AV1 AV2 contoladoria unopar

AV1 AV2 contoladoria unopar


DisciplinaControladoria4.429 materiais19.529 seguidores
Pré-visualização6 páginas
ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
	  ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS
Selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Resume em uma tomada de decisão, em que se decide por uma alternativa e se abandona as demais. Esta alternativa escolhida irá transformar-se em um plano para alcançar os objetivos definidos.
	  IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
A implementação do plano precisa acontecer, a empresa deverá seguir o que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados. Com base nos dados apresentados a organização tomará as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias
A importância dos fatores conjunturais no processo de planejamento é óbvia, e é igualmente claro que informações a esse respeito não devem estar sujeitas a um tratamento menos rígido do que as informações analíticas internas, produzidas na empresa.
Pode haver três espécies de atividade de planejamento:
	Planejamento Estratégico \u2013 diz respeito a um período de três a dez anos; normalmente chamado de planejamento a longo prazo.
	Planejamento Programa \u2013 atividade que segure o planejamento de longo prazo e envolve o desenvolvimento de planos para os dispêndios de capital necessários para os objetivos de longo prazo.
	Planejamento Orçamentário \u2013 aquele que converte o plano de longo prazo da firma às necessidades do futuro imediato. É usualmente descrito como Orçamento e é desenvolvido numa base anual.
 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Uma das funções da controladoria é comparar os resultados gerados pela atividade com os que haviam sido projetados. Para que isso possa ser adequadamente executado é necessário o pleno conhecimento, por parte de toda a organização, dos objetivos estabelecidos e da forma com que se pretende alcançá-los.  A documentação dessas informações é feita por meio do Planejamento estratégico.
Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. São a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos
De modo geral, encontra-se na literatura especializada que a estratégia empresarial tem como principais pilares:
	  A determinação de metas, estratificando-as em: metas qualitativas, metas quantitativas e metas integradas; e
	  O conjunto de decisões, objetivos e políticas a serem adotadas para que tais metas sejam atingidas.
   Na visão de Mosimann e Fisch (1999, p. 2):
[...] pode-se conceituar, então, planejamento estratégico como aquele planejamento que, centrado na interação da empresa com seu ambiente externo, focalizando as ameaças e oportunidades ambientes e seus reflexos na própria empresa, evidenciando seus pontos fortes e fracos, define a diretrizes estratégicas.
Conceituamos planejamento estratégico como conjunto de objetivos, finalidades, metas diretrizes fundamentais e planos, coordenando de forma a definir em que atividade a empresa se encontra, qual o tipo ela é e qual deve ser.
Planejamento Programa- Planejamento de Longo prazo
Planejamento de longo prazo não é uma simples técnica, nem apenas uma área de responsabilidade da gestão. É uma tentativa sistemática de planejar o comportamento total da organização em um longo prazo e, no caso de organizações lucrativas, uma tentativa de aumentar a taxa de crescimento e lucratividade.
Importância do Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa da empresa é em síntese um dos eventos mais fundamentais nos quais estão baseadas as mensurações contábeis.
Os gestores e os investidores em particular estão bastante interessados no fluxo de caixa gerado pelos ativos da empresa. Este fluxo de caixa não é somente o problema central de sobrevivência da empresa, mas é essencial para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Neste ponto a, preocupação será o gerenciamento dos ativos em vista da geração de caixa. O tamanho, tempo e risco inerentes às estimativas de fluxo de caixa são aspectos críticos desta análise.
Objetivos e Metas
Identifiquemos dois tipos básicos de objetivos organizacionais:
	Objetivos principais: Políticas e os ideais da organização;
	Metas: Padrões de desempenho para gestores e empregados de departamentos.
Conclui-se assim, há uma hierarquia de metas aplicáveis a todos os níveis da organização, todas estão subordinadas ás metas principais, são elas que dão sustentação nas demais.
O grande problema da gestão não é estabelecer metas, mas é manter o controle para que elas sejam alcançadas.
Objetivos Organizacionais
Estes objetivos servem de guia para definição das metas.
Exemplo: A Cia. SP S.A. tem os seguintes objetivos: 
	Lucro \u2013 alcançar nível de lucro suficiente para remunerar os acionistas
	Financeiros \u2013 obter recursos financeiros e administrar adequadamente a sua utilização
	De Mercado \u2013 adquirir confiança do público e criar imagem para que os produtos divulguem o nome da companhia
	Produção \u2013 aumentar a eficiência da produção e melhorar a qualidade dos produtos
	Recursos Humanos \u2013 oferecer bons empregos, bons salários, boas condições de trabalho e etc.
	Inovação \u2013 desenvolver produtos novos e melhores.
Metas organizacionais
Metas organizacionais são objetivos quantificados para os quais foram determinados os alvos e os esforços serão direcionados.
Os objetivos podem aparecer, as metas não, concluímos pois as metas são alvos nos quais serão concentrados todos os esforços do período planejamento.
 Planejamento Orçamentário
O processo orçamentário realiza-se no curto prazo, normalmente um ano, e fornece uma direção dos passos que os gestores devem seguir no período corrente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
 Natureza do Planejamento Orçamentário
O planejamento de longo prazo envolve a determinação dos objetivos da corporação e a determinação de um plano apropriado para atingir esses objetivos.
O orçamento representa, em termos financeiros e à luz das condições correntes, a expressão destes planos.
Organização do Orçamento
O próprio processo orçamentário requer organização. Em grandes firmas, o orçamento está sempre nas mãos da comissão orçamentária, cuja função é coordenar e controlar o processo orçamentário para toda a organização.
As estimativas do departamento de orçamento são requeridas aos gestores divisionais, que, por sua vez, divulgam estes pedidos aos seus subordinados
Etapas do Processo Orçamentário
Normalmente, do ponto de vista gerencial, a questão crítica é: o que a firma é capaz de vender no período orçamentário? Esta questão resume todos os limites dos planos orçamentários. Por essa razão o orçamento de vendas é, por sua vez, o ponto de partida e o suporte do processo orçamentário.
Questão para reflexão                                            
1-) O que você entende por planejamento empresarial?
2-) Planejamento estratégico é utilizado quando a empresa encontra-se em situação negativa? Por quê?
3-) Quais são as etapas de Orçamento?
Após responderem as questões, vamos ao fórum que sua participação é muito importante!!
Custo de Oportunidade
Pensando em contabilidade vinculamos a palavra custo com contabilidade industrial. É neste ramo de atividade que o custo é mais destacado, então pergunto:
O que seria custo de oportunidade?
Controladoria e custo de oportunidade onde iremos aplicar?
Enfatizamos mais uma vez em dizer sobre os objetivos dos empresários, é correto afirmar, os empresários constituem empresas para maximização de lucro. Para que isso ocorra o gestor ou controller deve ter o cuidado de não desperdiçar recursos que possuem e atingir e manter-se no princípio mais comum da contabilidade o princípio da continuidade.
Para que as organizações consigam estar