TSP_IV_SIMULADOS.docx
7 pág.

TSP_IV_SIMULADOS.docx


DisciplinaTsp4308 materiais250 seguidores
Pré-visualização3 páginas
como as pessoas reconhecem rostos e como elas desenvolvem a especialização. III ¿ Os pesquisadores cognitivos utilizam métodos exclusivamente oriundos do behaviorismo. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	I e III
	
	I
	 
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403933082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os antecedentes históricos no desenvolvimento da psicologia cognitiva, sabemos que foram muitas as influências epistemológicas no pensamento cognitivista. Contudo podemos pensar que das escolas abaixo as duas influenciaram diretamente são:
		
	
	Psicanálise e fenomenologia.
	
	Materialismo Histórico Dialético e Idealismo.
	 
	Behaviorismo e Psicologia da Gestalt.
	
	Positivismo e pragmatismo.
	
	Fenomenologia e Materialismo histórico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403453905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia de que grande parte do comportamento humano pode ser entendida em termos de como as pessoas pensam, é denominada:
		
	
	Associacionismo
	
	Gestaltismo
	
	Comportamentalismo
	
	Experimentalismo
	 
	Cognitivismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403399274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das contribuições mais conhecidas de Ebbinghaus é a,______________ onde ele demonstrou que a maior parte do esquecimento se produz nos primeiros momentos logo após a aprendizagem.
		
	
	curva do desenvolvimento
	
	curva de acomodação
	 
	curva de esquecimento
	
	curva de memorização
	
	curva de assimilação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403400633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os seus antecedentes históricos, segundo Sternberg (2008), a psicologia cognitiva depende do trabalho de racionalistas e empiristas. Antes de Descartes (1596-1650) e John Locke (1632-1704), representantes da escola moderna da filosofia, encontramos no período da filosofia antiga, dois pensamentos que já remontam as ideias de tais pensadores. Marque a alternativa correta:
		
	 
	Platão e Aristóteles. O primeiro era um racionalista, pois acreditava na análise lógica para a chegada ao conhecimento. O segundo um empirista, pois acreditava que adquirimos conhecimento por meio de evidencias empíricas.
	
	Aristóteles e Platão. O primeiro era um racionalista, pois acreditava na análise lógica para a chegada ao conhecimento. O segundo um empirista, pois acreditava que adquirimos conhecimento por meio de evidencias empíricas.
	
	Wundt (1832-1920) e Titchener (1867-1927) com o pragmatismo e William James (1842-1910) com o estruturalismo.
	
	Immanuel Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). O primeiro através de uma síntese e o segundo com a dialética.
	
	Wundt (1832-1920) e Titchener (1867-1927) com o estruturalismo e William James (1842-1910) com o pragmatismo.
	
	1a Questão (Ref.: 201403377858)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere o caso abaixo: Pedro, um senhor de 50 anos, procura a terapia relatando uma tristeza profunda e um desânimo que o tem impedido de trabalhar; afirma não ter valor como pessoa e não ser amado por ninguém de sua família que permanecem com ele por interesse, por isso acredita que tem que se manter bem financeiramente para ser digno do amor de seus parentes. Sempre que alguém se aproxima dele imediatamente pensa que há algum interesse por trás e isso tem feito com que sofra terrivelmente isolando-se progressivamente. Considerando a terapia cognitiva desenvolvida por Aaron Beck como podemos entender idéia de Pedro de que ele deve estar bem financeiramente para ser amado?
		
	
	Reação comportamental
	 
	Pensamentos automáticos negativos
	
	Reação emocional
	 
	Crenças intermediárias
	
	Crenças centrais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403377859)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o caso abaixo: Pedro, um senhor de 50 anos, procura a terapia relatando uma tristeza profunda e um desânimo que o tem impedido de trabalhar; afirma não ter valor como pessoa e não ser amado por ninguém de sua família que permanecem com ele por interesse, por isso acredita que tem que se manter bem financeiramente para ser digno do amor de seus parentes. Sempre que alguém se aproxima dele imediatamente pensa que há algum interesse por trás e isso tem feito com que sofra terrivelmente isolando-se progressivamente. Considerando a terapia cognitiva desenvolvida por Aaron Beck como podemos entender as idéias de Pedro de que os outros possuem algum interesse por trás da aproximação?
		
	
	Pensamentos automáticos negativos
	 
	Crenças intermediárias
	
	Crenças centrais
	
	Reação comportamental
	
	Reação emocional
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403377848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o caso abaixo: Paula, uma jovem advogada de 27 anos, procura ajuda psicoterápica relatando sofrer muito com a interação social e estar tendo muitas dificuldades com o início da prática profissional pois durante a faculdade sempre se escondeu um pouco atrás dos outros colegas mas agora não é mais possível utilizar tal estratégia. Ao ser solicitada pelo terapeuta que relate um pouco mais detalhadamente seus problemas ela diz que sempre que se vê tendo que defender um processo ou mesmo discutir idéias com seus pares se acha incapaz tendo certeza que não será respeitada pelos outros que a estão avaliando como inferior; diz ainda que sempre procura ficar sozinha para não ser avaliada negativamente e que durante o trabalho sua mente é invadida por pensamentos tais como ¿vou errar¿; por conta disso Paula, movida por intensa angústia e ansiedade, vem faltando muito ao seu trabalho o que está lhe preocupando bastante. Considerando a terapia cognitiva desenvolvida por Aaron Beck como podemos entender a intensa angústia e ansiedade sentidas por Paula?
		
	 
	Reação emocional
	
	Crenças intermediárias
	
	Reação comportamental
	
	Crenças centrais
	
	Pensamentos automáticos negativos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403377827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o caso abaixo: Ana, que se inscreveu para o curso superior de administração, durante as explicações do professor em sala de aula começa a pensar que isso é muito difícil para ela e que jamais será capaz de entender; nitidamente começa a se sentir triste e ansiosa e acaba por desistir do curso. Ao saber de sua desistência sua mãe lhe pergunta o que houve e ela responde imediatamente que é incapaz e que se não entender algo de forma completa e perfeita significa que realmente é burra. Considerando a terapia cognitiva desenvolvida por Aaron Beck como podemos classificar a idéia ¿sou incapaz¿ manifesta por Ana?
		
	
	Reação comportamental
	
	Reação emocional
	
	Crenças intermediárias
	 
	Crenças centrais
	
	Pensamentos automáticos negativos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403377808)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que identifica as crenças intermediárias como proposto por Aaron Beck em sua terapia cognitiva.
		
	 
	Construções cognitivas derivadas das crenças centrais e subjacentes aos pensamentos automáticos, São regras, normas, premissas e atitudes que adotamos e que guiam nossa conduta.
	
	Conceito que o indivíduo utiliza para categorizar eventos e estabelecer um curso de comportamento. A pessoa experimenta eventos, interpreta-os e coloca neles uma estrutura e um significado, distinguindo similaridades e contrastes.
	
	Pensamentos que acontecem rápido, invluntário e automaticamente. Normalmente são exagerados e distorcidos e tem um papel importante na psicopatologia porque moldam tanto as emoções como as ações. Sua modificação melhora o humor do cliente, enquanto a modificação da crença nuclear melhora o transtorno.
	
	Nos transtornos psicológicos