AD1   SOCORG (1)
3 pág.

AD1 SOCORG (1)


DisciplinaAdministração114.638 materiais813.369 seguidores
Pré-visualização1 página
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial \u2013 AD1
Período - 2017/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): Rosenei Moraes Madeira
Pólo: São Gonçalo
Matrícula: 15215060584
Cada questão vale dois (2,5) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: 
Marque a resposta errada das declarações abaixo referentes as aulas 1 e 2.
A. (X) A Sociologia ensina a pensar o indivíduo em seu comportamento individual, bem como, o grupo social e as razões que o levam a tomar atitudes muitas vezes consideradas irracionais fora do contexto da ordem social. 
B. ( ) Os positivistas acreditam que a ciência é cumulativa, não interessando em qual cultura surgiu, servindo para toda a humanidade. Os pensadores dessa corrente filosófica creem que o conhecimento se explica por si mesmo, necessitando apenas seu estudioso recuperá-lo e colocá-lo à mostra.
C. ( ) A Sociologia, para Weber, é uma ciência que procura compreender a ação social. O indivíduo e suas ações são então considerados, por Weber, como ponto-chave da investigação. Ele considerava a Sociologia como uma ciência de conduta humana, na medida em que essa conduta é social.
D. ( ) Frederick Taylor, em sua teoria da Administração Científica, colocou que existe uma maneira melhor para realizar cada tarefa, uma ferramenta melhor para executar a tarefa e um tempo ideal para a tarefa ser cumprida. O resultado seria uma economia de custos materiais e humanos com uma produção quantitativa e qualitativamente perfeita. Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, com ênfase na tarefa. 
2ª Questão: 
Marque a resposta errada das declarações a seguir referentes as aulas 3 e 4: 
A. ( ) Na Idade Média, o trabalho era visto como servidão, na qual os homens se punham sob a proteção dos senhores da terra, prestando-lhes homenagens, contudo apesar deste enfoque este era entendido como como um bem, árduo, mas um bem. 
B. (X) No contexto das relações sociais, o trabalho se insere como atividade inerente à realização plena dos seres humanos. Neste contexto, deve o trabalhador ser alienado do processo econômico quanto à atividade que realiza, uma vez que, como agente do processo de trabalho, não precisa se inserir em processos econômicos que são das esferas gerenciais, para assim o mesmo ter espaço para realizações pessoais extras laborais. 
C. ( ) As nações industrializadas que quiserem ser bem-sucedidas na transição para uma economia pós-mercado no século XXI, deverão buscar: ganhos de produtividade, decorrentes de novas tecnologias de racionalização do tempo e do trabalho. Assim como estes terão de ser repartidos com os trabalhadores, os avanços em produtividade precisarão ser compensados por reduções igualmente no número de horas trabalhadas e por aumentos de salários para assegurar uma demanda eficaz pela produção e uma distribuição justa dos frutos do progresso tecnológico. 
D. ( ) Um novo dispositivo tecnológico traz vantagem para o processo inovador. No caso de processo que eleve a produtividade, a empresa obtém vantagem de custo sobre seus concorrentes, vantagem esta que lhe permite obter maior margem aos preços vigentes de mercado, dependendo da elasticidade da demanda; permite, ainda, usar uma combinação de preço mais baixo e margem mais elevada do que seus concorrentes, para conquistar participação de mercado e obter ainda mais lucros. 
3ª Questão: 
Marque a afirmação errada das alternativas abaixo referentes as aulas 5 e 6:
A. ( ) A cultura organizacional de uma empresa é definida, em boa parte, pela cultura do ambiente em que a empresa está inserida. Isso se deve ao fato de que as pessoas não conseguem simplesmente \u201cdeixar do lado de fora\u201d seus valores, crenças e princípios pessoais, nem os da sociedade na qual estão inseridas.
B. ( ) O comportamento no trabalho está cada vez mais vulnerável às profundas alterações no contexto organizacional, especialmente no que se refere ao comportamento do indivíduo com a sua organização empregadora, em uma época de relações de trabalho delicadas e de estímulo a que cada indivíduo construa e invista em sua carreira. 
C. (X) O macroambiente é o ambiente genérico, comum a todas as organizações. Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizações. O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições comuns a todas as organizações. Este compõe-se de fatores como: clientes; concorrentes, grupos de interesse especial e fornecedores. 
D. ( ) Uma das classificações propostas por Etzione para as organizações é a coercitiva, a qual é o poder imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. A força é utilizada como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser \u201calienativo\u201d em relação aos objetivos da organização. Exemplos: os campos de concentração, prisões, instituições penais etc. 
4ª Questão:
Marque a afirmação errada das alternativas abaixo referentes as aulas 7 e 8: 
A. ( ) Para que uma inovação seja realizada, é necessário que três condições sejam cumpridas: que em um determinado período existam novas e mais vantajosas possibilidades do ponto de vista econômico privado, numa indústria ou num setor de indústrias; acesso limitado a tais possibilidades, seja devido a qualificações pessoais necessárias, seja por causa de circunstâncias exteriores; e, finalmente, uma situação econômica que permita um cálculo de custos e planejamento razoavelmente confiável, isto é, em uma situação de equilíbrio econômico.
B. (X) É necessário compreender a importância dos valores, dada sua relevância no estudo do comportamento organizacional, que utiliza este conceito como base para compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciar as percepções dos indivíduos. Pois valores representam convicções básicas de que \u201cum modo específico de conduta ou de condição de existência é individualmente ou socialmente preferível ao modo contrário ou oposto de conduta ou de existência\u201d. 
C. ( ) A aptidão representa uma predisposição ou a potencialidade de cada pessoa em aprender determinadas habilidades ou comportamentos. Assim, a aptidão é uma habilidade em estado latente ou potencial que não pode ser desenvolvida por meio de exercício ou prática. 
D. ( ) O estudo da hierarquia das necessidades conduziu à teoria dos dois fatores da motivação no trabalho (fatores motivacionais e higiênicos). O ponto crucial desta última teoria é que existem dois diferentes conjuntos de fatores no trabalho: um conjunto de fatores pode satisfazer e motivar as pessoas (satisfacientes), enquanto o outro é irrelevante pois pode apenas evitar a insatisfação (insatisfacientes), mas é perfeitamente gerenciado através do manejo dos fatores motivacionais.