Buscar

_Pensamento_e_Linguagem_Questes_de_av2_e_av3.docx

Prévia do material em texto

A definição de inteligência que os psicólogos adotam contém alguns dos mesmos elementos existentes no conceito adotado por uma pessoa leiga. Entretanto existem especificidades que podem ser apontadas como, por exemplo, o conceito de fator G que se refere à:
R: Um fator único e geral para a habilidade mental que se supunha formar a base da inteligência em algumas teorias pioneiras da inteligência.
Os bebês de 1 a 5 meses vocalizam aleatoriamente, ri, choram, brincam com os sons, discriminam sons da linguagem de outros sons. A isso denomina-se:
R: Comunicação reflexiva
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de semântica que se refere à:
R: Forma como atribuímos significado aos morfemas, palavras e sentenças; é o conteúdo da linguagem. Muitas vezes um grande problema consiste no fato de que a produção de um comportamento verbal por um falante ou escritor pode ser distinto da compreensão deste comportamento por um ouvinte ou leitor.
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramática, entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Esta capacidade normalmente obedece à semântica da língua que se refere à:
R: Conjunto de regras que disciplinam o significado de palavras e sentenças.
Bruno está aprendendo a falar e repete tudo o que as pessoas falam. Seu primo mais velho o apelidou de ¿papagaio¿. Esta fase de Bruno também é denominada de:
R: Ecolalia
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição de inteligência para Gardner:
R: A capacidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da sociabilidade se expressa pela:
R: Capacidade de iniciar, aprofundar e manter relações sociais.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da empatia se expressa pela:
R: Habilidade em perceber os sentimentos dos outros.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da autoconsciência se expressa pela:
R: Capacidade para perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da autocontrole se expressa pela:
R: Capacidade de administrar sentimentos e desenvolver habilidades pessoais para atingir metas.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da automotivação se expressa pela:
R: Capacidade de elaborar metas para si mesmo, persistindo e entusiasmando-se com os objetivos pessoais.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor o conceito de Inteligência lingüística se expressa por:
R: Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência lógico-matemática se expressa por:
R: Analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência interpessoal se expressa por:
R: Entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência intrapessoal se expressa por:
R: Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência corporal-cinestésica se expressa por:
R: Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência musical se expressa por:
R: Perceber e organizar padrões musicais, utilizando a voz como meio de expressão. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência espacial seexpressa por:
R: Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela esteja na voz passiva, afirmando que:
R Formas ativas e passivas de uma sentença podem diferir na estrutura superficial, mas possuir estruturas profundas semelhantes. A forma ativa é mais básica; a transformação para a forma passiva exige mais palavras.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha ambiguidades, afirmando que:
R: Quando as pessoas se deparam com uma ambiguidade em potencial, a ativação se estabelece para todos os significados do item ambíguo.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha negativas afirmando que:
R: Se uma sentença contiver uma palavra negativa como não, ou uma negativa subentendida, como nega, quase sempre exigirá mais tempo de processamento do que uma sentença afirmativa semelhante.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha estruturas embutidas, afirmando que:
R: As expressões contidas em outras sentenças exigem do leitor um custo maior de memória, tornando excessivo quando existem múltiplas estruturas embutidas.
O momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
R: Balbucio
Vários fatores contribuem para o aparecimento da linguagem. Um desses fatores é o contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. Qual dos autores abaixo propôs essa explicação para o aparecimento da linguagem?
R: Bruner
No que diz respeito à origem do pensamento humano, o processo que enriquece a mente com a possibilidade de saber da sua própria existência e saber da existência dos objetos que o rodeiam, denomina-se:
R: Consciência
As pessoas nascem com um equipamento mental (LDA) que lhes possibilita descobrir as regras para aglutinar sentenças aceitáveis. Esta afirmação é atribuída a qual autor ?
R: Chomsky
O ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, denomina-se:
R: Cognição
Bianca está em uma fase de aprendizagem na escola em que está descobrindo que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas tem unidades menores: os fonemas. Isso significa que:
R: Bianca está no período silábico-alfabético
Medir a inteligência tem sido um desafio tendo em vista a variedade de abordagens dos componentes da mesma. Historicamente a primeira tentativa de realização de testes de inteligência foi proposta por F. Galton baseando-se na ideia de que o tamanho e a forma da cabeça de uma pessoa poderiam ser empregados como uma medida objetiva de sua inteligência. Obviamente as teorias de Galton provaram estar erradas sob todos os aspectos, entretanto seus estudos motivaram inúmeros outros que resultaram em conhecimentos utilizados mundialmente. Dentre estes conhecimentos podemos citar o conceito de idade mental que se refere à:
R: Idade intelectual, afetiva e social média das pessoas, diagnosticada a partir do desempenho em um teste.
