Buscar

resumo da aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A associação de resistores em paralelo fornece caminhos alternativos para a passagem da corrente elétrica, ou seja, a corrente flui paralelamente por cada componente, alem disso é necessário que todos os componentes estejam ligados a uma mesma tensão, de modo a ficarem submetidos a uma mesma ddp.
A intensidade da corrente que passa por cada resistor será inversamente proporcional ao valor de sua resistência, isto é, quanto maior a resistência menor será a corrente neste componente.
Analisando a imagem, podemos perceber que a diferença de potencial do gerador é igual à diferença de potencial em cada resistor. U=U1=U2+U3, e que a corrente elétrica total é a soma das correntes elétrica de cada resistor. i=i1+i2+i3.
De acordo com a lei de Ohm, sabemos que a tensão da pilha pode ser calculada por u=R.i, onde u é a tensão,R é a resistência equivalente e i é a corrente elétrica total do circuito. Como eu tinha falado, a corrente elétrica total pode ser calculada pela soma das correntes elétrica de cada resistor. Para calcular a corrente elétrica de cada resistor, usamos a formula: . Como a tensão é a mesma para todos os resistores, seu valor pode ser colocado em evidencia, cancelando o valor da tensão em ambos os lados da equação, passando a resistência equivalente, que esta multiplicando, dividindo. Assim a resistência equivalente é calculada por meio desta formula.
Há dois casos particulares, o primeiro que vamos ver é o caso que se considera apenas dois resistore.
Pegamos a formula de associação em paralelo que acabamos de ver, porem agora com apenas dois resistores, tiramos o mmc de R1 e R2, o qual será igual a R1 vezes R2, após calcular o mmc, invertemos as frações e ocultamos o numero um do denominador, formando a formula para calcular associação de apenas dois resistores equivalentes em paralelo.
O segundo caso é quando se considera n resistores idênticos de valor R:
	Quando resistores do mesmo valor estão associados em paralelo, a resistência equivalente pode ser calculada dividindo-se esse valor pela quantidade de resistores.

Outros materiais