_Pensamento_e_Linguagem_Questes_de_av2_e_av3.docx
14 pág.

_Pensamento_e_Linguagem_Questes_de_av2_e_av3.docx


DisciplinaPensamento e Linguagem621 materiais1.009 seguidores
Pré-visualização5 páginas
ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramáticas entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. A aquisição de tal capacidade inicia-se com o balbucio que se refere à:
R: Sons desprovidos de significado que precedem a fala e são emitidos pelas crianças com idade aproximada de três meses a um ano.
Apesar dos obstáculos à resolução de problemas, muitas pessoas descobrem, de modo competente, soluções criativas auxiliados principalmente pela utilização do pensamento convergente que se refere à:
R: Habilidade para produzir respostas baseadas principalmente no conhecimento e na lógica.
No que diz respeito às teorias da aquisição da linguagem, a teoria que afirma que tanto a biologia quanto a experiência influem no desenvolvimento da linguagem, denomina-se:
R: Teoria Interacionista
O linguista Noam Chomsky argumentou que seres humanos nascem com uma capacidade linguística inata que surge principalmente como uma função da maturidade. De acordo com sua teoria existe uma gramática universal que se refere à:
R: Estrutura subjacente da linguagem compartilhada por todas as línguas.
Toda vez que Maria sai de casa, a primeira coisa que vem à sua mente é: -Será que vai chover? O que vem à mente de Maria denomina-se:
R: Pensamento
Tião, quando fala, troca o R pelo L. Ele tem vergonha de falar em público e por isso busca conversar somente com pessoas conhecidas. Ele não apresenta transtornos no movimento dos músculos que intervêm na articulação e emissão da palavra.Tião apresenta características de:
R: Dislalia
As heurísticas de tomada de decisão são estratégias gerais que normalmente produzem uma solução correta. Contudo, com frequência falhamos em discernir as limitações dessas heurísticas e, assim, nem sempre tomamos as decisões mais adequadas. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa a heurística de representatividade:
R: Julgamos uma amostra como provável se ela se parecer com a população da qual foi selecionada.
As heurísticas de tomada de decisão são estratégias gerais que normalmente produzem uma solução correta. Contudo, com frequência falhamos em discernir as limitações dessas heurísticas e, assim, nem sempre tomamos as decisões mais adequadas. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa a ancoragem:
R: Estabelecemos uma âncora e depois fazemos ajustes, em geral muito pequenos, com base em ouras informações.
Para Vygotsky a linguagem tem duas funções básicas:
R: Intercâmbio social e Pensamento generalizante
L., de 28 anos, está utilizando Oxi, uma droga barata derivada dos restos da cocaína e que afeta o organismo mais rapidamente do que outras do mesmo tipo. Estudos recentes ressaltam que esse tipo de droga causa o dobro da euforia que a cocaína, seu efeito passa mais rápido, o que cria uma dependência maior. Entre os efeitos colaterais estão: aumento da pressão arterial, alto risco de infarto e acidente vascular cerebral. A longo prazo, o cérebro é afetado, podendo sofre perda da memória e diminuição da capacidade de concentração e de raciocínio. L. já sente mudanças significativas na sua forma de agir e pensar. É correto afirmar que:
R: Mente e cérebro estão intimamente correlacionados. As funções da mente dependem de estruturas cerebrais funcionais.
A representação mental de algumas experiências sensoriais usada para que pensemos sobre as coisas, denomina-se:
R: Imagem
As menores unidades de significado em uma língua denominam-se:
R: Morfemas
A partir dos cinco anos as crianças apresentam habilidades e formas mais complexas de linguagem para contar histórias. A isso denomina-se:
R: Sintaxe bem desenvolvida e complexa
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de morfema que se refere à:
R: combinações significativas de fonemas, são as menores unidades com significados.
Um sistema de regras que especifica como as palavras podem ser organizadas em frases e sentenças, denomina-se:
R: Sintaxe
As unidades básicas de som de uma linguagem falada denominam-se:
R: Fonemas
O momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
R: Balbucio
Ricardo apresenta atraso global do desenvolvimento. Sua escrita é deficitária, apresentando as seguintes características: troca de fonemas na escrita, junção (aglutinação) indevidas das palavras, confusão de sílabas, omissões de letras, inversões, dificuldades em perceber as sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação. Em relação à escrita, Ricardo apresenta características de:
R: Disortografia
A contribuição do inglês Charles Spearman para as teorias clássicas da inteligência tem exercido influência duradoura nesse campo da avaliação psicológica. Dentre suas premissas, a Teoria de Spearman afirma que:
R: O desempenho nos testes depende principalmente de uma única capacidade mental geral, o fator g.
	Em relação à psicologia cognitiva assinale a sentença verdadeira.
		
	 
	O trabalho do lingüista Noam Chomsky foi primordial para o desenvolvimento do cognitivismo. Chomsky focaliza a estrutura da linguagem, ou seja, sua sintaxe, e afirma que não é possível uma explicação apenas comportamental, dado o número de possíveis sentenças que podem ser geradas.
	 
	O surgimento da psicologia cognitiva deu início ao desenvolvimento da computação, com sua linguagem própria, modelos de processamento de informação, armazenagem e recuperação de informação.
	 
	Segundo Watson, a noção de que a linguagem seria aprendida como corretas ou incorretas através de alguma contingência de reforço/punição.
	 
	O foco da psicologia cognitivista era a motivação e personalidade.
	 
	A psicologia cognitiva tem sua origem no existencialismo.
Para Vygotsky, a linguagem ordena o real, agrupando todas as ocorrências de uma mesma classe de objeto, eventos, situações, sob uma mesma categoria conceitual. É essa função de pensamento generalizante que torna a linguagem um instrumento de pensamento. Se fizermos uma correlação entre o pensamento de Vygotsky e a Psicologia, podemos afirmar que:
R: A compreensão das relações entre pensamento e linguagem é essencial para a compreensão do funcionamento psicológico do ser humano.
De acordo com ____________________, por volta dos 2 anos de idade a fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante e o pensamento torna-se verbal, mediado por significados dados pela linguagem.
R: Vygotsky
Em pesquisa científica, algo que pode mudar de valor, é denominado:
R: Variável
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de sitnaxe que se refere à:
R: Sistema de regras que cuida da forma como organizamos as palavras para formar uma sentença significativa.
As pessoas usam sons falados e palavras escritas para representar objetos, ações, eventos e ideias. Tomando essa noção como referência, pode-se afirmar que a linguagem é:
R: Simbólica
Os problemas de analogia são problemas de:
R: Estrutura indutiva
Maria é uma criança muito bem cuidada pela sua mãe. Ela falou hoje sua primeira palavra: mãe. É comum que as primeiras palavras estejam associadas com algo importante para a criança, desta forma:
R: As primeiras palavras estão intimamente ligadas com os desejos e as ações da criança
Num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. Falamos de:
R: semântica
Para N. Chomsky, um sistema de regras que interagem continuamente para gerar um número indefinido de estruturas linguísticas,é denominado:
R: Gramática
De acordo com ____________________ existe um dispositivo de aquisição de linguagem inato a todos os seres humanos
R: Chomsky
Noam Chomsky é considerado