Buscar

TCNICAS_DE_EXAME_PSICOLGICO_II.docx

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO II
	1a Questão (Ref.: 201307468422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito aos testes psicológicos, Anastasi (1977) ressalta que a principal característica distintiva de uma determinada técnica subjetiva está na apresentação de uma tarefa relativamente não-estruturada, ou seja, uma tarefa que permite uma variedade quase ilimitada de respostas possíveis. O texto refere-se à técnica:
		
	
	De questionário
	
	Objetiva
	 
	Projetiva
	
	Percentílica
	
	Idiossincrática
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307468840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arzeno (1995) ressalta que é importante oferecer borracha macia para o avaliado: ¿Para todos os testes projetivos gráficos a borracha deve estar próxima ao sujeito. Devemos registrar se usa ou não, com que frequência, e quais os detalhes que apaga e em que figura (Arzeno, 1995, p. 87)¿. Quanto ao uso da borracha nos testes projetivos gráficos, é correto afirmar que:
		
	
	Os testes projetivos gráficos não necessitam de utilização de borracha.
	 
	Apagar e redesenhar persistentemente qualquer parte do desenho sugere fortemente conflito em relação ao detalhe.
	
	Todas as crianças usam borracha em testes projetivos gráficos, o que indica déficit cognitivo.
	
	Quando o avaliado redesenha um objeto ou parte de uma figura e o resultado é melhor do que o anterior, há forte indício de psicopatia.
	
	O uso da borracha não tem qualquer correlação com estados emocionais ou nível de autoconceito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307498699)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as variáveis a considerar da técnica projetiva, quando falamos que diferenças sutis na maneira de apresentar as instruções orais e nas relações sujeito-examinador podem alterar, consideravelmente, a realização nesses testes, estamos falando de(da):
		
	 
	Precisão
	
	Validade
	 
	Variável da Situação e do Examinador
	
	Norma
	
	Simulação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307498681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os testes psicológicos são ferramentas importantes para auxiliar a investigação psicológica nas diferentes áreas de atuação da Psicologia. Os grupos de testes principais se subdividem em Testes Psicométricos e Testes Projetivos. São características dos TESTES PROJETIVOS:
I- se baseiam na teoria da medida, na Psicometria, ou seja, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, como conseqüência fazem uso obrigatório da estatística.
II- servem principalmente para caracterizar os sujeitos avaliados em termos de atributos e qualidades.
III- são normalmente elaborados provocando tarefas não estruturadas, necessitando de interpretação e codificação adequada que depende da subjetividade do aplicador e desta forma, pode ocorrer que diferentes aplicadores cheguem a resultados diferentes com a mesma amostra estudada.
Estão INCORRETAS as seguintes afirmativas:
		
	
	somente II
	
	I, II e III
	 
	somente I
	
	somente II e III
	
	somente I e II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307498731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São características gerais dos testes gráficos:
I- A linguagem gráfica, assim como a lúdica, é a que está mais próxima do inconsciente e do ego corporal.
II- Oferece maior confiabilidade que a linguagem verbal, a qual é uma aquisição mais tardia e pode ser muito mais submetida ao controle consciente do indivíduo.
III- É um instrumento acessível às pessoas de baixo nível de escolaridade e/ ou com dificuldades de expressão oral.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	apenas II
	
	apenas I, III
	 
	I, II, III
	
	apenas I, II
	
	apenas II, III
	1a Questão (Ref.: 201307499550)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica projetiva H.T.P. constitui-se de desenhos temáticos sem modelos, isto é, de realização gráfica a partir de um tema proposto. Sobre essa técnica podemos afirmar que:
 
I- A escolha destes itens foi devido ao fato de que são itens familiares a todos, facilmente aceitos para serem desenhados por todas as idades, estimulam verbalizações mais espontâneas e são simbolicamente férteis em significados inconscientes.
 
II- O H T P pode ser aplicado a partir dos 4 anos de idade.
 
III- Um traço gráfico isolado nada significa. Cada traço deve ser considerado em conexão com os demais e no contexto geral do desenho.
 
Estão CORRETAS a afirmativas:
		
	
	apenas II, III
	
	apenas I, II
	
	apenas III
	 
	I, II e III
	
	apenas I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307499537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenho é capaz de expressar a percepção real ou imaginária do sujeito em relação a si mesmo e às pessoas significativas do seu ambiente. São limites a serem observados pelo psicólogo na análise do desenho:
 
I- Os aspectos a serem analisados não devem ser vistos isoladamente, e sim em conjunto, e não devem seguir uma receita, o que faria correr o risco de uma interpretação equivocada.
 
