Simulados_TCNICAS_DE_EXAME_PSICOLGICO_II.docx
8 pág.

Simulados_TCNICAS_DE_EXAME_PSICOLGICO_II.docx


DisciplinaTep II272 materiais710 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CORRETAS as afirmativas:
		
	
	apenas I e III
	
	apenas I e II
	
	apenas III
	 
	todas as afirmativas
	 
	apenas II e III
	
	 1a Questão 
	
	O teste HTP traz muitas projeções conscientes e inconscientes. Os desenhos geralmente devem ser avaliados em conjunto e apresentam um padrão. Desenhos muito pequenos indicam:
		
	
	Afastamento da realidade
	
	Sentimento de abstração
	
	Fuga do ambiente
	
	Personalidade extroversiva
	 
	Sentimento de inadequação
		
	
	 2a Questão 
	
	O interesse pelas técnicas gráficas surgiu a partir de fontes diferentes: a grafologia, a psicanálise, a teoria da Gestalt, a Psicologia do caráter e a Tipologia. Acerca do assunto, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - A linguagem gráfica, assim como a lúdica, é a que está mais próxima do inconsciente e do ego corporal. II - É um instrumento acessível às pessoas de baixo nível de escolaridade e/ ou com dificuldades de expressão oral. III - os testes gráficos são de grande utilidade com crianças pequenas que ainda não falam com clareza, mas que já possuem um nível excelente de simbolização nas atividades gráficas e lúdicas. IV ¿ A administração dos testes projetivos gráficos é cara e complicada. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
	
	II, III e IV
	 
	I, II, III e IV
		
	
	 3a Questão 
	
	Em relação às técnicas projetivas, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta. I ¿ Através do desenho pode ser projetada a percepção real ou imaginária do sujeito em relação a si mesmo e às pessoas significativas do seu ambiente; II - As técnicas projetivas caracterizam-se também por uma forma particular de avaliar a personalidade e há mensuração de traços isolados. III - As técnicas projetivas são consideradas eficientes em revelar aspectos inconscientes, latentes e ocultos da personalidade. IV - Espera-se que os materiais do teste projetivo sirvam como uma espécie de tela, na qual o sujeito projeta suas agressões, seus conflitos, seus medos, suas necessidades e seus processos característicos de pensamento. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e IV
	
	I, II e III
	 
	I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	II, III e IV
		
	
	 4a Questão 
	
	São características gerais dos testes gráficos:
I- A linguagem gráfica, assim como a lúdica, é a que está mais próxima do inconsciente e do ego corporal.
II- Oferece maior confiabilidade que a linguagem verbal, a qual é uma aquisição mais tardia e pode ser muito mais submetida ao controle consciente do indivíduo.
III- É um instrumento acessível às pessoas de baixo nível de escolaridade e/ ou com dificuldades de expressão oral.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I, II, III
	
	apenas II
	
	apenas I, II
	
	apenas II, III
	 
	apenas I, III
		
	
	 5a Questão 
	
	Na utilização de técnicas projetivas gráficas, deve-se considerar o nível sócio-econômico-cultural do indivíduo, sua idade cronológica, seu nível evolutivo e de maturidade. Muitos erros se devem ao desconhecimento da produção típica de cada idade e de cada grupo social. Nesse sentido, quanto aos testes projetivos gráficos, é correto afirmar que:
		
	
	Evitar uma análise detalhada das associações verbais do conjunto das anteriores.
	 
	O nível de maturidade do indivíduo a ser examinado não interfere na avaliação e análise dos resultados.
	 
	O psicólogo deve observá-lo na sua totalidade com uma atitude de "atenção flutuante".
	
	Desviar-se de uma hipótese diagnóstica e evitar encaminhamentos.
	
	O foco de análise deve ser somente o material projetivo, descartando outros instrumentos.
		
		
	 1a Questão 
	
	O desenho além de projetar a imagem corporal, usualmente compõe uma gama de projeções relacionadas ao autoconceito, a imagem ideal do eu, e as atitudes para com os outros, mesmo com o examinador na situação da testagem. No HTP, o desenho que mais reflete o modo como o sujeito se autoavalia em seu autoconceito é:
		
	
	O desenho do jardim
	
	O desenho do animal
	 
	O desenho da pessoa
	
	O desenho da árvore
	
	O desenho da casa
		
	
	 2a Questão 
	
	5) O Teste de Apercepção Temática ¿ TAT ¿ foi criado em 1935 por Henry Murray. As principais características dessa técnica projetiva são as seguintes:
		
	 
	e) É um teste aperceptivo, ou seja, um instrumento que permite a investigação da personalidade e o estudo da dinâmica significativa das diferenças individuais a partir da aplicação de estímulos padronizados;
	
	d) É um teste estrutural, ou seja, um instrumento que permite a investigação de traços estruturais da personalidade, através dos códigos produzidos pelo sujeito;
	
	b) É um teste gráfico e viso-motor, ou seja, um instrumento que permite a investigação da personalidade e o estudo da dinâmica significativa das diferenças individuais, através da cópia de estímulos;
	 
	c) É um teste viso-motor, ou seja, um instrumento que permite a investigação da personalidade e o estudo da dinâmica significativa das diferenças individuais através da análise grafológica das histórias produzidas pelo sujeito;
	
	a) É um teste perceptivo, ou seja, um instrumento que permite a investigação da personalidade e o estudo da dinâmica significativa das diferenças individuais através da análise dos desvios cometidos pelo sujeito;
		
	
	 3a Questão 
	
	São características gerais dos testes gráficos:
I- A linguagem gráfica, assim como a lúdica, é a que está mais próxima do inconsciente e do ego corporal.
II- Oferece maior confiabilidade que a linguagem verbal, a qual é uma aquisição mais tardia e pode ser muito mais submetida ao controle consciente do indivíduo.
III- É um instrumento acessível às pessoas de baixo nível de escolaridade e/ ou com dificuldades de expressão oral.
IV- Sua administração é complexa e cara.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	apenas I, III e IV
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas IV
	
	I, II, III e IV
	 
	apenas I, II, III
		
	
	 4a Questão 
	
	O teste projetivo que tem por objetivo a investigação da maturação viso - motora ou perceptual e indicadores de sinais de comprometimento psiconeurólogico, é chamado:
		
	
	HTP (Casa - Árvore ¿ Pessoa)
	 
	BENDER
	
	ROSENZWEIG
	 
	T.A.T- TÉCNICA DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA
	
	PMK
		
	
	 5a Questão 
	
	A técnica projetiva H.T.P. (house, tree, person) constitui-se de desenhos temáticos sem modelos, isto é, de realização gráfica a partir de um tema proposto. Sobre essa técnica podemos afirmar que:
 
I- A técnica se constitui em três itens específicos: casa, árvore e pessoa.
 
II- A escolha destes itens foi devido ao fato de que são itens familiares a todos, facilmente aceitos para serem desenhados por todas as idades, estimulam verbalizações mais espontâneas e são simbolicamente férteis em significados inconscientes.
 
III- O H T P pode ser aplicado a partir dos 4 anos de idade.
 
IV- Um traço gráfico isolado nada significa. Cada traço deve ser considerado em conexão com os demais e no contexto geral do desenho.
 
Estão CORRETAS:
		
	 
	todas as afirmativas
	
	apenas II, III e IV
	 
	apenas I, II e IV
	
	apenas III
	
	apenas III e IV