17648083_BDQ_TSP_IV.docx
38 pág.

17648083_BDQ_TSP_IV.docx


DisciplinaTsp4308 materiais250 seguidores
Pré-visualização18 páginas
1a Questão (Ref.: 201401469572)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando os seus antecedentes históricos, segundo Sternberg (2008), a psicologia cognitiva depende do trabalho de racionalistas e empiristas. Antes de Descartes (1596-1650) e John Locke (1632-1704), representantes da escola moderna da filosofia, encontramos no período da filosofia antiga dois pensamentos que já remontam as ideias de tais pensadores. No que se refere a este período podemos dizer que: Descartes concordava com ________________________, considerando o método introspectivo e reflexivo superior aos métodos empíricos. Marque a alternativa que preenche corretamente o espaço.
		
	 
	James
	 
	Platão
	
	Wundt
	
	Titchener
	
	Aristóteles
	 2a Questão (Ref.: 201401523083)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ricardo é um psicólogo cognitivo e em suas pesquisas ele utiliza usa vários métodos para explorar como os seres humanos pensam. Entre os métodos utilizados por ele são, EXCETO:
		
	
	Observação naturalística
	
	Pesquisa psicológica
	
	Estudos de caso
	 
	Influência negativa
	 
	Auto-avaliações
	 3a Questão (Ref.: 201401587148)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	2. Sobre o surgimento do movimento Cognitivista e da Psicologia Cognitiva: A. A recusa sistemática da Psicologia acadêmica de antes dos anos 60 em aplicar o método científico à investigação dos legítimos fenômenos psicológicos, acabou por propiciar as condições para o surgimento da Psicologia Cognitiva. B. Foi decorrente da Ciência do Comportamento Humano, o Behaviorismo. C. A revolução científica ocorrida ¿fora dos muros¿ da Psicologia na década de 70 impulsionou o movimento Cognitivista como doutrina e como ciência na Psicologia. D. A adoção de um método ¿pós-moderno de ciência¿, o método hipotético-dedutivo, tornou possível a investigação científica da mente. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	a) A, B e C
	
	e) A e D
	 
	c) A, C e D
	
	d) A e B
	
	b) B, C e D
	 4a Questão (Ref.: 201401523082)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Para melhor entender os métodos específicos usados por psicólogos cognitivos, deve-se, em primeiro lugar, compreender os objetivos da pesquisa em psicologia cognitiva [...] esses objetivos são a coleta de dados, o desenvolvimento de teoria, a formulação de hipóteses, a testagem de hipóteses e, talvez, a aplicação a ambientes fora da pesquisa.¿ (STENBERG, 2008, p. 27). Nesse sentido: I ¿ Os pesquisadores, muitas vezes, buscam apenas coletar a maior quantidade possível de informações sobre um determinado fenômeno, podendo ter ou não noções preconcebidas com relação ao que podem encontrar ao coletar os dados. II ¿ Sua pesquisa concentra-se na descrição de fenômenos determinados, por exemplo, a forma como as pessoas reconhecem rostos e como elas desenvolvem a especialização. III ¿ Os pesquisadores cognitivos utilizam métodos exclusivamente oriundos do behaviorismo. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e II
	
	I e III
	 
	I, II e III
	
	II e III
	
	I
	 5a Questão (Ref.: 201402002031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como foi exposto em sala de aula, apesar de existirem divergências entre o behaviorismo e o cognitivismo, o primeiro contribuiu muito para o florescimento e desenvolvimento do segundo, neste sentido é correto afirmar que:
		
	 
	Modelos teóricos sobre aprendizagem e reforço bem como os paradigmas de pesquisa criados pelos behavioristas foram amplamente utilizados nas pesquisas cognitivistas.
	
	As perspectivas de aprendizagem desenvolvidas no modelo do Behaviorismo foram descartados pelos cognitivistas.
	
	A perspectiva pragmática do behaviorismo radical foi totalmente incorporada na teoria Cognitiva.
	
	Nenhuma das alternativas apresentadas está correta.
	
	A ideia de mente como conceito útil para o estudo do comportamento foi incorporada ao modelo cognitivo da mesma forma que estava presente no Behaviorismo.
		
	1a Questão (Ref.: 201401523084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿A atenção é a tomada de posse pela mente, de forma vívida e nítida, de um entre o que parecem ser vários objetos ou linhas de pensamentos possíveis. (...) Implica afastar-se de algumas coisas para lidar de forma efetiva com outras.¿ (William James in Stenberg, 2008, p. 71). Pode-se afirmar que a atenção:
		
	
	Despreza a memória e os sentidos.
	
	Não utiliza outros processos cognitivos.
	
	Valoriza apenas os aspectos inconscientes.
	
	Não tem relação com a consciência.
	 
	Inclui processos conscientes e inconscientes.
	 2a Questão (Ref.: 201401468220)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A teoria proposta por Broadbent(1958), onde a ideia básica era que as informações sensoriais passam pelo sistema até que um gargalo seja alcançado e nesse ponto a pessoa escolhe a mensagem auditiva que será processada com base em alguma característica física, é chamada:
		
	
	Teoria da Atenuação
	 
	Teoria do Filtro
	
	Teoria da Seleção Tardia
	 
	Teoria do Gargalo
	
	Teoria da Escuta Dicótica
	 3a Questão (Ref.: 201401522844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo de conhecer é denominado:
		
	 
	Cognição
	
	Avaliação
	
	Treinamento
	
	Fundamentação
	
	Compatibilidade
	 4a Questão (Ref.: 201401523085)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ricardo está estudando para uma prova de concurso público e optou por diminuir a atenção sobre os muitos estímulos que recebe do mundo externo, escolhendo manter o foco nos estudos e não dispersar a mente com muitas informações diferentes, dessa forma Ricardo:
		
	
	Está aumentando o foco nos estímulos externos, sendo mais provável que sua atenção melhore.
	
	Está buscando diminuir a atenção nos estudos, sendo mais provável que ele tenha dificuldades de passar no concurso público.
	
	Está diminuindo o foco nos estímulos externos, sendo mais provável que sua memória fique prejudicada.
	 
	Está buscando ampliar a atenção e os processos de memória para os estudos, sendo mais provável que se lembre das informações às quais presta mais atenção.
	
	Está aumentando o foco de atenção nos estudos, sendo mais provável que esqueça com mais facilidade às informações que prestou mais atenção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401446739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o ato ou processo de conhecer, que envolve diversos processos cognitivos dentre os quais podemos destacar o raciocínio que se refere à:
		
	 
	Operação lógica, discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. De premissas chegamos a conclusões.
	
	Faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.
	
	Função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
	
	Capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis.
	
	Um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201401468101)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmações abaixo e identifique àquelas que melhor conceituam os processos mentais.
I - Linguagem humana é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos humanos.
II - Raciocínio é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
III