Medir a inteligência tem sido um desafio tendo em vista a variedade de abordagens dos componentes da mesma. Historicamente a primeira tentativa de realização de testes de inteligência foi proposta por F. Galton baseando-se na ideia de que o tamanho e a forma da cabeça de uma pessoa poderiam ser empregados como uma medida objetiva de sua inteligência. Obviamente as teorias de Galton provaram estar erradas sob todos os aspectos, entretanto seus estudos motivaram inúmeros outros que resultaram em conhecimentos utilizados mundialmente. Dentre estes conhecimentos é importante se considerar a confiabilidade do teste que se refere à:
R: Conceito de que os testes medem coerentemente aquilo que estão tentando medir.
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição bastante genérica da inteligência como:
R: O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos já armazenados por meio de aprendizados anteriores.
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de lexico que se refere à:
R: Conjunto completo de morfemas de uma língua ou repertório lingüístico de uma pessoa.
A heurística que envolve basear uma probabilidade estimada de um evento na facilidade com que informações relevantes vêm à mente, denomina-se:
R: Heurística da Disponibilidade
A heurística que envolve basear a probabilidade estimada de um evento em termos de quão bem representa um protótipo típico daquele evento, denomina-se:
R: Heurística da Representatividade
O primeiro testes de inteligência foi criado na França, para avaliar crianças na escola, por:
R: Alfred Binet
O esforço para descobrir o que deve ser feito para alcançar um objetivo é denominado:
R: Solução de problemas
Em solução de problemas, os problemas em que o participante deve arranjar as partes de modo a satisfazer algum critério, denominam-se:
R: Problemas de disposição
Vários fatores contribuem para o aparecimento da linguagem. Um desses fatores é o contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. Qual dos autores abaixo propôs essa explicação para o aparecimento da linguagem?
R: Bruner
O desenvolvimento da linguagem e do pensamento têm origens distintas, mas o percurso de cada um deles se juntam por volta dos 2 anos, iniciando a partir deste momento uma nova forma de funcionamento. A quem podemos atribuir esta teoria?
R: Vygotsky
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição de inteligência para Piaget:
R: Uma qualidade que se expressa pela maneira como o indivíduo se adapta ao meio, implicando tal adaptação processos de assimilação e acomodação.
Emília Ferreiro desenvolveu pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessa autora, é correto afirmar que:
R: No processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceitualização que revelam suas hipóteses a respeito da escrita
Quem falou que existe uma gramática universal, sendo todas as outras gramáticas "dialetos" desta foi:
R: Chomsky
Uma das hipóteses causais da dislexia é uma deficiência nas habilidades conhecidas como consciência fonêmica. Marque a alternativa que representa essa habilidade:
R: Se refere à capacidade de observar, de identificar e de manipular as menores partículas que compõem uma palavra: os fonemas.
Em relação à afasia de Broca, marque a única afirmativa correta:
R: É uma alteração da função da linguagem onde a sintaxe está comprometida mas oconceito está preservado.
Pedro tem 10 anos de idade. Sua fala apresenta algumas alterações tais como: troca r pelo l, omite o c e o g, como em maao e ato e etc. Podemos afirmar que Pedro possui sintomas de:
R: Dislalia
Uma das hipóteses causais da dislexia é uma deficiência nas habilidades conhecidas como consciência fonêmica. Marque a alternativa que representa essa habilidade:
R: Se refere à capacidade de observar, de identificar e de manipular as menores partículas que compõem uma palavra: os fonemas.
Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência espacial caracterizada por:
R: Estar associada ao sentimento de direção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores
Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência lógico-matemática caracterizada por:
R: Estar associada diretamente ao pensamento científico ao raciocínio lógico e dedutivo. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada
Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência musical caracterizada por:
R: Estar associada à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres.
Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência interpessoal por:
R: Estar associada à capacidade de se relacionar com as pessoas. De entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
Em sua análise da inteligência, o psicólogo Howard Gardner, adotou uma aboredagem diferente do pensamento tradicional sobre tal processo cognitivo. Gardner argumenta que possuímos pelo menos oito tipos de inteligência, cada uma relativamente independente das demais, dentre as quais podemos citar a inteligência linguistica caracterizada por:
R: Estar associada à habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita e oral. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.
A definição de inteligência que os psicólogos adotam contém alguns dos mesmos elementos existentes no conceito adotado por uma pessoa leiga. Entretanto existem especificidades que podem ser apontadas como por exemplo o conceito de inteligência fluida que se refere à:
R: Inteligência que reflete a capacidade para processar informações, o raciocínio e a memória.
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de fonema que se refere à:
R: Unidades de som que contribuem para o significado das palavras, sozinhos eles não tem significado e nem nos ajudam a pensar
Aos dois anos a criança usa fala telegráfica e utiliza mais pronomes e verbos. A isso denomina-se:
R: Estágio de sentença de duas palavras
Maria é uma criança que está aprendendo muito rápido a raciocinar em termos de solução de problemas. Seus pais a estimulam e buscam uma interação saudável. Um dos primeiros teóricos a propor uma correlação entre solução de problemas e interação de crianças com seus pais,foi:
R: Jerome Bruner
Os seres humanos são ativos solucionadores de problemas embora, com frequência, encontremos diversos obstáculos à realização desta importante atividade cognitiva. Dentre os obstáculos mais comuns à solução de problemas podemos citar a avaliação imprecisa das soluções, que se refere à:
R: Tendência a dar preferência às hipóteses iniciais para a solução de um problema desprezando as informações contraditórias que apoiam hipóteses ou soluções alternativas.
Os seres humanos são ativos solucionadores de problemas embora, com freqüência, encontremos diversos obstáculos à realização desta importante atividade cognitiva. Dentre os obstáculos mais comuns à solução de problemas podemos citar a fixidez funcional que se refere à:
R: Tendência de se perceber um item no uso mais comum.
Os seres humanos são ativos solucionadores de problemas embora, com frequência, encontremos diversos obstáculos à realização desta importante atividade cognitiva. Dentre os obstáculos mais comuns à solução de problemas podemos citar a rigidez mental que se refere à:
R: Tendência para que persistam padrões antigos de resolução de problemas.
Normalmente os problemas podem ser classificados em uma das três grades categorias denominadas problemas de arranjo, problemas de indução da estrutura e transformação. Resolver cada tipo de problema requer aptidão e conhecimento psicológicos um tanto diferente. Descreva o tipo de aptidões e conhecimentos exigidas pelos problemas de indução da estrutura.
R: A pessoa precisa identificar as relações existentes entre os elementos apresentados e construa em seguida uma nova relação entre eles. Em tal problema, a pessoa que tenta resolvê-lo precisa determinar não somente as relações entre os elementos, mas também a estrutura e o tamanho dos elementos envolvidos.
Quais são os três aspectos gerais envolvidos no processo de solução de problemas?
R: Interpretação, Estratégia, Avaliação
De dezoito a vinte e quatro meses as crianças apresentam uma organização rápida da linguagem que permite uma rápida aquisição de novas palavras. A isso denomina-se:
R: Explosão de vocabulário
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramáticas entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Neste processo de desenvolvimento da linguagem com frequência observamos a supergeneralização que se refere à:
R: Fenômeno pelo qual as crianças aplicam regras mesmo quando a aplicação resulta em um erro.
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramática, entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Esta capacidade geralmente respeita a sintaxe que se refere à:
R: Regras que indicam como as palavras e frases podem ser combinadas para formar sentenças.
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramáticas entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Neste processo de desenvolvimento normalmente observamos o uso de um discurso telegráfico caracterizado por:
R: Sentenças nas quais as palavras sem importância para a mensagem não são pronunciadas
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequerter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramáticas entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. A aquisição de tal capacidade inicia-se com o balbucio que se refere à:
R: Sons desprovidos de significado que precedem a fala e são emitidos pelas crianças com idade aproximada de três meses a um ano.
Apesar dos obstáculos à resolução de problemas, muitas pessoas descobrem, de modo competente, soluções criativas auxiliados principalmente pela utilização do pensamento convergente que se refere à:
R: Habilidade para produzir respostas baseadas principalmente no conhecimento e na lógica.