II- A análise de um desenho deve ser feita por meio de outros desenhos, da história do sujeito e principalmente do que o sujeito fala acerca do mesmo.
 
III- Interpretações são hipóteses e não certezas e não devem se basear em dados isolados ou no imaginário do profissional que o analisa.
 
IV- O desenho constitui-se não em uma reprodução da realidade, executada pelo sujeito, mas sim uma interpretação dela, contagiada por sentimentos, impressões, conceitos e valores adquiridos até o momento em que o sujeito desenha.
 
Estão CORRETAS:
		
	
	apenas III e IV
	
	apenas II, III e IV
	 
	todas as afirmativas
	
	apenas II
	
	apenas I, II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307468865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estilo peculiar da resposta do sujeito, que se revela através das qualidades propriamente gráficas, que dizem mais respeito à forma e como cada um analisa e organiza a situação e o material, denomina-se:
		
	
	Moralidade
	
	Tendência
	 
	Expressão
	
	Ritmo
	
	Protocolo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307499585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas sobre o Teste Palográfico (PLG) idealizado e elaborado pelo Prof. Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha.
 
I- pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica
 
II- A expressão se refere ao estilo peculiar da resposta do sujeito, que se revela através das qualidades propriamente gráficas, que dizem mais respeito à forma.
 
III- A folha de papel representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados.
 
IV- É uma técnica projetiva de movimento expressivo e, como tal, apresenta semelhanças com o P.M.K do professor Mira Y Lopes.
 
Estão CORRETAS:
		
	
	apenas III e IV
	
	apenas I, II e IV
	
	apenas IV
	
	nenhuma das afirmativas
	 
	I, II, III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307498680)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os testes psicológicos são ferramentas importantes para auxiliar a investigação psicológica nas diferentes áreas de atuação da Psicologia. Os grupos de testes principais se subdividem em Testes Psicométricos e Testes Projetivos. São características dos TESTES PROJETIVOS:
I- se baseiam na teoria da medida, na Psicometria, ou seja, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, como conseqüência fazem uso obrigatório da estatística.
II- servem principalmente para caracterizar os sujeitos avaliados em termos de atributos e qualidades.
III- são normalmente elaborados provocando tarefas não estruturadas, necessitando de interpretação e codificação adequada que depende da subjetividade do aplicador e desta forma, pode ocorrer que diferentes aplicadores cheguem a resultadosdiferentes com a mesma amostra estudada.
Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
		
	
	somente II
	 
	somente II e III
	
	I, II e III
	
	somente I
	 
	somente I e II
	1a Questão (Ref.: 201307512915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O procedimento do Teste de Apercepção Temática (TAT) consiste na apresentação de uma série de quadros ao sujeito, encorajando-o que conte histórias sobre eles.
De acordo com o simbolismo de cada lâmina, a que está ligada a sentimentos e desejos de segurança. Atitude frente a barreiras que o interceptam. Vazio. Plenitude, é representada pelo (a):
		
	
	Homem só sob o lampião
	
	Estudante no campo
	 
	Cabana sob a neve
	
	Mulher segurando o homem
	
	Menino e o violino
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307512926)
	Pontos:  / 0,1
	O Teste de Apercepção Temática para Crianças (CAT) não tem a aprovação do Conselho Federal de Psicologia, não podendo ser utilizado para fins de Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico, contudo constitui-se em um excelente:
		
	
	instrumento terapêutico
	
	instrumento de avaliação psicológica
	
	instrumento de interpretação
	
	teste de personalidade
	
	teste de quociente de inteligência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307512903)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo sobre o Teste de Apercepção Temática (TAT) desenvolvido por Henry A. Murray, psicólogo americano, a partir de sua teoria - Personologia.
 
I. É o método para revelar ao intérprete treinado alguns dos impulsos, emoções, sentimentos, complexos e conflitos dominantes de uma personalidade.
 
II. O seu valor especial reside na sua capacidade para expor as tendências inibidas subjacentes que o sujeito, ou paciente, não está disposto a admitir, ou não pode admitir, pelo fato de não ter consciência delas.
 
III. É uma técnica comprovadamente útil em qualquer estudo abrangente da personalidade e na interpretação de distúrbios do comportamento, doenças psicossomáticas, neuroses e psicoses.
 
IV. Tal como se encontra hoje constituído não é adequado para crianças de idade inferior a 4 anos.
 
Estão Corretas as Afirmativas:
		
	 
	apenas I, II e III
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas II e III
	
	apenas I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307468343)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O solicitante ao ler a síntese do TAT - Teste de Apercepção Temática - deve ser capaz de construir uma imagem do analisando. Portanto, o discurso deve ser construído de forma simples e organizada para que seja de fácil leitura e deve conter na sua forma estrutural:
		
	
	Documentação, entrevista e sugestões.
	 
