Prova AVS Alfabetização e Letramento
5 pág.

Prova AVS Alfabetização e Letramento


DisciplinaAlfabetização e Letramento6.371 materiais48.788 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: CEL0547_AVS_ » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno:  - LIDIANE
	Professor:
	
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 04/12/2017 14:38:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201607126205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
Diante da produção escrita de uma aluna do primeiro ano, apresentada acima, podemos identificar a sugestão do trabalho com texto na alfabetização. Qual é este tipo de texto?
		
	
	Documentos de vida cotidiana
	
	Relatório de observação e pesquisa
	
	Narrativas cotidianas
	
	Agenda de natureza íntima
	 
	Lista de coisas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607899116)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em um sentido amplo o método significa o caminho percorrido para alcançar determinado fim. No caso da alfabetização o método se relaciona à estratégias de ensino sistemático da escrita. Leia atentamente as afirmativas abaixo: I) Há métodos de alfabetização em que o princípio para o ensino da língua parte das partes menores para o todo, ou seja, o processo de alfabetização parte de princípios organizativos de correspondências fonográficas que partem de unidades menores (como a letra, o som, a sílaba) para unidades maiores. II) Há métodos em que o princípio da prática de alfabetização parte do todo (do texto, da frase, da palavra) para partes menores. Esses métodos entendem que a língua escrita deve ser ensinada às crianças respeitando sua percepção global dos fenômenos da linguagem. Marque abaixo a alternativa correta:
		
	
	Ambos os trechos apresentam características dos métodos analíticos.
	 
	Pode-se afirmar que o trecho I se refere aos métodos analíticos e o segundo texto aos métodos sintéticos.
	
	Os trechos II se referem aos métodos sintéticos e o trecho II se refere aos métodos analíticos.
	 
	O trecho I se refere aos métodos sintéticos e o trecho II aos métodos analíticos.
	
	Ambos os trechos apresentam características dos métodos sintéticos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607947821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho de Emerson Rolkouski e Telma Ferraz Leal, retirado do caderno do PNAIC, 2015 e identifique a concepção de alfabetização apresentada: "...ser alfabetizado é muito mais do que dominar apenas os rudimentos da leitura e escrita, mesmo sendo capaz de ler e escrever todas as palavras. A pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever em diferentes situações sociais, de tal forma que isso lhe permita inserir-se e participar ativamente em um mundo letrado, enfrentando os desafios e demandas sociais".
		
	 
	Trata-se da concepção sociointeracionista que defende uma alfabetização na perspectiva do letramento.
	
	O trecho apresentado não dialoga com nenhuma concepção de alfabetização. A prática do professor de alfabetização não precisa ser fundamentada em uma concepção de ensino.
	
	Trata-se da concepção empirista que prioriza o domínio de rudimentos da leitura e escrita.
	
	Trata-se da concepção construtivista, pois o trecho menciona as hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças.
	
	Trata-se da concepção empirista com ênfase nos textos retirados de cartilhas e situações distantes dos contextos sociais de produção da escrita.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608146815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao modelo psicolinguístico de leitura, pode-se afirmar que esta concepção de leitura está fundamentada:
		
	
	( ) na leitura direcionada pelo professor.
	
	( ) no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura.
	
	( ) em um processo de interação dialógica entre as estruturas neuro-cognitivas que o sujeito apresenta e as informações explícitas do texto.
	
	( ) que se limita a trabalhar letras, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo.
	 
	( ) numa vivência dialógica entre o autor do texto, por meio do conteúdo apresentado, e o leitor, a partir do seu conhecimento de mundo. Diálogo este que pode ser modificado a cada leitura, pois depende da subjetividade do leitor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607083306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização.
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade.
	 
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607125941)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo sobre Letramento:
I. O papel da escola é trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura do aluno, aquilo que traz de seu meio social. De modo, que o aluno tenha acesso as diferentes formas de falar.
II. A escola é o ambiente de letramento e o professor é o agente. Quanto à fala não existe certo ou errado, existe o adequado ou inadequado a determinadas situações. Para cada contexto social temos uma forma de falar.
III. Espera-se que a escola desenvolva processos de letramento, isto é, forme indivíduos capazes de usar a leitura e a escrita para fins escolares, profissionais e culturais.
Estão corretos:
		
	
	Apenas II
	 
	I, II e III
	 
	I e III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	II e III, apenas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607085632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A professora Ana Carla do primeiro ano do Ensino Fundamental faz a distinção entre atividades que promovam alfabetização, letramento e uma complementação entre os dois processos. Dessa forma, ela planeja seu dia com as crianças da seguinte forma: primeiro uma atividade de letramento para dar a competência de utilizar leitura escrita e oralidade dentro da função social que têm em nosso contexto; depois utiliza uma atividade de alfabetização para sofisticar a aquisição do sistema da escrita, por fim, faz um fechamento do dia com uma atividade que promova tanto a alfabetização quanto o letramento. Das alternativas abaixo, qual é a única que NÃO contempla esses objetivos planejados pela professora Ana Carla:
		
	
	Escrita sobre as atividades que serão realizadas no dia e pesquisa em jornais sobre as manchetes e suas fotografias.
	
	Leitura de um poema, escolha e escrita de uma palavra para pesquisar o significado no dicionário e pesquisa sobre um sinônimo desta palavra que possa ser utilizada no dia-a-dia.
	
	Leitura de jornal, escrita de palavras chaves que foram lidas no jornal, utilização da palavra chave na produção de outra frase que tenha relação com o mesmo contexto do jornal.
	
	Contação de histórias sobre livros clássicos da literatura infantil mundial, selecionar na história os nomes dos personagens que mais gostaram e escrevê-los numa folha individualmente, discussão e elaboração de uma síntese escrita coletiva que explique porque gostaram mais de determinado personagem.
	 
	Recorte e colagem de palavras que se iniciem com a letra M, cópia