No que diz respeito às teorias da aquisição da linguagem, a teoria que afirma que tanto a biologia quanto a experiência influem no desenvolvimento da linguagem, denomina-se:
R: Teoria Interacionista
O linguista Noam Chomsky argumentou que seres humanos nascem com uma capacidade linguística inata que surge principalmente como uma função da maturidade. De acordo com sua teoria existe uma gramática universal que se refere à:
R: Estrutura subjacente da linguagem compartilhada por todas as línguas.
Toda vez que Maria sai de casa, a primeira coisa que vem à sua mente é: -Será que vai chover? O que vem à mente de Maria denomina-se:
R: Pensamento
Tião, quando fala, troca o R pelo L. Ele tem vergonha de falar em público e por isso busca conversar somente com pessoas conhecidas. Ele não apresenta transtornos no movimento dos músculos que intervêm na articulação e emissão da palavra.Tião apresenta características de:
R: Dislalia
As heurísticas de tomada de decisão são estratégias gerais que normalmente produzem uma solução correta. Contudo, com frequência falhamos em discernir as limitações dessas heurísticas e, assim, nem sempre tomamos as decisões mais adequadas. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa a heurística de representatividade:
R: Julgamos uma amostra como provável se ela se parecer com a população da qual foi selecionada.
As heurísticas de tomada de decisão são estratégias gerais que normalmente produzem uma solução correta. Contudo, com frequência falhamos em discernir as limitações dessas heurísticas e, assim, nem sempre tomamos as decisões mais adequadas. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa a ancoragem:
R: Estabelecemos uma âncora e depois fazemos ajustes, em geral muito pequenos, com base em ouras informações.
Para Vygotsky a linguagem tem duas funções básicas:
R: Intercâmbio social e Pensamento generalizante
L., de 28 anos, está utilizando Oxi, uma droga barata derivada dos restos da cocaína e que afeta o organismo mais rapidamente do que outras do mesmo tipo. Estudos recentes ressaltam que esse tipo de droga causa o dobro da euforia que a cocaína, seu efeito passa mais rápido, o que cria uma dependência maior. Entre os efeitos colaterais estão: aumento da pressão arterial, alto risco de infarto e acidente vascular cerebral. A longo prazo, o cérebro é afetado, podendo sofre perda da memória e diminuição da capacidade de concentração e de raciocínio. L. já sente mudanças significativas na sua forma de agir e pensar. É correto afirmar que:
R: Mente e cérebro estão intimamente correlacionados. As funções da mente dependem de estruturas cerebrais funcionais.
A representação mental de algumas experiências sensoriais usada para que pensemos sobre as coisas, denomina-se:
R: Imagem
As menores unidades de significado em uma língua denominam-se:
R: Morfemas
A partir dos cinco anos as crianças apresentam habilidades e formas mais complexas de linguagem para contar histórias. A isso denomina-se:
R: Sintaxe bem desenvolvida e complexa
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de morfema que se refere à:
R: combinações significativas de fonemas, são as menores unidades com significados.
Um sistema de regras que especifica como as palavras podem ser organizadas em frases e sentenças, denomina-se:
R: Sintaxe
As unidades básicas de som de uma linguagem falada denominam-se:
R: Fonemas
O momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
R: Balbucio
Ricardo apresenta atraso global do desenvolvimento. Sua escrita é deficitária, apresentando as seguintes características: troca de fonemas na escrita, junção (aglutinação) indevidas das palavras, confusão de sílabas, omissões de letras, inversões, dificuldades em perceber as sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação. Em relação à escrita, Ricardo apresenta características de:
R: Disortografia
A contribuição do inglês Charles Spearman para as teorias clássicas da inteligência tem exercido influência duradoura nesse campo da avaliação psicológica. Dentre suas premissas, a Teoria de Spearman afirma que:
R: O desempenho nos testes depende principalmente de uma única capacidade mental geral, o fator g.
	Em relação à psicologia cognitiva assinale a sentença verdadeira.
		
	 
	O trabalho do lingüista Noam Chomsky foi primordial para o desenvolvimento do cognitivismo. Chomsky focaliza a estrutura da linguagem, ou seja, sua sintaxe, e afirma que não é possível uma explicação apenas comportamental, dado o número de possíveis sentenças que podem ser geradas.
