Apol Nota 100   Fundamentos Históricos da Educação

Apol Nota 100 Fundamentos Históricos da Educação


DisciplinaFilosofia47.203 materiais810.055 seguidores
Pré-visualização2 páginas
01 Leia o fragmento de texto:
\u201cProcriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos \u2013 e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72) 
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
( V ) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(  F ) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(  F ) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
A sequência correta é:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	B
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
 
	02 Leia o fragmento de texto:
\u201cContemporaneamente, portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados (...).\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, D. A. da. O passeio dos quilombolas e a formação do quilombo urbano. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2005.
Sobre as comunidades quilombolas, é correto afirmar que:
	
	A
	a definição do que é um quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da comprovação biológica.
	
	B
	para que possamos falar em quilombo é necessário que esta comunidade tenha permanecido isolada do mundo que a cerca.
	
	C
	o conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo, e atualmente está relacionado a direitos socioculturais, à noção de identidade étnica, e a pleitos políticos.
	
	D
	comunidades quilombolas são aquelas que descendem de quilombos formados por fugitivos da escravidão, sendo que outros agrupamentos de negros e ex-escravos não podem ser enquadrados nesta tipologia.
	
	E
	é impossível falar em quilombo urbano, já que este é um fenômeno rural por excelência.
	
	
	
03 Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela\u201d.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9. 
Leia as afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da \u201cNova história\u201d: 
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
	
	
	
	
04 Lei o fragmento de texto:
\u201cO estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável\u201d.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento histórico  e suas características.
1 \u2013 Período Medieval
2 \u2013 Renascimento
( 1 ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(1  ) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
( 2 ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
( 2 ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 1 \u2013 1 \u2013 2
	
	B
	2 - 1 - 1 - 2
	
	C
	2 - 2 -  1 -  2
	
	D
	1 - 1  - 2 - 2
	
	E
	2 - 2 - 1 - 1
	
	
	
	
	
05 Leia o fragmento de texto:
\u201cNos Estados Unidos da América a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade.\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: MARTINS, S. da S. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos Feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996.
Sobre as políticas afirmativas nos EUA, marque as asserções verdadeiras com V e as falsas com F, e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
I.( F ) A política de cotas esteve presente desde a independência americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II.(V  ) Nos EUA, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.( V ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV.(V ) As políticas afirmativas nos EUA foram influenciadas por medidas semelhantes adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África.
 
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 F
	
	C
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	
	
	
	
	
	
06 Leia o fragmento de texto: 
\u201cAs novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado\u201d.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias.
	
	B
	A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
	
	C
	A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando
gustavo
gustavo fez um comentário
8/8
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
5
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
999
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
5
0 aprovações
gustavo
gustavo fez um comentário
5
0 aprovações
Carregar mais