Prova PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
4 pág.

Prova PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II


DisciplinaPesquisa e Prática em Educação II407 materiais2.359 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: _AV » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - LIDIANE
	Professor:
	
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607840939)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É um tipo de conhecimento que desenvolve o pensamento crítico, reflexivo sobre os fundamentos de todas as áreas do saber. Segundo Chauí (2012) é um conhecimento intelectual e sistemático porque não se contenta em saber as respostas prontas, mas exige que as questões sejam refletidas e pensadas a partir de critérios estabelecidos. Esse conhecimento sempre convida os sujeitos para uma reflexão crítica dos conceitos estabelecidos. Sobre que tipo de conhecimento a parágrafo acima se refere? Qual a contribuição desse tipo de conhecimento para a área de educação?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito:
Conhecimento filosófico. Esse tipo de conhecimento gera o ato de filosofar, de refletir, de analisar a prática educativa com o objetivo de qualificar a relação ensino-aprendizagem.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607100185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os relatos autobiográficos estão relacionados com a postura investigativa e reflexiva que deve caracterizar a experiência docente e propiciam uma tomada de consciência quanto aos processos formativos em desenvolvimento, ao longo da experiência profissional. Ao se reportar às suas vivências formativas da infância e da juventude, o professor se permite estabelecer relações com a suas experiências atuais, buscando atualizações pertinentes às novas propostas educacionais. Dessa forma, o professor se permite questionar e reformular...
		
	
Resposta: O professor se permite questionar e reformular através de pesquisar, pois e através dela que o professor pode obter um melhor desempenho, ele deve estar sempre buscando atualizações e estar sempre pesquisando e se aprimorando, ele mesmo deve se questionar e se aprofundar sobre as novas propostas educacionais.
	
Gabarito: Os elementos e propostas do projeto pedagógico, a sua prática, a sua relação com os outros e com os diferentes contextos formativos e a buscar alternativas metodológicas inovadoras e coerentes com o projeto educativo de que faz parte.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607274571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se não podemos conceber o homem separado da natureza e vice-versa, podemos também afirmar que o conhecimento, por ser produto humano decorrente do conflito homem-natureza-homem, não pode ser pensado, investigado e problematizado se não considerarmos as relações sociais concretas de uma determinada época. O conhecimento traz em si uma positividade, ou seja, ele é a configuração de uma verdade acerca de algo ou alguma coisa para os membros de um grupo em um momento específico. Isso significa que o conhecimento se caracteriza por:
		
	 
	sua temporalidade histórica
	
	sua relatividade psicológica
	
	sua unidade cultural
	
	seu compromisso com a ciência
	
	seu conteúdo teológico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607733700)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Reforma Protestante é correto afirmar:
		
	 
	Movimento liderado por Lutero com o propósito de questionar os dogmas do Catolicismo;
	
	Movimento realizado pela Lutero para questionar todas as religiões vigentes à época.
	
	Foi um movimento realizado pela Igreja Católica com o objetivo de propor mudanças no campo científico;
	
	Trata-se da entrada das grandes produções científicas, no Brasil;
	
	Reforma feita na gramática brasileira;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607608793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É possível afirmar que os sofistas I. eram pagos para dar aos filhos dos cidadãos uma educação que lhes garantisse o sucesso na vida pública II. acreditavam que o sucesso de um homem se devia à sua capacidade de convencer o outro de seus argumentos III. valorizavam e ensinavam a retórica e a arte de argumentar IV. tinham a mesma perspectiva de Sócrates, que busacava verdades universais e necessárias Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607274581)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Igreja Católica exercia o poder hegemônico durante a Idade Média. Tal poder se estendeu sobre o controle da veiculação e da produção do conhecimento. Nesse sentido, a visão de mundo que prevaleceu nesta época é a visão teocêntrica. Para tanto, os pensadores cristãos se propusseram a unir duas importantes influências:
		
	
	o conceito de ciência ativa e o pensamento de Sócrates
	 
	o saber greco-romano e os dogmas cristãos.
	
	a visão de Copérnico e a visão de mundo dos filósofos pré-socráticos
	
	a integração entre ciência e técnica e a valorização do método experimental
	 
	o modelo heliocêntrico e a valorização da razão humana
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607775886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe as palavras do astrofísico Marcelo Gleiser em entrevista à revista Época e marque a opção correta: ÉPOCA - Você diz que a Ciência emancipa, liberta as pessoas. Como? Gleiser - Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão,porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final. A Ciência ensina a pensar sobre o mundo e, por isso, você se transforma numa pessoa capaz de construir sua visão de mundo. Hoje, há tantas coisas importantes acontecendo na Ciência, como a engenharia genética e a clonagem, que, para ser um cidadão ativo no processo democrático, você tem de ter uma idéia do que está ocorrendo em Ciência. Senão vai ser politicamente manipulado, como está acontecendo nos EUA e no Brasil. ÉPOCA - É possível conciliar espiritualidade e Ciência? Gleiser - Claro. O papel da Ciência não é roubar Deus, mas aliviar o sofrimento material do homem. Se as pessoas querem usar a Religião para aliviar o sofrimento espiritual, tudo bem. Há lugar para as duas. O perigo é quando a Religião quer tomar o lugar da Ciência e passa a dizer que a Bíblia, interpretada literalmente, explica como o mundo foi feito. (Adaptado Revista Época. Edição 346. 03/01/2005)
		
	
	A ciência utiliza conhecimentos irracionais sem o uso de método de comprovação.
	 
	A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos metodicamente e verificáveis, opondo-se ao pensamento religioso.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos na pura abstração e não verificáveis, opondo-se ao pensamento objetivo.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos assistemáticos, obtidos metodicamente, mas não verificáveis, convergindo no pensamento religioso.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos irracionais, obtidos ao acaso e verificáveis, opondo-se ao pensamento filosófico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607793817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre René Descartes podemos afirmar: I ¿ Preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático. II ¿ Foi considerado o pai do Racionalismo moderno. III ¿ Defendia a ideia de que toda evidência deve ser empírica. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Somente a afirmação I é verdadeira
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607848380)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na perspectiva teórica do materialismo histórico e dialético de Karl Marx e Friedrich Engels e identificamos a categoria ________ como central para compreensão da produção da existência humana, tanto do ponto de vista material (produção