_Pensamento_e_Linguagem_Questes_de_av2_e_av3.docx
14 pág.

_Pensamento_e_Linguagem_Questes_de_av2_e_av3.docx


DisciplinaPensamento e Linguagem621 materiais1.010 seguidores
Pré-visualização5 páginas
expressa por:
R: Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela esteja na voz passiva, afirmando que:
R Formas ativas e passivas de uma sentença podem diferir na estrutura superficial, mas possuir estruturas profundas semelhantes. A forma ativa é mais básica; a transformação para a forma passiva exige mais palavras.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha ambiguidades, afirmando que:
R: Quando as pessoas se deparam com uma ambiguidade em potencial, a ativação se estabelece para todos os significados do item ambíguo.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha negativas afirmando que:
R: Se uma sentença contiver uma palavra negativa como não, ou uma negativa subentendida, como nega, quase sempre exigirá mais tempo de processamento do que uma sentença afirmativa semelhante.
A teoria da gramática transformacional, elaborada por Noam Chomsky, lançou luz sobre os fatores que podem influenciar nossa compreensão das sentenças. Segundo esta teoria, apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha estruturas embutidas, afirmando que:
R: As expressões contidas em outras sentenças exigem do leitor um custo maior de memória, tornando excessivo quando existem múltiplas estruturas embutidas.
O momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
R: Balbucio
Vários fatores contribuem para o aparecimento da linguagem. Um desses fatores é o contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. Qual dos autores abaixo propôs essa explicação para o aparecimento da linguagem?
R: Bruner
No que diz respeito à origem do pensamento humano, o processo que enriquece a mente com a possibilidade de saber da sua própria existência e saber da existência dos objetos que o rodeiam, denomina-se:
R: Consciência
As pessoas nascem com um equipamento mental (LDA) que lhes possibilita descobrir as regras para aglutinar sentenças aceitáveis. Esta afirmação é atribuída a qual autor ?
R: Chomsky
O ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, denomina-se:
R: Cognição
Bianca está em uma fase de aprendizagem na escola em que está descobrindo que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas tem unidades menores: os fonemas. Isso significa que:
R: Bianca está no período silábico-alfabético
Medir a inteligência tem sido um desafio tendo em vista a variedade de abordagens dos componentes da mesma. Historicamente a primeira tentativa de realização de testes de inteligência foi proposta por F. Galton baseando-se na ideia de que o tamanho e a forma da cabeça de uma pessoa poderiam ser empregados como uma medida objetiva de sua inteligência. Obviamente as teorias de Galton provaram estar erradas sob todos os aspectos, entretanto seus estudos motivaram inúmeros outros que resultaram em conhecimentos utilizados mundialmente. Dentre estes conhecimentos podemos citar o conceito de idade mental que se refere à:
R: Idade intelectual, afetiva e social média das pessoas, diagnosticada a partir do desempenho em um teste.
Medir a inteligência tem sido um desafio tendo em vista a variedade de abordagens dos componentes da mesma. Historicamente a primeira tentativa de realização de testes de inteligência foi proposta por F. Galton baseando-se na ideia de que o tamanho e a forma da cabeça de uma pessoa poderiam ser empregados como uma medida objetiva de sua inteligência. Obviamente as teorias de Galton provaram estar erradas sob todos os aspectos, entretanto seus estudos motivaram inúmeros outros que resultaram em conhecimentos utilizados mundialmente. Dentre estes conhecimentos é importante se considerar a confiabilidade do teste que se refere à:
R: Conceito de que os testes medem coerentemente aquilo que estão tentando medir.
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição bastante genérica da inteligência como:
R: O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos já armazenados por meio de aprendizados anteriores.
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de lexico que se refere à:
R: Conjunto completo de morfemas de uma língua ou repertório lingüístico de uma pessoa.
A heurística que envolve basear uma probabilidade estimada de um evento na facilidade com que informações relevantes vêm à mente, denomina-se:
R: Heurística da Disponibilidade
A heurística que envolve basear a probabilidade estimada de um evento em termos de quão bem representa um protótipo típico daquele evento, denomina-se:
R: Heurística da Representatividade
O primeiro testes de inteligência foi criado na França, para avaliar crianças na escola, por:
R: Alfred Binet
O esforço para descobrir o que deve ser feito para alcançar um objetivo é denominado:
R: Solução de problemas
Em solução de problemas, os problemas em que o participante deve arranjar as partes de modo a satisfazer algum critério, denominam-se:
R: Problemas de disposição
Vários fatores contribuem para o aparecimento da linguagem. Um desses fatores é o contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. Qual dos autores abaixo propôs essa explicação para o aparecimento da linguagem?
R: Bruner
O desenvolvimento da linguagem e do pensamento têm origens distintas, mas o percurso de cada um deles se juntam por volta dos 2 anos, iniciando a partir deste momento uma nova forma de funcionamento. A quem podemos atribuir esta teoria?
R: Vygotsky
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição de inteligência para Piaget:
R: Uma qualidade que se expressa pela maneira como o indivíduo se adapta ao meio, implicando tal adaptação processos de assimilação e acomodação.
Emília Ferreiro desenvolveu pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessa autora, é correto afirmar que:
R: No processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceitualização que revelam suas hipóteses a respeito da escrita
Quem falou que existe uma gramática universal, sendo todas as outras gramáticas "dialetos" desta foi:
R: Chomsky
Uma das hipóteses causais da dislexia é uma deficiência nas habilidades conhecidas como consciência fonêmica. Marque a alternativa que representa essa habilidade:
R: Se refere à capacidade de observar, de identificar e de manipular as menores partículas que compõem uma palavra: os fonemas.
Em relação à afasia de Broca, marque a única afirmativa correta:
R: É uma alteração da função da linguagem onde a sintaxe está comprometida mas o