	 
	O surgimento da psicologia cognitiva deu início ao desenvolvimento da computação, com sua linguagem própria, modelos de processamento de informação, armazenagem e recuperação de informação.
	 
	Segundo Watson, a noção de que a linguagem seria aprendida como corretas ou incorretas através de alguma contingência de reforço/punição.
	 
	O foco da psicologia cognitivista era a motivação e personalidade.
	 
	A psicologia cognitiva tem sua origem no existencialismo.
Para Vygotsky, a linguagem ordena o real, agrupando todas as ocorrências de uma mesma classe de objeto, eventos, situações, sob uma mesma categoria conceitual. É essa função de pensamento generalizante que torna a linguagem um instrumento de pensamento. Se fizermos uma correlação entre o pensamento de Vygotsky e a Psicologia, podemos afirmar que:
R: A compreensão das relações entre pensamento e linguagem é essencial para a compreensão do funcionamento psicológico do ser humano.
De acordo com ____________________, por volta dos 2 anos de idade a fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante e o pensamento torna-se verbal, mediado por significados dados pela linguagem.
R: Vygotsky
Em pesquisa científica, algo que pode mudar de valor, é denominado:
R: Variável
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de sitnaxe que se refere à:
R: Sistema de regras que cuida da forma como organizamos as palavras para formar uma sentença significativa.
As pessoas usam sons falados e palavras escritas para representar objetos, ações, eventos e ideias. Tomando essa noção como referência, pode-se afirmar que a linguagem é:
R: Simbólica
Os problemas de analogia são problemas de:
R: Estrutura indutiva
Maria é uma criança muito bem cuidada pela sua mãe. Ela falou hoje sua primeira palavra: mãe. É comum que as primeiras palavras estejam associadas com algo importante para a criança, desta forma:
R: As primeiras palavras estão intimamente ligadas com os desejos e as ações da criança
Num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. Falamos de:
R: semântica
Para N. Chomsky, um sistema de regras que interagem continuamente para gerar um número indefinido de estruturas linguísticas,é denominado:
R: Gramática
De acordo com ____________________ existe um dispositivo de aquisição de linguagem inato a todos os seres humanos
R: Chomsky
Noam Chomsky é consideradoum inatista por crer que as crianças já nascem com uma habilidade para aprender uma língua. Ele ressaltou o que ficou conhecido por LDA, sigla que significa:
R: Dispositivo de Aquisição de Linguagem
No processo de aquisição da linguagem, a produção de frases com duas palavras, nas quais se observa uma intenção comunicativa por parte da criança, denomina-se de:
R: Frase telegráfica
O linguista Noam Chomsky argumentou que seres humanos nascem com uma capacidade linguística inata que surge principalmente como uma função da maturidade. De acordo com sua teoria existe um dispositivo de aquisição da linguagem que se refere à:
R: Sistema neural do cérebro que possibilita a compreensão da linguagem.
Em uma pesquisa científica, a hipótese consiste em:
R: Uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
As pessoas tendem a se agarrar às suas crenças apesar de evidência em contrário. Elas geralmente tentam confirmar suas ideias e raramente conseguem avaliar a deficiência de alguma crença, o que leva a um efeito de superconfiança. Esse processo denomina-se:
R: Tendenciosidade de confirmação
De seis a dezoito meses os bebês verbalizam em resposta as conversas de outras pessoas: respostas cada vez mais semelhantes aos padrões da fala humana. A isso denomina-se:
R: Balbuciar
No que diz respeito às estratégias na solução de problemas, tentar soluções possíveis sequencialmente e descartar aquelas que resultam em erro até que uma delas dê certo, é considerada uma estratégia de:
R: Tentativa e erro
De acordo com ________________________, O significado de uma palavra representa um amálgama tão estreito do pensamento e da linguagem, que fica difícil dizer se se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento.
R: Vygotsky
Normalmente os problemas podem ser classificados em uma das três grades categorias denominadas problemas de arranjo, problemas de indução da estrutura e transformação. Resolver cada tipo de problema requer aptidão e conhecimento psicológicos um tanto diferente. Descreva o tipo de aptidões e conhecimentos exigidas pelos problemas de tranformação.
R: Consiste em um estado inicial, um estado almejado e um método para transformar o estado inicial no estado almejado. 
É correto afirmar as estruturas da língua são:
R: Fonemas, morfemas, gramática, semântica, sintaxe.