	Enredo, história e encenação.
	
	Apresentação, historicidade e prospecção.
	
	Entrevista, prospecção e sugestão do tratamento.
	 
	Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307468378)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise do material proveniente do CAT - Técnicas de Contar Histórias para Crianças , comparando-se o nível das estórias (sua estrutura e correlações lógicas, emprego da linguagem, conteúdo das estórias, soluções de problemas, defesas utilizadas, etc.) com a idade cronológica da criança pode-se chegar ao:
		
	
	Processo finalizatório
	 
	Nível de maturidade
	
	Veredito de alta para o paciente
	 
	Ponto central do problema
	
	Laudo do Psicodiagnótisco
		
	1a Questão (Ref.: 201307512945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise os seguintes aspectos quanto aos testes baseados em manchas de tintas:
 
I- Ao se utilizar técnicas de manchas de tinta, a pressuposição básica é de que a forma como o sujeito percebe estruturalmente os estímulos ambíguos reflete o seu comportamento em outras situações de vida real, que envolvem operacionalmente idênticos aspectos psicológicos.
 
II- Pressupõe-se que a ambigüidade dos estímulos constitua um veículo apropriado para a projeção das necessidades do sujeito, por meio do uso de representações simbólicas, de modo que o psicólogo lança mão do seu referencial teórico e de sua experiência clínica para a compreensão da dinâmica do sujeito.
 
III- Na aplicação, as lâminas são apresentadas uma de cada vez, sendo solicitado ao examinando que diga com o que acreditam serem parecidos os borrões de tinta. A compreensão e interpretação do material requerem longo tempo de estudo e prática.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	apenas III
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III
	 
	I, II e III
	
	apenas I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307607129)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	4) O sistema proposto por Cícero Vaz para a classificação de respostas da Técnica de Zulliger ¿ forma coletiva ¿ consiste na verificação dos seguintes itens:
		
	
	b) Necessidades, Determinantes, Concepções de mundo;
	
	a) Localizações, Concepção do mundo, Conteúdo;
	 
	d) Localizações, Determinantes, Conteúdos;
	
	c) Localizações, Conflitos significativos, Conteúdos;
	 
	e) Necessidades, Conflitos significativos, Concepções do mundo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307512944)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere as afirmativas abaixo sobre a análise e interpretação dos resultados do Teste das Fábulas, elaborado por Louisa Düss, em 1940.
 
I- De acordo com Jurema Cunha (2000), examinando o contexto de cada fábula, vê-se que, basicamente, apresenta uma situação problema, para a qual deve ser encontrada uma solução;
 
II- Fornece determinadas informações que devem ser elaboradas por meio de operações cognitivas, com base nas quais o sujeito pode produzir uma resposta lógica, derivada da esfera do ego livre de conflitos;
 
III- Embora o instrumento não tenha a aprovação do Conselho Federal de Psicologia, portanto, não podendo ser utilizado para fins de Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico, constitui-se em um excelente instrumento terapêutico.
 
IV- É a ênfase nos aspectos estressantes que tornam as fábulas sensíveis a interpretações extremamente particularizadas, que se associam com problemas circunstanciais da vida diária e com conflitos tanto conscientes quanto inconscientes.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	apenas I, II e III
	
	apenas II e III
	
	apenas I, III e IV
	 
	apenas I, II e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307512956)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entre as Técnicas de Manchas de Tinta, o Teste Zulliger, utiliza o mesmo princípio do Rorschach, mas utilizando 3 pranchas. Dos 4 itens em que são classificadas as respostas dadas após a projeção das imagens, a área da mancha, onde o sujeito viu a resposta é denominado:
		
	
	Determinante
	
	Frequência
	 
	Percepção
	 
	Modalidade
	
	Conteúdos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307512948)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as Técnicas de Manchas de Tinta, a Prova de Rorschach consiste de 10 lâminas com borrões de tinta que obedecem a características específicas. Considere as afirmativas abaixo quanto a esse teste:
 
I. A aplicação da Prova de Rorschach é feita individualmente, não havendo aplicação em grupo.
 
II. Na aplicação, as lâminas são apresentadas uma de cada vez, sendo solicitado ao examinando que diga com o que acreditam serem parecidos os borrões de tinta.
 
III. Diante deste convite à contemplação e associação aos borrões impressos nas pranchas, hipóteses de respostas são ativadas, colocando à prova as funções psíquicas de percepção, atenção, julgamento crítico, simbolização e linguagem.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III
	
	apenas III
	 
	I, II e III
	
	apenas I e II

Outros materiais