Apol Processos sintáticos e semânticos Uninter
10 pág.

Apol Processos sintáticos e semânticos Uninter


DisciplinaProcessos Sintáticos e Semântico37 materiais217 seguidores
Pré-visualização3 páginas
para estudantes da graduação em Letras compreenderem as implicações que as concepções de língua ou texto adotadas por ele terão na vida escolar de seus alunos. \u201cNa formação docente é, dentre outras coisas, obter respostas acerca do processo de ensino-aprendizagem, atuar na formação de professores mais conscientes da necessidade de se estabelecer a conexão entre a pesquisa e a sala de aula e oferecer, portanto, contribuições para a ponte, tão reclamada (e necessária), entre teoria e prática. Acreditamos que a atuação na sala de aula da graduação é fundamental para estabelecer essa ponte porque é nesse contexto que os graduandos têm oportunidade de entrar em contato com as diferentes teorias linguísticas, de refletir criticamente junto com a turma sobre elas e, ainda, de construir a base teórica necessária a seu agir pedagógico. Se concordarmos com Marcuschi (2000, n/p) quando este assevera que \u2018as concepções de língua são fundamentais para direcionar práticas de ensino\u2019, entenderemos ser imprescindível que o futuro docente se aproprie dos conhecimentos linguísticos mais atuais. Afinal, se o aluno de Letras passa pela universidade sem compreender claramente as implicações que a concepção de língua/texto por ele adotada acarreta ao ensino, esse mesmo aluno, quando assumir o papel de professor, tenderá a seguir os moldes tradicionais e a dar continuidade à tradição de ensino mecanicista que ainda perdura em algumas instituições\u201d (texto-base: Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, p. 9).
	
	C
	As concepções de língua são desnecessárias para o direcionamento das práticas pedagógicas.
	
	D
	As concepções de língua mostram ao professor a importância de se efetuar o ensino de línguas por meio de frases fragmentas e descontextualizadas.
	
	E
	As concepções de língua são importantes, mas é desnecessário que o futuro docente se aproprie dos conhecimentos linguísticos mais atuais para a sua efetiva prática.
 
Questão 5/10 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Leia com atenção: 
O diretor enviou um e-mail para os professores. O objetivo era apresentar-lhes a proposta para o calendário acadêmico do próximo ano. Entretanto, nem todos os docentes receberam a mensagem, o que prejudicou o encaminhamento do planejamento da escola à Secretaria de Educação.
Fonte: Texto criado para esta questão.
Tendo em vista a sentença grifada no texto acima, e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, analise as afirmações a seguir, colocando V para proposições verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito.
II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto.
III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto.
IV.( ) \u201cenviou um e-mail para os professores\u201d é o predicado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V \u2013 V \u2013 V \u2013V
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
I, II e IV são verdadeiras. Os sintagmas em I e II estão devidamente analisados e seguem a função estabelecida pela sintaxe funcional. III é falsa, pois o sintagma [para os professores] é preposicional e não \u201cnominal\u201d (livro-base, p. 38-42).
Questão 6/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Observe o esquema a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 98.
O esquema ilustra uma sequência didática. Conforme os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros, o conceito de sequência didática tem uso na tentativa de sanar os principais problemas do ensino de gêneros em língua estrangeira. A esse respeito, qual das alternativas a seguir apresenta corretamente sua definição?
Nota: 10.0
	
	A
	Sequência rígida de conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
	
	B
	Sequência de exercícios a serem feitos fora do ambiente de aula para maior efetividade do ensino.
	
	C
	Sequência de conteúdos gramaticais a serem ensinados aos alunos em uma escala de dificuldade.
	
	D
	Sequência de sons da língua estrangeira a serem aprendidos pelo aluno, organizados do mais semelhante à língua materna aos mais diferente.
	
	E
	Sequência gradual de atividades, guiadas por um tema, objetivo ou produção de texto final.
Você acertou!
A sequência didática é considerada um conjunto de sequências de atividades progressivas, planificadas, guiadas por um tema, objetivo geral ou produção de texto final (texto-base: A construção de modelos didáticos de gêneros, p. 554,555).
Questão 7/10 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
\u201cQuando o inverno chegar/ Quero estar junto a ti
Pode o outono chegar/ que eu quero estar junto a ti
Porque é primavera/ te amo, meu amor\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://www.letras.mus.br/tim-maia/48934. Acesso em 09 jul. 2016.
Os versos apresentados correspondem à famosa canção composta por Tim Maia, \u201cPrimavera\u201d. De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as orações subordinadas, o primeiro verso destacado no dado trecho da referida canção deve ser analisado sintaticamente como:
Nota: 10.0
	
	A
	uma oração subordinada adverbial condicional.
	
	B
	uma oração subordinada adverbial temporal.
Você acertou!
A oração subordinada adverbial temporal \u201cexerce a função de advérbio de tempo [...] que indica o momento em que algo se passa\u201d (livro-base, p. 66).
	
	C
	uma oração subordinada substantiva objetiva.
	
	D
	uma oração subordinada adjetiva restritiva.
	
	E
	uma oração subordinada adverbial concessiva.
Questão 8/10 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cA produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. Nesse sentido, os textos, como resultantes da atividade discursiva, estão em constante e contínua relação uns com os outros. A esta relação entre o texto produzido e os outros textos é que se tem chamado intertextualidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 26 ago. 2016.
Tendo em vista o dado excerto de texto e conforme os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, a concepção de linguagem sociocognitivista de base interacionista compreende que o conhecimento não é externo ao sujeito e que a aprendizagem está atrelada às vivências do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as bases dessa concepção:
Nota: 10.0
	
	A
	estruturas sintáticas.
	
	B
	princípios da gramática normativa.
	
	C
	interação e cognição situada.
Você acertou!
A concepção de linguagem que compreende que o conhecimento não é externo ao aluno, não podendo ser imposto como um conjunto de saberes rígidos, mas sim está atrelado às vivências do sujeito é a abordagem sociocognitivista, que tem por base o interacionismo e a cognição situada (texto-base: Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, p. 6).
	
	D
	princípios da fonética.
	
	E
	princípios da gramática tradicional.
Questão 9/10 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Considere a afirmação