Questionário Unidade II
8 pág.

Questionário Unidade II


DisciplinaEstudos Disciplinares I7.981 materiais27.321 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2017/2)
 Pergunta 1 
	Resposta Selecionada:
	a. 
Somente a afirmativa I está correta.
	Respostas:
	a. 
Somente a afirmativa I está correta.
	
	b. 
Somente a afirmativa II está correta.
	
	c. 
Somente a afirmativa III está correta.
	
	d. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e. 
Nenhuma das afirmativas está correta.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: as pessoas esperam ver e ouvir sensacionalismo porque é um alimento psíquico, uma maneira de minimizar os dramas pessoais e incontroláveis.
	
	Pergunta 2
	Resposta Selecionada:
	a. Somente a afirmativa I está correta.
	Respostas:
	a. Somente a afirmativa I está correta.
	
	b. Somente a afirmativa II está correta.
	
	c. Somente a afirmativa III está correta.
	
	d. I e II estão corretas.
	
	e. II e III estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a charge deixa claro que não podemos educar sem darmos o exemplo, porque enquanto que \u201cpara ensinar só é preciso saber\u201d, quando estamos educando uma pessoa, precisamos, antes de mais nada, dar o exemplo. Como um pai fumante vai dizer para o filho não fumar?
Pergunta 3
	\u201cO Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) condenou a violência ocorrida nesta semana em distintos presídios brasileiros. Na Penitenciária Estadual de Cascavel, no Paraná, pelo menos cinco presos foram mortos durante uma rebelião. Informações indicam que duas das vítimas teriam sido decapitadas e mais duas foram jogadas do telhado do presídio. Em Minas Gerais, dois motins acabaram com outro preso morto e dezenas de feridos. Além disso, autoridades revelaram que mais um homem foi morto no complexo penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão.
\u2018Pedimos às autoridades competentes uma apuração rápida, imparcial e efetiva dos fatos e das causas das revoltas, e que os responsáveis pelos crimes respondam na justiça\u2019, comentou o representante do ACNUDH, Amerigo Incalcaterra. \u2018Ficamos consternados com o nível de violência observado recentemente nos presídios brasileiros. Não é admissível que, no Brasil, a violência e as mortes dentro das prisões sejam percebidas como normais e cotidianas\u2019, disse Incalcaterra.
Além disso, ele instou as autoridades brasileiras a adotarem medidas para prevenir a violência nas unidades prisionais. \u2018Superlotação, condições penitenciárias inadequadas, torturas e maus-tratos contra detentos são uma realidade em muitos presídios do Brasil, e isso também contribui com a violência e constitui grave violação aos direitos humanos\u2019, apontou o Representante do Escritório na América do Sul.
\u2018O país deve reformar seu sistema penitenciário, incluindo pelo menos uma revisão integral da política criminal brasileira e do uso excessivo da privação de liberdade como punição a crimes\u2019, concluiu Incalcaterra.\u201d
Disponível em <http://acnudh.org/pt-br/2014/08/21813/>. Acesso em 06 nov. 2014 (com adaptações). 
Com base na leitura, analise as afirmativas:
I. A charge evidencia que as rebeliões ocorrem porque existem facções diferentes dentro de um mesmo sistema prisional.
II. De acordo com o ACNUDH, a impunidade contribui com o aumento da violência no Brasil.
III. Para Incalcaterra, as rebeliões acontecem porque as unidades prisionais são totalmente inadequadas.
		Resposta Selecionada:
	e. Apenas a afirmativa III está correta.                   
	Respostas:
	a. Apenas a afirmativa I está correta.
	
	b. Apenas a afirmativa II está correta.
	
	c. I e II estão corretas.
	
	d. II e III estão corretas.
	
	e. Apenas a afirmativa III está correta.                   
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: em momento algum, a charge faz qualquer relação com as facções existentes no presídio e nem traz que a impunidade é que contribui com a violência.
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	EUA e China anunciam acordo para reduzir emissão de gases poluentes 
Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, assinaram nesta quarta-feira (12.11.2014), em Pequim, um acordo para a luta contra a mudança climática, que incluirá reduções de suas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. A iniciativa constitui o primeiro anúncio de corte das emissões de gases poluentes por parte da China e mais um pelos EUA que, pelo acordo, pretendem cortar entre 26% e 28% as emissões de gases em até 11 anos, ou seja, até 2025, o que representa um número duas vezes maior que as reduções previstas entre 2005 e 2020.
Os chineses se comprometem a cortar as emissões até 2030, embora isso possa começar antes. Segundo o presidente chinês, até lá, 20% da energia produzida no país vai ter origem em fontes limpas e renováveis.
Estados Unidos e China representam juntos 45% das emissões planetárias de CO2, um dos gases apontado como culpado pela mudança climática. A União Europeia representa 11%. No mês passado, o bloco se comprometeu a reduzir em, pelo menos, 40% as emissões até 2030, na comparação com os níveis de 1990.
Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/11/eua-e-china-anunciam-acordo-para-reduzir-emissao-de-gases-poluentes.html>. Acesso em 14 nov. 2014 (com adaptações).
Seria, portanto, correto afirmarmos que:
A União Europeia tem uma representatividade de 90% na preservação do planeta,
                                           Porque
Ela emite, proporcionalmente, tanto CO2 quanto Estados Unidos e China.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. Ambas as afirmativas se encontram incorretas.
	Respostas:
	a. A primeira afirmativa está correta e a segunda incorreta.
	
	b. Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda é uma consequência da primeira.
	
	c. Ambas as afirmativas se encontram corretas, mas a primeira é uma consequência da segunda.
	
	d. Ambas as afirmativas se encontram incorretas.
	
	e. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda correta.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: Ambas as afirmativas se encontram incorretas, porque o bloco da União Europeia, formado por 28 países, representa 11% da emissão de CO2 e isso nada tem a ver com a preservação do planeta. A segunda afirmativa está incorreta também, porque ela não emite mais CO2 do que os outros dois países.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em parte do texto denominado \u201cGeografia e meio ambiente: uma análise da legislação dos resíduos sólidos\u201d, Fernanda Sampaio da Silva nos apresenta uma realidade bastante incômoda do processo de industrialização: 
\u201cO processo de industrialização foi responsável por grandes transformações urbanas. Influenciou a multiplicação de diversos ramos de serviços que caracterizam a cidade moderna. Também influenciou no desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, que interligaram distintas regiões. Foi responsável pela maior produtividade e pela consequente elevação da produção agrícola. Contribuiu ainda com o êxodo rural. Além disso, introduziu um novo modo de vida e novos hábitos de consumo, criou novas profissões, promoveu uma nova estratificação da sociedade e uma nova relação desta com a natureza.
Algumas das tecnologias existentes hoje no mercado ainda trazem problemas ao meio ambiente. Entre os resíduos gerados pelo avanço desenfreado da produção e do consumo são encontrados os resíduos sólidos industriais, que podem trazer impactos com consequências para a saúde das pessoas e ao meio ambiente, desde uma escala local até mesmo global.                                                                                       
Para que se possa reduzir a geração de resíduos sólidos industriais, minimizando possíveis impactos negativos ao meio ambiente, é necessário que haja um processo de gestão para a diminuição de resíduos durante o processo produtivo e/ou, quando possível, substituição do material utilizado, por outro que tenha maior facilidade