A partir dos cinco anos as crianças apresentam habilidades e formas mais complexas de linguagem para contar histórias. A isso denomina-se:
R: Sintaxe bem desenvolvida e complexa
Um sistema de regras que especifica como as palavras podem ser organizadas em frases e sentenças, denomina-se:
R: Sintaxe
Carlos apresenta dificuldades na escrita cursiva. Suas letras são mal grafadas, borradas e muitas vezes incompletas. Seu texto é desorganizado e ele prefere escrever em letra de forma. Carlos apresenta características de:
R: Disgrafia
O ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, denomina-se:
R: Cognição
Emília Ferreiro, psicolinguista argentina, ressalta que a linguagem é um processo de autoconstrução no confronto e na interação da criança com o seu meio. Antigamente acreditava-se que as crianças chegavam a escola sem nenhum conhecimento prévio sobre a leitura e escrita. Era como se a criança precisasse de uma autorização do adulto para aprender a linguagem. É correto afirmar que: 
R: Os estudos de Emília Ferreiro contestam a posição de que a criança chega à escola sem conhecimento prévio de linguagem.
Uma criança quando está com fome chora. Na medida em que ela interage e dialoga com os membros mais maduros de sua cultura, como por exemplo a mãe, o irmão etc, ao ver uma bolacha sobre a geladeira e, está com fome, grita: mãe pega a bolacha pra mim. Posteriormente ela fala pra si mesma: vou subir na cadeira para pegar a bolacha. E, finalmente, a criança estabelece um diálogo com ela mesma, sem vocalização, com vistas a encontrar uma forma de solucionar o problema. Esses são os passos para o desenvolvimento da linguagem para a teoria de?
R: Vygotsky
De acordo com ____________________ o processo de aquisição da linguagem verbal é igual ao processo de aquisição de qualquer outro comportamento.
R: Skinner
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição de inteligência para Gardner:
R: A capacidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais
Uma das hipóteses causais da dislexia é uma deficiência nas habilidades conhecidas como consciência fonêmica. Marque a alternativa que representa essa habilidade:
R: Se refere à capacidade de observar, de identificar e de manipular as menores partículas que compõem uma palavra: os fonemas.
Em relação à afasia de Wernick, marque a única alternativa correta:
R: É uma alteração da função da linguagem caracterizada por ter uma fala fluente, mas com o sentido comprometido.
Quanto à influência dos fatores hereditários e ambientais sobre a inteligência, é correto afirmar que:
R: A inteligência geral resulta de uma interação de influências hereditárias e ambientais;
João sempre foi uma criança ativa e criativa desde que nasceu. Consegue se comunicar oralmente muito bem, mas quando chegou na idade de começar a ler e escrever começaram os problemas. Embora entenda o que os professores dizem e consiga comunicar o que pensa, está com uma dificuldade muito grande para aprender a ler e a escrever. João está começando a mudar seu comportamento. Anda triste e procura o isolamento. Embora não possamos diagnosticar João apenas com estas informações, as características apresentadas estão mais de acordo com qual dos distúrbios abaixo?
R: Dislexia
Esqueci a palavra que pretendia dizer, e meu pensamento privado de sua substância, volta ao reino das sombras. Este trecho do poema de Mandelstam pode ser associado a qual autor?
R: Vygotsky
Quem falou que existe uma gramática universal, sendo todas as outras gramáticas "dialetos" desta foi?
R: Chomsky
Nos estudos realizados com pessoas de diferentes faixas etárias, é correto afirmar que o seguinte resultado foi encontrado, quanto às diferenças de inteligência geral em relação à idade:
R: A curva de crescimento da inteligência geral é bastante inclinada durante aproximadamente os primeiros doze anos de vida.
Apesar dos obstáculos à resolução de problemas, muitas pessoas descobrem, de modo competente, soluções criativas auxiliados principalmente pela utilização do pensamento divergente que se refere à:
R: Habilidade para gerar respostas incomuns, mas apropriadas, a problemas ou perguntas.
As descobertas de James Flynn sobre as tendências seculares da inteligência têm sido chamadas de efeito Flynn. Estes estudos revelam que:
R: Os níveis de Q.I. têm sido consistentemente crescentes, ao longo das últimas décadas;
As categorias mentais usadas para classificar pessoas, coisas ou acontecimentos, denominam-se:
R: Conceitos
A capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender, denomina-se:
R: Inteligência

Outros materiais