desenvolver e disseminar pelo mundo até chegar às escolas. De acordo com os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico, até o século XIX, a adoção de livros didáticos ainda sofria certa resistência. Diante disso, Lambert Sauveur, proponente do método de aprendizagem natural, defendia que:
	
	A
	As aulas deveriam consistir basicamente na leitura integral do livro por parte dos alunos.
	
	B
	Os livros deveriam trazer exercícios para o aluno resolvê-los em sala.
	
	C
	Os livros deveriam ser utilizados somente em sala de aula.
	
	D
	Os livros deveriam ser utilizados apenas em casa, pois, em sala, apenas os ouvidos deveriam ser ocupados. 
	
	E
	As aulas deveriam privilegiar a leitura do livro, e não a exposição do professor.
	1(?)
Questão 5/10 - Processos Sintáticos em Língua Portuguesa
Leia com atenção: 
O diretor enviou um e-mail para os professores. O objetivo era apresentar-lhes a proposta para o calendário acadêmico do próximo ano. Entretanto, nem todos os docentes receberam a mensagem, o que prejudicou o encaminhamento do planejamento da escola à Secretaria de Educação.
Fonte: Texto criado para esta questão.
Tendo em vista a sentença grifada no texto acima, e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, analise as afirmações a seguir, colocando V para proposições verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito.
II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto.
III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto.
IV.( ) \u201cenviou um e-mail para os professores\u201d é o predicado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 V \u2013V
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V 
	1(?)
Questão 6/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cO livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências. Os sumérios guardavam suas informações em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. Os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALDEIRA, Cinderela. Do Papiro ao Papel Manufaturado. Espaço Aberto. n. 24. Outubro, 2002. Link: http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia. Acesso em 26 ago. 2016.
O excerto comenta sobre os primórdios do livro escrito. Conforme os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico,