SIMULADOS_PENS_E_LINGUAGEM_2.docx
42 pág.

SIMULADOS_PENS_E_LINGUAGEM_2.docx


DisciplinaPsicologia do Pensamento e da Linguagem534 materiais5.258 seguidores
Pré-visualização14 páginas
otimistas sobre a possibilidade de terem previsto esse resultado em especial.
	 
	Estabelecemos uma âncora e depois fazemos ajustes, em geral muito pequenos, com base em ouras informações.
		
		
	 5a Questão (Ref.: 201308405722)
	5a sem.: tomada de decisão
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As heurísticas de tomada de decisão são estratégias gerais que normalmente produzem uma solução correta. Contudo, com frequência falhamos em discernir as limitações dessas heurísticas e, assim, nem sempre tomamos as decisões mais adequadas. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa a heurística de representatividade:
		
	
	Quando as pessoas conhecem o resultado de um evento são demasiadamente otimistas sobre a possibilidade de terem previsto esse resultado em especial.
	
	Avaliamos a frequência e probabilidade de um evento em função da facilidade com que podemos lembrar de algo.
	
	Os julgamentos de confiança das pessoas são mais elevados do que deveriam ser, tendo em vista os muitos erros possíveis no processo de tomada de decisão
	
	Estabelecemos uma âncora e depois fazemos ajustes, em geral muito pequenos, com base em ouras informações.
	
	Julgamos uma amostra como provável se ela se parecer com a população da qual foi selecionada.
	
	 5a Questão (Ref.: 201302037405)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição bastante genérica da inteligência como:
		
	
	A capacidade global do indivíduo para atuar de acordo com as finalidades previstas, para pensar racionalmente e atuar de maneira eficaz em relação a seu ambiente sem a necessidade de aprendizados anteriores e os processos de acomodação e assimilação.
	 
	A capacidade global do indivíduo para atuar de acordo com as finalidades previstas, para pensar racionalmente e atuar de maneira eficaz em relação a seu ambiente sem a necessidade de aprendizados anteriores através dos processos de acomodação e assimilação.
	
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos são capazes de perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos.
	 
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos já armazenados por meio de aprendizados anteriores.
	
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos inatos já armazenados, ou seja, sem a necessidade de aprendizados anteriores.
	
	 1a Questão (Ref.: 201309679836)
	4a sem.: Aquisição de linguagem
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale a alternativa que identifica, corretamente, o momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
		
	
	Simbolização
	
	Frase telegráfica
	
	Balbucio
	
	Arrulho
	
	Letramento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309684488)
	6a sem.: Teorias de Aquisição da Linguagem
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com ________________________, ¿ O significado de uma palavra representa um amálgama tão estreito do pensamento e da linguagem, que fica difícil dizer se se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento.¿ 
		
	
	Piaget
	
	Vygotsky
	
	Skinner
	
	Chomsky
	
	Bruner
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201309215366)
	5a sem.: Psicogênese da língua escrita
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Bianca está em uma fase de aprendizagem na escola em que está descobrindo que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas tem unidades menores: os fonemas. Isso significa que:
		
	
	Bianca está no período silábico-alfabético
	
	Bianca está no período formal
	
	Bianca está no período sensório-motor
	
	Bianca está no período pré-silábico
	
	Bianca está no período silábico
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201309216059)
	5a sem.: solução de problemas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Normalmente os problemas podem ser classificados em uma das três grades categorias denominadas problemas de arranjo, problemas de indução da estrutura e transformação. Resolver cada tipo de problema requer aptidão e conhecimento psicológicos um tanto diferente. Descreva o tipo de aptidões e conhecimentos exigidas pelos problemas de tranformação.
		
	
	Exige a manifestação de representações mentais das informações.
	
	A pessoa precisa identificar as relações existentes entre os elementos apresentados e construa em seguida uma nova relação entre eles. Em tal problema, a pessoa que tenta resolvê-lo precisa determinar não somente as relações entre os elementos, mas também a estrutura e o tamanho dos elementos envolvidos.
	
	Consiste em um estado inicial, um estado almejado e um método para transformar o estado inicial no estado almejado. 
	
	Exigem que a pessoa, na tentativa de resolvê-lo, rearranje ou recombine os elementos de um modo que obedecerá a um determinado critério. Normalmente podem ser feitos diversos arranjos diferentes, porém somente um deles, ou alguns poucos, produzirão uma solução .
	
	Exige a utilizada de representações mentais parecidas com o objeto ou evento que está sendo representado.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201309216048)
	2a sem.: produção da linguagem
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramáticas entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Neste processo de desenvolvimento normalmente observamos o uso de um discurso telegráfico caracterizado por:
		
	
	Fenômeno pelo qual as crianças aplicam regras mesmo quando a aplicação resulta em um erro.
	
	Conjunto de regras que disciplinam o significado de palavras e sentenças.
	
	Sentenças nas quais as palavras sem importância para a mensagem não são pronunciadas.
	
	Sons desprovidos de significado que precedem a fala e são emitidos pelas crianças com idade aproximada de três meses a um ano.
	
	Regras que indicam como as palavras e frases podem ser combinadas para formar sentenças
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201308888648)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Depois de um certo momento, as regras gramaticais, as estratégias e técnicas para aprender as características diferentes de nossa língua e a expansão do vocabulário, surge como função da maturidade. Essa afirmação está de acordo com qual teoria do desenvolvimento da linguagem?
		
	 
	Chomsky
	
	Bruner
	
	Piaget
	 
	Vygotsky
	
	Skinner
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201308361547)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência corporal-cinestésica se expressa por:
		
	 
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Ele sugere que a inteligência corporal-cinestésica seja organizada verticalmente, e que, ao invés de haver uma aptidão geral do