TCNICAS_DE_EXAME_PSICOLGICO_II.docx
8 pág.

TCNICAS_DE_EXAME_PSICOLGICO_II.docx


DisciplinaTep II272 materiais710 seguidores
Pré-visualização2 páginas
diferentes com a mesma amostra estudada.
Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
		
	
	somente II
	 
	somente II e III
	
	I, II e III
	
	somente I
	 
	somente I e II
	1a Questão (Ref.: 201307512915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O procedimento do Teste de Apercepção Temática (TAT) consiste na apresentação de uma série de quadros ao sujeito, encorajando-o que conte histórias sobre eles.
De acordo com o simbolismo de cada lâmina, a que está ligada a sentimentos e desejos de segurança. Atitude frente a barreiras que o interceptam. Vazio. Plenitude, é representada pelo (a):
		
	
	Homem só sob o lampião
	
	Estudante no campo
	 
	Cabana sob a neve
	
	Mulher segurando o homem
	
	Menino e o violino
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307512926)
	Pontos:  / 0,1
	O Teste de Apercepção Temática para Crianças (CAT) não tem a aprovação do Conselho Federal de Psicologia, não podendo ser utilizado para fins de Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico, contudo constitui-se em um excelente:
		
	
	instrumento terapêutico
	
	instrumento de avaliação psicológica
	
	instrumento de interpretação
	
	teste de personalidade
	
	teste de quociente de inteligência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307512903)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo sobre o Teste de Apercepção Temática (TAT) desenvolvido por Henry A. Murray, psicólogo americano, a partir de sua teoria - Personologia.
 
I. É o método para revelar ao intérprete treinado alguns dos impulsos, emoções, sentimentos, complexos e conflitos dominantes de uma personalidade.
 
II. O seu valor especial reside na sua capacidade para expor as tendências inibidas subjacentes que o sujeito, ou paciente, não está disposto a admitir, ou não pode admitir, pelo fato de não ter consciência delas.
 
III. É uma técnica comprovadamente útil em qualquer estudo abrangente da personalidade e na interpretação de distúrbios do comportamento, doenças psicossomáticas, neuroses e psicoses.
 
IV. Tal como se encontra hoje constituído não é adequado para crianças de idade inferior a 4 anos.
 
Estão Corretas as Afirmativas:
		
	 
	apenas I, II e III
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas II e III
	
	apenas I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307468343)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O solicitante ao ler a síntese do TAT - Teste de Apercepção Temática - deve ser capaz de construir uma imagem do analisando. Portanto, o discurso deve ser construído de forma simples e organizada para que seja de fácil leitura e deve conter na sua forma estrutural:
		
	
	Documentação, entrevista e sugestões.
	 
	Enredo, história e encenação.
	
	Apresentação, historicidade e prospecção.
	
	Entrevista, prospecção e sugestão do tratamento.
	 
	Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307468378)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise do material proveniente do CAT - Técnicas de Contar Histórias para Crianças , comparando-se o nível das estórias (sua estrutura e correlações lógicas, emprego da linguagem, conteúdo das estórias, soluções de problemas, defesas utilizadas, etc.) com a idade cronológica da criança pode-se chegar ao:
		
	
	Processo finalizatório
	 
	Nível de maturidade
	
	Veredito de alta para o paciente
	 
	Ponto central do problema
	
	Laudo do Psicodiagnótisco
		
	1a Questão (Ref.: 201307512945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise os seguintes aspectos quanto aos testes baseados em manchas de tintas:
 
I- Ao se utilizar técnicas de manchas de tinta, a pressuposição básica é de que a forma como o sujeito percebe estruturalmente os estímulos ambíguos reflete o seu comportamento em outras situações de vida real, que envolvem operacionalmente idênticos aspectos psicológicos.
 
II- Pressupõe-se que a ambigüidade dos estímulos constitua um veículo apropriado para a projeção das necessidades do sujeito, por meio do uso de representações simbólicas, de modo que o psicólogo lança mão do seu referencial teórico e de sua experiência clínica para a compreensão da dinâmica do sujeito.
 
III- Na aplicação, as lâminas são apresentadas uma de cada vez, sendo solicitado ao examinando que diga com o que acreditam serem parecidos os borrões de tinta. A compreensão e interpretação do material requerem longo tempo de estudo e prática.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	apenas III
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III
	 
	I, II e III
	
	apenas I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307607129)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	4) O sistema proposto por Cícero Vaz para a classificação de respostas da Técnica de Zulliger ¿ forma coletiva ¿ consiste na verificação dos seguintes itens:
		
	
	b) Necessidades, Determinantes, Concepções de mundo;
	
	a) Localizações, Concepção do mundo, Conteúdo;
	 
	d) Localizações, Determinantes, Conteúdos;
	
	c) Localizações, Conflitos significativos, Conteúdos;
	 
	e) Necessidades, Conflitos significativos, Concepções do mundo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307512944)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere as afirmativas abaixo sobre a análise e interpretação dos resultados do Teste das Fábulas, elaborado por Louisa Düss, em 1940.
 
I- De acordo com Jurema Cunha (2000), examinando o contexto de cada fábula, vê-se que, basicamente, apresenta uma situação problema, para a qual deve ser encontrada uma solução;
 
II- Fornece determinadas informações que devem ser elaboradas por meio de operações cognitivas, com base nas quais o sujeito pode produzir uma resposta lógica, derivada da esfera do ego livre de conflitos;
 
III- Embora o instrumento não tenha a aprovação do Conselho Federal de Psicologia, portanto, não podendo ser utilizado para fins de Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico, constitui-se em um excelente instrumento terapêutico.
 
IV- É a ênfase nos aspectos estressantes que tornam as fábulas sensíveis a interpretações extremamente particularizadas, que se associam com problemas circunstanciais da vida diária e com conflitos tanto conscientes quanto inconscientes.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	apenas I, II e III
	
	apenas II e III
	
	apenas I, III e IV
	 
	apenas I, II e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307512956)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entre as Técnicas de Manchas de Tinta, o Teste Zulliger, utiliza o mesmo princípio do Rorschach, mas utilizando 3 pranchas. Dos 4 itens em que são classificadas as respostas dadas após a projeção das imagens, a área da mancha, onde o sujeito viu a resposta é denominado:
		
	
	Determinante
	
	Frequência
	 
	Percepção
	 
	Modalidade
	
	Conteúdos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307512948)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as Técnicas de Manchas de Tinta, a Prova de Rorschach consiste de 10 lâminas com borrões de tinta que obedecem a características específicas. Considere as afirmativas abaixo quanto a esse teste:
 
I. A aplicação da Prova de Rorschach é feita individualmente, não havendo aplicação em grupo.
 
II. Na aplicação, as lâminas são apresentadas uma de cada vez, sendo solicitado ao examinando que diga com o que acreditam serem parecidos os borrões de tinta.
 
III. Diante deste convite à contemplação e associação aos borrões impressos nas pranchas, hipóteses de respostas são ativadas, colocando à prova as funções psíquicas de percepção, atenção, julgamento crítico, simbolização e linguagem.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III
	
	apenas III
	 
	I, II e III
	
	apenas I e II